Banca de DEFESA: MAYANNA IGREJA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYANNA IGREJA DOS SANTOS
DATA : 13/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC): UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias ativas. Estratégia de ensino. Estudo das plantas. Ensino médio.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

O ensino de Botânica vem sendo marcado por inúmeros problemas, entre eles o desinteresse dos alunos pelo conteúdo. Percebe-se então que a educação básica necessita de atividades que promovam a aprendizagem significativa dos conhecimentos botânicos. A estratégia da Sequência Didática (SD) oportuniza atividades progressivas e organizadas em etapas que são contextualizadas e significativas, promovendo a efetivação dos conhecimentos e tornando o processo de ensino mais eficiente. Pensando nisso, este trabalho objetiva investigar as contribuições do uso de uma SD, utilizando metodologias ativas, tendo as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como um recurso metodológico relevante para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Botânica, em aulas de Biologia do ensino médio. Para isso, foi produzida uma SD com a utilização de PANC, estruturada considerando os Três Momentos Pedagógicos (3MP). A SD aborda os conteúdos de anatomia e fisiologia vegetal, e conservação vegetal com ênfase na flora amazônica. Participaram da pesquisa estudantes de
uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Moju-PA. Os processos metodológicos desta pesquisa fundamentaram-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória e os procedimentos técnicos alicerçados na pesquisa-ação. Como recurso de coleta de dados, utilizou-se observação participante, diários de campo, mapas mentais e atividades realizadas pelos estudantes durante a aplicação da SD. A interpretação dos dados foi feita baseada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados permitem constatar que os alunos apresentam dificuldades no estudo das plantas e a falta de afinidade entre elas é um fator essencial para desencadear este problema, que ocasiona outro maior ainda, a cegueira botânica. E, a realização uma sequência didática utilizando plantas alimentícias não convencionais em associação com as metodologias ativas são excelentes instrumentos para o ensino da Botânica pois promove a construção do conhecimento a partir da vivência e experiências dos educandos, oportunizando assim uma aprendizagem
contextualizada e significativa. Como produto final desta pesquisa, elaborou-se um guia de orientações didáticas destinado a professoras e professores de Biologia do ensino médio, a fim de servir de apoio para o processo de ensino e aprendizagem sobre os conhecimentos botânicos. Considera-se este guia como um importante instrumento motivador para mitigar as dificuldades no ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio, especialmente na Amazônia paraense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Externo à Instituição - SUZANA URSI - USP
Notícia cadastrada em: 14/04/2023 06:04
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