Formação de professores na Amazônia: práticas significativas no Ensino de Ciências da Natureza em Classes Multisseriadas
Classes Multisseriadas. Formação Continuada. Aprendizagem Significativa. Ensino de Ciências
O Pará é o segundo maior Estado em dimensão territorial, e possui baixa densidade demográfica, levar educação à população paraense tem desafios ímpares, já que as comunidades estão dispersas nesta extensão. Neste cenário, organizar as classes em Multisséries tem sido uma alternativa viável para as escolas paraenses. No entanto, as discussões que abordam as demandas das Classes Multisseriadas ainda são secundarizadas na formação de professores(as). Assim, o presente estudo tem por objetivo organizar uma proposta de Formação Continuada de professores, sobre o Ensino de Ciências da Natureza, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, em Classes Multisseriadas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental no município de Santa Bárbara do Pará. Para tanto, a pesquisa é de natureza qualitativa com apoio teórico na fenomenologia, pois entende-se que as visões sobre a Formação Continuada para o Ensino de Ciências em Classes Multisséries são sempre subjetivas, surgem a partir de um determinado ambiente, e são coerentes para o contexto que foram produzidas e que alimentam sua existência. A investigação está sendo desenvolvida mediante a pesquisa-ação. Para o tratamento e análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo sobre as respostas dos professores ao questionário inicial, aplicado em formato online, visando coletar informações que sinalizem as necessidades formativas dos mesmos sobre a temática, para subsidiar a elaboração e oferta de um processo de Formação Continuada. Espera-se que esta Formação, estruturada a partir das demandas dos próprios professores(as), atenda às necessidades locais dos docentes do município, e que contribua para sua qualificação profissional.