Banca de DEFESA: PEDRO TIAGO PEREIRA LEITE

DISCENTE : PEDRO TIAGO PEREIRA LEITE
DATA : 04/10/2022
LOCAL: CCPA - Centro de Ciências e Planetário do Pará

SABERES E PRÁTICAS REFLEXIVASDE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO AMAZÔNICA MARANHENSE

Formação continuada. Pesquisa colaborativa.  Processo formativo. Reflexão.

A pesquisa envolve saberes de professores de ciências de escolas públicas de ensino fundamental na região amazônica maranhense, elucidados num processo formativo. Tem como objetivo desenvolver estudos de formação continuada reflexiva, de caráter colaborativo com docentes de ciências dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas. Logo, busca-se responder à seguinte questão: que configurações apresenta o processo formativo colaborativo pautado na capacidade de refletir práticas educativas voltada aos saberes docentes quando se trabalha com ensino de ciência na Amazônia maranhense? Metodologicamente, optou-se pela pesquisa exploratória interpretativa e qualitativa de natureza colaborativa, envolvendo os professores como participantes desse processo, a partir da aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondidas pelos colaboradores que atuam nos anos finais na rede municipal de Imperatriz-MA, levantou-se os conhecimentos prévios, perfil dos participantes e as necessidades do grupo colaborativo para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. O percurso metodológico se deu em ciclos de reflexões, via remoto, um espaço constituído onde os professores conversam, escutam e refletem colaborando com opiniões sobre temas determinados. Esses ciclos são constituídos de 10 etapas.  Os dados preliminares são advindos dos ciclos reflexivos (diálogos mantidos nos fóruns virtuais) e passam pela Análise de Conteúdo. Nesse processo formativo evidencia-se inicialmente que no desenvolver da teoria e da prática as discussões entre pares, reflexões, aprendizados sobre os saberes emergidos do exercício docente e produção de conhecimentos são construídos no contexto de sua ocorrência e na relação com o conhecimento. As possíveis considerações neste trabalho de formação de professores e de saberes e práticas reflexivas trazem evidências empíricas e indícios ainda inconclusivos, pois o processo formativo se encontra em andamento. O produto educacional se configurará num e-book envolvendo o processo formativo. Portanto, ás seções encontram-se em construção.

Presidente - 487961 - INES TREVISAN
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE