Banca de DEFESA: KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE
DATA : 11/08/2022
LOCAL: Virtual - Sala do Google Meet

Ensino de Ciências por Investigação e o desenvolvimento de Saberes Docentes na Amazônia

Ensino de Ciências por Investigação. Formação Continuada de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sequências de Ensino Investigativas.

Tendo em vista a desigualdade na produção de conhecimentos escolares presentes nos livros didáticos, subsidiada na literatura atual e em minha experiência docente, propomos o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) como fator de superação na dicotomia presente entre os que produzem e aqueles que mediam conhecimentos na e sobre a Amazônia, visto que, esta metodologia possibilita maior liberdade intelectual das pessoas envolvidas. Diante disto, também há a necessidade de se compreender como as práticas e saberes dos professores favorecem o ensino de ciências. Destarte, objetivamos nesta pesquisa investigar como os saberes docentes são mobilizados em uma atividade formativa com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma oficina para formação continuada que subsidie o Ensino de Ciências por investigação e que leve em consideração o contexto amazônico, visando à mobilização de saberes docentes de forma intencional e reflexiva na Educação Básica. A pesquisa teve natureza qualitativa, pois deu maior consideração pelo processo do que somente pelos resultados, aconteceu por meio de pesquisa-ação, sendo realizada em uma oficina de EnCI em uma escola pública do município de Ananindeua. Rodas de conversa e entrevistas coletivas foram as ferramentas de coleta de dados, sendo estes analisados através da técnica de Análise de Conteúdo preconizada por Laurence Bardin, com base nos pressupostos teóricos do Saber docente desenvolvido por Maurice Tardif. Compreendemos a mobilização dos saberes docentes na construção de SEIs voltadas ao contexto amazônico. Percebemos que os livros didáticos ainda não levam em consideração a realidade da Amazônia, invisibilizando sua existência em toda a sua complexidade. Sendo assim, mesmo que o livro didático seja o principal instrumento utilizado pelos professores para a proposição dos conhecimentos escolares dentro de seus planejamentos, sabemos então, que ele possui limitações a questões locais e regionais. Neste sentido, a proposição do EnCI dentro do contexto amazônico, favorece a superação desta negligência regional. Visto que, assim tanto educadores, quando educandos podem partir de um processo investigativo que leva em consideração temas relevantes e significativos para ambos.

Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE