Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANA THARINY DE LIMA LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANA THARINY DE LIMA LEAL
DATA : 25/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Ciência Planetário do Pará
TÍTULO:

OFICINAS EDUCATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE MIRITI COMO PROPOSTA PARA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ECOLOGIA E TEMAS AMBIENTAIS ATUAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Oficinas. Ensino. Ecologia. Miriti. Aprendizagem.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Essa investigação objetiva desenvolver a partir de metodologias ativas oficinas educativas usando o recurso do miriti, a fim produzir modelos didáticos voltados a aprendizagens essenciais da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, das as temáticas: vida e evolução e terra e universo com enfoque para aos conhecimentos de Ecologia e os temas ambientais atuais. Esse estudo parte dos questionamentos: Quais as aprendizagens essenciais poderão ser viabilizadas a partir da realização de oficinas de produção de modelos didáticos de miriti para conhecimentos de Ecologia e meio ambiente? E quais valores e atitudes essas oficinas podem proporcionar acerca da criticidade, valorização do patrimônio cultural e socioambiental presente no contexto local? A priori, foram aplicados questionários de sondagem com 5 docentes de ciências e 24 alunos da turma do 2º do Ensino Médio, de uma escola pública de Abaetetuba-PA. Da mesma forma, foi realizada uma oficina pautada na cultura Maker (SOARES, 2021) com atividades ativas, a fim de fomentar as aprendizagens essenciais relativas aos conteúdos de Ecologia e meio ambiente. As atividades ocorreram em 9 momentos, com 45 minutos cada, por meio leituras, resolução de problemáticas, manipulação e construção de artefatos de miriti. Foi utilizado um diário de bordo para registros das informações. Para sistematização dos dados obtidos optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN,2011) com a criação de categorias a posteriori. Verificou-se nesse estudo que os discentes foram estimulados a partir da oficina de modelos didáticos posto que, notou-se a construção de conhecimentos sobre Ecologia, em que se destacam as relações estabelecidas entre ecossistema e fatores bióticos e abióticos, além da aprendizagem criativa, desenvolvida por meio das técnicas de manuseio da palmeira do miriti, tais como colagem, lixagem e pintura associadas as aprendizagens essenciais criatividade, criticidade, comprometimento com valores de sustentabilidade e sociedade pluralista.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Interno - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Externo à Instituição - LILLIANE MIRANDA FREITAS - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 17:25
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl2.instancia2