PERSPECTIVAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: O USO DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS
REFLEXIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Formação de Professores. Formação Colaborativa. Professor- Pesquisador
Devido ao ensino remoto emergencial (ERE) ocasionado pela pandemia Covid-19, as escolas e professores tiveram que se adaptar aceleradamente as demandas educacionais, que inclui o uso de novas metodologias, escancarando as reais necessidades de colocar em foco osprofessores atuantes na educação básica, fornecendo a estes profissionais possibilidades de formação continuada com a proposta de aprimoramento profissional e reflexões sobre a própria prática. A fim de orientar a prática e promover mudanças educacionais, este estudo faz uso da metodologia de Investigação-Ação (IA) que foi selecionada por se caracterizar como um
processo que busca melhorar as práxis enquanto que simultaneamente a compreende. Partindo desse panorama objetivou-se construir um processo formativo de IA no contexto Amazônico para docentes do ensino de Ciências. O estudo contempla a formação continuada de três professores de Ciências das disciplinas de Química, Física e Biologia do ensino médio da EEEM Raymundo Martins Vianna, localizada no município de Belém. Trata-se de uma pesquisa-ação, pautado em uma abordagem qualitativa, que foi realizada em seis etapas, que são: observação, reflexão, ação, avaliação e modificação de um processo formativo e sua consequente validação, permitindo assim, a replicação em sistemas educacionais em estudos relacionados a prática profissional de professores de Ciências. Como método de coleta optamos por entrevistas contando com a análise textual discursiva- ATD como técnica para análise dos dados, da desconstrução e reconstrução do corpus emergiram três metatextos que trazem a discussão a respeito do processo vivenciado. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores carecem de formações continuada que os permitam criar, refletir e experimentar, tornando este um processo que fomente o senso crítico e a construção de práticas significativas
que integre o uso de novas metodologias. O processo formativo experimentado ao longo desta pesquisa promoveu a construção do produto educacional intitulado de: Curso de formação continuada no contexto amazônico: o uso da Investigação-Ação no entrelaçamento entre criar, experimentar e refletir. Nesse sentindo, o processo formativo contribuiu para reflexões e mudanças na prática pedagógica, atendendo às necessidades dos docentes participantes ao ser realizado a partir das problemáticas locais, se mostrando um instrumento válido e eficaz para construção do conhecimento científico, instigando e intervindo de forma reflexiva e interativa na realidade educacional. Assim, consideramos que um processo investigativo aflora temas relevantes que mobilizam os professores, motivando a transformar seu fazer docente e contribuindo para uma (re) construção do seu perfil profissional.