Banca de DEFESA: MARIA FABIANA SOUSA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA FABIANA SOUSA ROSA
DATA : 15/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA


PALAVRAS-CHAVES:

Produto Educacional. Processo de ensino e aprendizagem. Metodologias de projetos.  Ensino de Ciências


PÁGINAS: 93
RESUMO:

O ensino de Ciências, ao ser realizado de forma teórica e expositiva, geralmente não consegue despertar o interesse e motivação dos alunos, tornando-se um processo pouco eficiente. Portanto, é de suma importância que os educadores conheçam e façam uso de estratégias de ensino que estimulem o interesse e a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, este trabalho apresenta uma proposta didática baseada na metodologia de projetos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências naturais relacionados à potabilidade da água para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cuja eficiência foi analisada por meio da realização de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação participante, questionários, entrevistas semiestruturadas e interpretação de relatórios produzidos pelos alunos. A proposta pedagógica foi implementada inicialmente por meio de um estudo piloto grupo A (6 alunos) e posteriormente aplicado a uma turma B (23 alunos), percebeu-se que os estudantes pouco relacionam conteúdos de ciências naturais com o seu cotidiano, apresentando dificuldades de compreensão de conceitos e desinteresse durante as aulas. Durante a participação na proposta didática “potabilidade da água na sua comunidade” foi possível perceber maior engajamento durante as aulas e aquisição de conceitos sobre temperatura, cor, substâncias e misturas, elementos químicos, doenças relacionadas à ingestão de água não potável. Além disso, a apresentação dos trabalhos em forma de seminários deu oportunidades para desenvolvimento de habilidades de desenvoltura para falar em público e aprimoramento de relações interpessoais. Outras evidências de que sequência a didática proposta favoreceu a aprendizagem dos componentes do grupo analisado – permitindo que os educandos construíssem conhecimentos cientificamente apropriados, dentro dos seus limites e possibilidades e conseguissem utilizar tais conhecimentos para além dos muros da escola – são apresentadas. O produto Educacional (PE), elaborado a partir desta pesquisa, do tipo material didático, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências Naturais por meio da elaboração e aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos com os pressupostos Freireanos. As etapas para concepção do PE foram: busca por referenciais teóricos; pesquisa exploratória; prototipação; testagem em ambiente de sala de aula; revisão para uma nova versão do material educativo; validação por painel de especialistas; e versão final. Durante a aplicação do PE em ambiente real de sala de aula, observou-se que houve cooperação, motivação, além de desenvolvimento de competências como diálogo em equipes, negociação e defesa de ideias. Ressalta-se também que ocorreu aquisição de conhecimento quando se comparou os resultados do pré e pós-teste. Na validação do PE houve concordância mínima de 90% nos itens referentes aos eixos: estética e organização; capítulos; estilo de escrita; conteúdo; criticidade e criatividade apresentados no material educativo do PE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Interno - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JESUS DE NAZARÉ CARDOSO BRABO - UFPA
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 14:34
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