Banca de DEFESA: BRUNO MAUES DA SILVA

DISCENTE : BRUNO MAUES DA SILVA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará

CARTILHA EDUCATIVA SOCIOAMBIENTAL: SABERES E PRÁTICAS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DO DISTRITO DE VILA DE BEJA EM ABAETETUBA – PARÁ, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Cartilha Digital; Educação socioambiental; Pesca Tradicional; Práticas Educativas.

Nosso país possui uma grande diversidade biológica e cultural que vem sendo diminuída nos últimos anos devido a ação desordenada humana, acarretando o surgimento de diversos problemas ambientais. Tais alterações ocorrerem principalmente pela ação do homem, pois este é parte integrante da natureza e, ao mesmo tempo, um ser social detentor de conhecimentos e valores produzidos ao longo de todo processo histórico. Diante deste contexto, pontua-se que a temática socioambiental vem sendo, cada vez mais difundida, ao reportar as relações sustentáveis que envolvem o homem e meio ambiente, com destaque para a utilização dos saberes e costumes de comunidades tradicionais. Para tanto, teve-se a iniciativa de construir as seguintes questões norteadoras: É possível trabalhar a educação socioambiental por meio do conhecimento popular presente numa comunidade tradicional, como estratégia para o ensino de Ciências? Como a elaboração e utilização de uma cartilha educativa que traz em seu conteúdo, práticas e saberes da comunidade pesqueira pode favorecer um aprendizado desses conhecimentos? E como esses conhecimentos podem contribuir com a formação de novos discursos e práticas sustentáveis na comunidade e no ambiente escolar? Para este estudo fez-se uso da pesquisa descritiva de caráter qualitativo a fim conhecer os aspectos socioambientais presente na comunidade pesqueira, e a partir da desta investigação foi construído o produto educacional (cartilha didática digital) destacando os saberes dos pescadores sobre o ambiente explorado durante suas atividades, o qual foi utilizado como recurso para a estratégia traçada e aplicada com os alunos do 7º e 8º ano da escola São Miguel de Beja. A pesquisa está em consonância com as competências específicas do ensino fundamental, disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação da cartilha educativa ocorreu por meio de uma sequência didática, na qual se utilizou da sala de aula invertida e a realização de uma atividade prática, a fim de desenvolver o processo de ensino aprendizagem na instituição de ensino. Então, os resultados alcançados mostram a existência de uma relação sustentável e de saberes socioambientais contidos na comunidade pesqueira, tornando possível a construção do produto educativo para trabalhar a educação socioambiental dentro dos ambientes educacionais. A cartilha edificada apresentou grande potencial educativo, por fazer uma relação entre o conhecimento popular de uma comunidade tradicional sustentável, com o conhecimento cientifico de ciências da natureza, favorecendo o processo de aprendizagem dos discentes, e contribuindo para formação de novos discursos e práticas sustentáveis no ambiente escolar, e posteriormente na sociedade, através do estimulo a criticidade sobre o ambiente em que está inserido e fomentando conceitos atitudinais, tornando-os sujeitos participativos. Este estudo representa um passo inicial para a formação de um sujeito socioambiental, com responsabilidade, capaz de analisar com criticidade aspectos sociais, ambientais, culturais e políticos.

Presidente - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Interno - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA