Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO ALMEIDA PACHECO

DISCENTE : RODRIGO ALMEIDA PACHECO
DATA : 27/04/2023
LOCAL: CCPPA

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Educação. Educação Escolar. Formação de Professores. Processo Formativo

A pesquisa com a temática do Desenvolvimento Profissional Docente em Química na perspectiva da Transposição Didática na Amazônia Paraense, partiu da problemática sobre quais contribuições que um processo formativo na perspectiva da Transposição Didática pode favorecer para a prática docente e para o desenvolvimento profissional de professores de química que atuam na amazônia paraense, especialmente na cidade de Cametá-Pa. Dessa forma, o objetivo geral do estudo é elaborar de maneira colaborativa e dialógica uma formação na perspectiva da Transposição Didática para auxiliar os professores de química em sua prática docente, contribuindo em seu desenvolvimento profissional na Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Abraão Simão Jatene, e como objetivos específicos saber se há oferta de formação continuada envolvendo a Transposição Didática para os professores; investigar como ocorre o processo de Transposição Didática na disciplina de Química; elaborar e validar o processo formativo por meio de palestras, oficinas, rodas de conversas e possíveis elaborações de aulas na perspectiva da Transposição Didática e; avaliar as contribuições da pesquisa no desenvolvimento profissional docente em química. Todo o processo citado está sendo norteado metodologicamente por uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que conta com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que estão sendo aplicadas em momentos pontuais da formação com os professores, a saber: no diagnóstico inicial, no acompanhamento dos docentes e ao final da formação. Toda a investigação irá gerar um Produto Educacional que tem como proposta de temática “A Docência na Amazônia Paraense: a Transposição Didática na Formação do Professor de Química” que se trata de um protótipo pronto a ser aplicado com os professores a partir do estágio supervisionado II, tendo sua materialidade em um livro digital. As análises das informações coletadas estão sendo realizadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD e os resultados preliminares apontam um cenário carente na oferta de formações continuadas para os professores de química, que anseiam por momentos formativos de aprimoramento e desenvolvimento profissional, que sabem da importância dessas experiências para sua carreira docente, mas que são reféns de um cenário que os impossibilita de realizar tal formações, os docentes entrevistados também nunca ouviram falar sobre Transposição Didática e revelaram ter refletido poucas vezes sobre seu desenvolvimento profissional.

Presidente - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE