Banca de DEFESA: PALOMA BARBOZA DOS SANTOS

DISCENTE : PALOMA BARBOZA DOS SANTOS
DATA : 30/09/2022
LOCAL: Google meet

O uso de Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências: uma proposta de sequência didática sobre reprodução humana em contexto Amazônico Marajoara.

Aprendizagens ativas. Estratégias de ensino. Proposta didática. Reprodução Humana.

A utilização de metodologias que atraem a atenção dos alunos e facilitem seu aprendizado são um dos principais desafios que os docentes da Educação Básica vivenciam atualmente. Não é mais, sequer, razoável apostar na prática docente tradicional quando se tem disponíveis ferramentas e novas e efetivas formas de ensinar. Sendo assim, visualiza-se que entre os temas abordados no ensino de ciências está a reprodução humana, um conteúdo controverso em virtude da sua importância e da polêmica que é tratá-lo de forma coerente, sobretudo em uma região com altos índices de gravidez precoce e histórico recorrente de abusos sexuais infantis. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática (SD) para o ensino de Reprodução Humana em aulas de Ciências do Ensino Fundamental, elaborada, a partir do uso metodologias ativas. O estudo tem como procedimento técnico uma pesquisa-ação, que foi realizada por meio da execução de uma Sequência Didática (SD) com alunos do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública do Município de Soure – PA. Por conta do contexto de pandemia e de isolamento social o desenvolvimento da SD ocorreu de forma híbrida, no momento não presencial utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e no momento presencial em sala de aula nas dependências da escola sítio. Como recurso para coleta de dados, a presente pesquisa valeu-se da observação participante, dos materiais produzidos pelos alunos durante a SD e do uso do diário de campo. Dessa forma, para a análise dos dados do diário de campo e da observação participante, optou-se pela utilização de um enfoque descritivo e interpretativo, enquanto que, o material produzido pelos alunos durante a SD utilizou a técnica Análise de Conteúdo. Constatou-se que, apesar dos desafios enfrentados a sequência didática aplicada contribuiu de maneira satisfatória com a aprendizagem de conceitos de Reprodução Humana, uma vez que, os estudantes refletiram sobre tais conceitos, compreenderam, questionaram e discutiram os conteúdos trabalhados em cada etapa do estudo.

Presidente - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 5895283 - JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL