Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMILLY SOUZA DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAMILLY SOUZA DE AZEVEDO
DATA : 19/04/2023
LOCAL: Google meet

Ensino de Ciências por Investigação e Formação Docente: Um Olhar para o Novo Ensino Médio

Formação de professores. Ensino de Ciências por Investigação. Novo Ensino Médio.

O ensino por investigação tem sido uma abordagem em potencial para estimular os alunos a aprenderem Ciências e, dessa forma, colaborar com o processo de iniciação científica desses discentes. O objetivo deste estudo consiste em investigar em que medida um curso de formação de professores, na perspectiva do ensino de Ciências por investigação, poderá contribuir para a prática pedagógica de docentes que atuam no Novo Ensino Médio da Escola Estadual Raymundo Martins Vianna, em Belém do Pará. Nesta pesquisa, utilizaremos uma abordagem qualitativa, tipo pesquisa-ação na busca de possibilidades de ações para a resolução do problema em estudo e do conhecimento que está vinculado à aquisição de informações e desenvolvimento de conhecimentos para o coletivo em questão. O percurso metodológico está delineado a partir da necessidade de se pesquisar como um curso de formação continuada fundamentado no ensino por investigação pode contribuir para o ensino de Ciências no Novo Ensino Médio, a partir da identificação das dificuldades e experiências de sucesso de um grupo de professoras que atuam na escola. Delineia-se o ensino de Ciências por investigação com os momentos pedagógicos, organizados em: estudo da realidade, proposição do problema, levantamento de hipóteses, atividades interativas, sistematização do conhecimento, aplicação do conhecimento e apresentação da ação investigativa. Com isso, busca-se realizar um processo formativo no intuito na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação para Professores do Novo Ensino Médio, criando-se espaços para repensar ações e efetivar novas práticas de formação de professores. Este estudo demonstra-se produtivo no sentido de contribuir com o planejamento e a organização de outros cursos. O material elaborado e aplicado será validado ao contemplar encontros em que serão explorados os momentos pedagógicos do ensino de Ciências por investigação.

Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS