Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DE OLIVEIRA CASTRO

DISCENTE : ANDREIA DE OLIVEIRA CASTRO
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Belém - Remoto

O ENSINO DE ECOLOGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: Uma proposta de processo formativo para professores de Ciências

Ensino de Ecologia. Ensino por Investigação. Processo Formativo.

Muitas são as discussões atuais sobre as questões ambientais e as necessidades de a sociedade adotar posturas mais eficientes para o uso sustentável dos recursos naturais. Contudo, tais discussões parecem estar mais presentes nos meios científicos, políticos e culturais, do que no meio escolar, onde, em geral, os conteúdos científicos são apresentados, quase sempre, de forma mais teórica que prática, e pouco contextualizada com questões ambientais típicas da Amazônia Paraense. Dessa forma, os conteúdos do escopo da ciência Ecologia são apresentados de forma abstrata e distanciados do contexto que lhe deram origem, ocorrendo assim, uma separação entre aquilo que é aprendido e aquilo que é utilizado de fato no cotidiano do aluno. Por outro lado, o professor não dispõe de tempo, incentivo e/ou disposição para buscar novos conhecimentos, metodologias ou recursos didáticos para refrescar sua prática docente. Por isso, a formação continuada apresenta-se como um potencial renovador motivacional da profissão docente; um mobilizador de novas ideias e ações que revigoram a prática do professor. E, partindo desse pressuposto, buscamos nas metodologias ativas, subsídios teóricos e metodológicos que melhor se encachem nas possíveis resoluções dos problemas relacionados ao ensino de Ecologia no contexto amazônico. Dito isto, a presente pesquisa traz como objetivo central, desenvolver, validar e avaliar um processo formativo docente (como produto educacional) voltado para subsidiar opções metodológicas para o ensino de Ecologia no contexto amazônico, tendo a metodologia do Ensino por Investigação como suporte teórico para uma mudança de perspectiva didática que fomente uma aprendizagem contextual, reflexiva, participativa e cidadã para o aluno. Para tanto, partimos de um estudo de caso realizado com professores de Ciências da escola Nossa Senhora de Fátima, no município de Marabá, Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho essencialmente qualitativo, em que os dados a analisados são provenientes das etapas de validação e avaliação do produto educacional construído no percurso da pesquisa. Esses dados serão tratados e analisados segundo a técnica da Análise Textual Discursiva. Ao final de todo o processo investigativo será apresentado um produto educacional, do tipo material didático instrucional destinado à formação continuada de professores de Ciências.

Presidente - 54192358 - KLEBSON DANIEL SODRE DO ROSARIO
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS