Banca de DEFESA: RUTH HELEM DIAS DE VILHENA

DISCENTE : RUTH HELEM DIAS DE VILHENA
DATA : 28/09/2022
LOCAL: Centro de Ciência Planetário do Pará

UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

Ensino de Ciências. Estratégia Educacional. Sequência Didática. Prática Educativa.

Estratégias educativas que despertem o interesse e a participação dos alunos são instrumentos essenciais para torná-los protagonistas de sua aprendizagem e atores multiplicadores de atitudes adequadas sobre as questões ambientais. Nesse entendimento, elaborou-se uma Sequência Didática (SD) como estratégia educativa a fim de compreender: Quais aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais são evidenciadas entre os estudantes do 5º ano, nas aulas de ciências a partir de uma SD com o tema “compostagem de resíduos sólidos orgânicos”? Diante desse contexto, este estudo tem por objetivo principal de desenvolver uma SD sobre a temática “compostagem de resíduos sólidos orgânicos” que fomente aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais sobre as questões socioambientais. A metodologia deste estudo está baseada em uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. O público-alvo da pesquisa foram alunos dos anos iniciais de uma turma de 21 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa, no município de Moju/ Pará. A SD está estruturada em três etapas, contendo sete aulas, com base na proposta de conceitos de aprendizagem de SD Zabala e Arnau (2010). A pesquisa utiliza como instrumento coleta de dados ficha e questionários e cadernos de observação dos alunos. Os dados qualitativos levantados passaram por análise de conteúdo, em que emergiram categorias que levaram as discussões dos resultados. Esta pesquisa apontou contribuições na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal dos estudantes, possibilitando novas compreensões e atitudes sobre a compostagem de resíduos orgânicos, assim como a formação de alunos multiplicadores de ideias e de práticas educativas, as quais instigaram o repensar de ações, atitudes e de consumo sobre as questões socioambientais. Como produto educativo esta pesquisa traz um guia de orientação didática sobre a compostagem de resíduos orgânicos com a finalidade de orientar e incentivar professores a aplicar SD, sobre temas socioambientais, visando a construção de novas relações ambientais, sociais e científicas voltadas ao ensino de Ciências. Buscou-se assim, possibilitar que propostas educativas dessa natureza sejam contínuas e eficazes na consolidação de um ensino de ciências transformador.

Interno - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS