Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA SILVA DA CUNHA ROCHA

DISCENTE : ANA PAULA SILVA DA CUNHA ROCHA
DATA : 28/04/2023
LOCAL: meet.google.com/snm-znfi-dsk

PRÁTICAS DE AGRICULTURA E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA FREIREANA ARTICULADA A ABORDAGEM CTS

Paulo Freire, Contextualização, Protagonismo juvenil, Material Didático.

É consenso entre os professores e professoras da educação básica, especificamente das disciplinas da Área de Ciências e suas Tecnologias, como a química, por exemplo, que há um crescente desinteresse dos educandos pelas práticas educacionais desenvolvidas nas escolas, com destaque à pública. Quando se trata de educandos que residem em áreas rurais e estudam em escolas urbanas, a baixa aprendizagem e interesse pelos estudos se tornam mais evidentes. Todavia, na perspectiva da formação de uma sociedade crítica, que seja capaz de tomar decisões que impliquem em transformar a realidade na qual está inserida, se faz necessário a compreensão e emprego consciente de conhecimentos científicos e tecnológicos. Dito isso, apresento a seguinte questão norteadora para condução dessa pesquisa: será que a problematização de objetos de aprendizagem da química por meio de práticas agrícolas locais, contribuirá para a construção de conhecimentos e compreensão da linguagem científica por educandos inseridos no contexto urbano e rural, propiciando assim, um maior envolvimento estimulando um processo de argumentação e reflexão destes, nas aulas de química? Ademais, como objetivo geral, pretendo desenvolver uma Sequência Didática (SD) fundamentada na pedagogia Freireana articulada com a abordagem CTS, cujo tema gerador será “Agricultura” para contextualização da prática local e construção de conhecimentos químicos que auxiliem na compreensão da linguagem científica e leitura coerente do mundo pelos educandos. A SD será aplicada em minha turma da disciplina eletiva II, que compõe o currículo do novo ensino médio (NEM) da EEEM. Oneide de Souza Tavares e atende educandos da zona urbana e rural. A partir do tema serão abordados conteúdos de química relacionando aspectos científicos, históricos, econômicos, ambientais e sociais, tendo como ambiente temático duas hortas, a primeira produzida na comunidade rural Vila Café, e segunda no centro urbano do município de Marabá-PA. Este estudo será realizado na forma de uma investigação-ação, abordagem de caráter qualitativo que permite a condução de um processo de ação e reflexão sobre a própria prática. Será aplicado aos participantes instrumentos para produção de dados, como questionários socioeconômicos e de conhecimentos prévios, registros de áudio e fotografia, além de atividades práticas de observação e construção de artefatos de forma coletiva. Para sistematização dos resultados, o material textual obtido será processado no software IRAMUTEQ e interpretado com aporte da Análise de Conteúdo (AC). Ao final do referido estudo, pretendo apresentar como produto educacional um material didático/instrucional na forma de SD que poderá ser utilizado por professores de química, atuantes no contexto urbano e/ou rural, que almejem contextualizar sua prática docente, favorecendo a aprendizagem dos educandos e a capacidade de analisar com criticidade aspectos científicos e tecnológicos que interferem nas relações sociais.

Presidente - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA