Banca de DEFESA: KAROLINA RIBEIRO DOS SANTOS

DISCENTE : KAROLINA RIBEIRO DOS SANTOS
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Google meet

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO REGIONAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO PARÁ

Ensino de Ciências. Aprendizagem Baseada em Problemas. Formação continuada em Serviço. Ensino Médio.

Com o avanço da ciência ao longo do tempo é possível perceber a maior demanda no que se refere à busca por métodos inovadores dentro de sala de aula a fim de tornar o aprendizado mais interessante para quem ensina e para quem aprende, ou seja, para o professor e para o aluno. Assim, a ideia da prática docente no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com enfoque na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) considerando a Contextualização Regional pode auxiliar nos métodos investigativos que incentivam a autonomia na construção de conhecimentos, pontos de vistas diferentes, escolhas e avaliação de situações pelos professores, que objetivam estabelecer conexões ainda não conhecidas pelos estudantes, de modo a confrontá-los com novas descobertas e possibilidades. Desta forma, a constante busca por formações e metodologias construtivistas pelos docentes se intensificou no sentido de inserir nas aulas de Biologia, Física e Química formas de ensinar que sejam produtivas em sala de aula. Portanto, objetivamos nesta pesquisa investigar e avaliar os resultados de um Minicurso de Formação Continuada em Serviço elaborado, que considerou as etapas de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Ciências da Natureza de modo contextualizado com a realidade da escola, em que os professores foram inseridos na prática e incentivados a utilizar a proposta em sala de aula ou para a produção de Cursos de Formação aos colegas de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando as etapas de aplicação da proposta, incluindo a pesquisa-ação que ocorreu com a estruturação e aplicação do Minicurso realizado em uma escola pública de Belém do Pará, com espaço para discussões, aplicação de atividades, apresentações personalizadas pelas pesquisadoras e avaliação do processo. A coleta de dados ocorreu por entrevistas que foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Constatou-se que, mesmo diante dos desafios que surgiram no andamento e aplicação da pesquisa, o Minicurso gerou satisfação, reflexão, aperfeiçoamento profissional, autoavaliação docente, além de contribuir para novas perspectivas de aplicação da metodologia ABP na prática docente dentro da escola.

Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA