Banca de DEFESA: VANJA VAGO DE VILHENA

DISCENTE : VANJA VAGO DE VILHENA
DATA : 29/09/2022
LOCAL: CCPPA

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROCESSO FORMATIVO SIGNIFICATIVO USANDO AS TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Formação de professores; Tecnologias digitais; TDICs; Ensino de Ciências; Processo formativo.

A integração das tecnologias no ensino de ciências desafiou o professor a pensar e discutir o uso das TDICs na sala de aula, o que requer um planejamento de como usá-las no processo ensino-aprendizagem e aqui se buscou uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo analisar os limites e possibilidades de um processo de formação continuada com base na Tecnologia Digital de Informação e Comunicação orientada pelos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa para professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Para tanto, ressalta-se a importância da formação continuada sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica do professor de ciências. A metodologia da pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, foi realizada em cinco (5) etapas: Diagnose; Planejamento; Formação; Avaliação e Validação do processo formativo. Para análise dos dados aplicou-se a técnica de Análise Textual Discursiva – ATD. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores necessitam se apropriarem das TDICs, como recurso educacional digital em suas práticas pedagógicas, assim como de formações continuadas que os levem a um processo formativo significativo, crítico, criativo e reflexivo, e que integrem essas tecnologias em suas aprendizagens e conhecimentos. O processo formativo vivenciado ao longo dessa pesquisa permitiu a organização do produto educacional intitulado:  Processo formativo: tecnologias digitais de informação e comunicação para práticas pedagógicas de professores de ciências no contexto amazônico. Portanto, acredita-se que esse processo formativo apresentou significados aos professores, porque vislumbrou-se a integração das TDICs à sua formação como cidadãos autônomos, criativos e inseridos no mundo digital, assim contribuiu-se significativamente para seu aperfeiçoamento profissional.

Presidente - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE