Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA DA CUNHA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CLAUDIA DA CUNHA MIRANDA
DATA : 12/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Belém, PA
TÍTULO:

A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VILA MAIAUATÁ/PA: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTROBIOLOGIA NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Este estudo tem como finalidade proporcionar o processo de ensino-aprendizagem de ciências
de maneira inclusiva, contextualizada e interdisciplinar aos alunos com deficiência visual, baixa
visão, do 8ºano da EMEF Araci Corrêa Santa Maria, localizada na Vila Maiauatá, zona rural
do Município de Igarapé-Miri/PA. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
nos eixos Terra e Universo, propõe-se a realização de uma Sequência Didática Interdisciplinar
(SDI) e utilização da ludicidade enquanto estratégia didático-metodológica por meio de
materiais concretos que visam possibilitar a aprendizagem significativa da Astrobiologia,
possibilitando a formação de opiniões, o fomento do senso crítico, reflexivo e suas
contribuições ao contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins. A base Epistemológica
deste estudo está ancorada em Boaventura de Sousa Santos. Pauta-se em uma pesquisa
qualitativa de natureza aplicada, tendo como abordagem de Pesquisa-Ação, o instrumento
utilizado para coleta de dados está configurado na execução de duas entrevistas
semiestruturadas com perguntas abertas, o primeiro instrumento foi aplicado antes das
atividades desenvolvidas, no intuito de obter o levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos, e o segundo será concretizado após as atividades que ainda estão em fase de
desenvolvimento, como forma de observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos,
sendo analisados com base na pesquisa narrativa que também consistirá como método de
análise de dados. Após o desenvolvimento da SDI será elaborado um Guia Didático Inclusivo:
Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, que visa
propor aos professores de ciências da educação básica atividades voltadas para ensino de
ciências no que se refere Astrobiologia na perspectiva inclusiva. Os dados preliminares foram
satisfatórios, associados com o processo de prototipação e validação da pesquisa realizada em
grupo focal de professores e no desenvolvimento formativo dos alunos participantes no que
tange a Astrobiologia na perspectiva inclusiva.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Educação Especial Inclusiva. Vida no universo.
Interdisciplinaridade. Lúdico.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Este estudo tem como finalidade proporcionar o processo de ensino-aprendizagem de ciências
de maneira inclusiva, contextualizada e interdisciplinar aos alunos com deficiência visual, baixa
visão, do 8ºano da EMEF Araci Corrêa Santa Maria, localizada na Vila Maiauatá, zona rural
do Município de Igarapé-Miri/PA. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
nos eixos Terra e Universo, propõe-se a realização de uma Sequência Didática Interdisciplinar
(SDI) e utilização da ludicidade enquanto estratégia didático-metodológica por meio de
materiais concretos que visam possibilitar a aprendizagem significativa da Astrobiologia,
possibilitando a formação de opiniões, o fomento do senso crítico, reflexivo e suas
contribuições ao contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins. A base Epistemológica
deste estudo está ancorada em Boaventura de Sousa Santos. Pauta-se em uma pesquisa
qualitativa de natureza aplicada, tendo como abordagem de Pesquisa-Ação, o instrumento
utilizado para coleta de dados está configurado na execução de duas entrevistas
semiestruturadas com perguntas abertas, o primeiro instrumento foi aplicado antes das
atividades desenvolvidas, no intuito de obter o levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos, e o segundo será concretizado após as atividades que ainda estão em fase de
desenvolvimento, como forma de observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos,
sendo analisados com base na pesquisa narrativa que também consistirá como método de
análise de dados. Após o desenvolvimento da SDI será elaborado um Guia Didático Inclusivo:
Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, que visa
propor aos professores de ciências da educação básica atividades voltadas para ensino de
ciências no que se refere Astrobiologia na perspectiva inclusiva. Os dados preliminares foram
satisfatórios, associados com o processo de prototipação e validação da pesquisa realizada em
grupo focal de professores e no desenvolvimento formativo dos alunos participantes no que
tange a Astrobiologia na perspectiva inclusiva.

Este estudo tem como finalidade proporcionar o processo de ensino-aprendizagem de ciências
de maneira inclusiva, contextualizada e interdisciplinar aos alunos com deficiência visual, baixa
visão, do 8ºano da EMEF Araci Corrêa Santa Maria, localizada na Vila Maiauatá, zona rural
do Município de Igarapé-Miri/PA. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
nos eixos Terra e Universo, propõe-se a realização de uma Sequência Didática Interdisciplinar
(SDI) e utilização da ludicidade enquanto estratégia didático-metodológica por meio de
materiais concretos que visam possibilitar a aprendizagem significativa da Astrobiologia,
possibilitando a formação de opiniões, o fomento do senso crítico, reflexivo e suas
contribuições ao contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins. A base Epistemológica
deste estudo está ancorada em Boaventura de Sousa Santos. Pauta-se em uma pesquisa
qualitativa de natureza aplicada, tendo como abordagem de Pesquisa-Ação, o instrumento
utilizado para coleta de dados está configurado na execução de duas entrevistas
semiestruturadas com perguntas abertas, o primeiro instrumento foi aplicado antes das
atividades desenvolvidas, no intuito de obter o levantamento dos conhecimentos prévios dos
alunos, e o segundo será concretizado após as atividades que ainda estão em fase de
desenvolvimento, como forma de observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos,
sendo analisados com base na pesquisa narrativa que também consistirá como método de
análise de dados. Após o desenvolvimento da SDI será elaborado um Guia Didático Inclusivo:
Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, que visa
propor aos professores de ciências da educação básica atividades voltadas para ensino de
ciências no que se refere Astrobiologia na perspectiva inclusiva. Os dados preliminares foram
satisfatórios, associados com o processo de prototipação e validação da pesquisa realizada em
grupo focal de professores e no desenvolvimento formativo dos alunos participantes no que
tange a Astrobiologia na perspectiva inclusiva.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Educação Especial Inclusiva. Vida no universo.
Interdisciplinaridade. Lúdico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS
Interno - 73504069 - DIEGO RAMON SILVA MACHADO
Externo à Instituição - Bruno Leonardo do Nascimento Dias - UFPR
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 08:45
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