Banca de DEFESA: ADRIANA MARIA QUEIROZ DA SILVA LIMA

DISCENTE : ADRIANA MARIA QUEIROZ DA SILVA LIMA
DATA : 02/09/2022
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará

Química Orgânica para alunos com deficiência visual: uma Estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição.

Impressão 3D. Deficiência Visual. Ensino de Química Orgânica. Produto Educacional.

O ensino de Química apresenta seus conceitos baseados na visualização de representações e modelos para a compreensão de seus conteúdos, assim, a adaptação de materiais didáticos e o uso de diferentes estratégias de ensino são condições fundamentais para oportunizar a construção de conhecimentos pelos estudantes com deficiência visual. Entretanto, no ensino básico, há limitações na utilização de materiais didáticos adaptados. Neste sentido, buscou-se avaliar uma proposta didática que utiliza estruturas químicas 3D combinadas a audiodescrição, para aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica voltados a alunos com deficiência visual. A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu através da análise de conteúdo à luz da teoria de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram o potencial da proposta didática em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem relacionados à Química Orgânica favorecido através das trocas e interações com os materiais adaptados, possibilitando que os alunos com deficiência visual consigam compreender os conceitos envolvidos nas representações químicas. O produto Educacional (PE), elaborado a partir desta pesquisa, na sua versão preliminar foi avaliado por professores regentes da disciplina de Química e professoras do Atendimento Educacional Especializado por meio da técnica de grupo focal.  E após testagem e avaliação com os estudantes com deficiência visual participantes da pesquisa, foi produzido a versão final. Os resultados revelam que o PE atende o objetivo proposto e pode ser útil ao público para o qual se destina, pois avança na possibilidade de promover aulas de Química Orgânica mais inclusivas aos alunos com deficiência visual.

Presidente - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Interno - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ