Banca de DEFESA: ANDREIA CRISTINA DA SILVA COSTA

DISCENTE : ANDREIA CRISTINA DA SILVA COSTA
DATA : 14/12/2021
LOCAL: Belém

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: UM RELATO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DO FUNDAMENTAL II

Ensino. Alunos surdos. Imagem. LIBRAS. Pedagogia visual

O processo de aprendizagem escolar de alunos surdos requer a utilização de variados métodos que o ajudarão na inserção na cultura surda e, principalmente no acesso a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua natural de pessoas surdas. Nesse contexto a pedagogia visual tem se mostrando relevante quando adaptada para o ensino e a aprendizagem do aprendiz surdo, afinal, a imagem está cada vez mais presente no processo de comunicação social. Assim, a questão central que motivou a realização dessa pesquisa foi saber: Que dificuldades os professores enfrentam ao ensinar Língua Portuguesa para estudantes surdos? A partir da indagação este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um diagnóstico referente às dificuldades vivenciadas por professores de escolas públicas, quanto ao ensino de Língua Portuguesa em turmas regulares frequentadas por estudantes surdos. Para a realização do diagnóstico, em 2021 escutamos uma amostra de 06 professores de escolas públicas do fundamental II que trabalham ou trabalharam com alunos surdos nos últimos quatro anos. Os docentes foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas por celular e pelo meet, no qual buscamos informações sobre como ocorria o processo de ensino voltado para alunos surdos e também saber se os professores conheciam e utilizavam pressupostos da pedagogia visual. As análises das entrevistas indicaram muitas dificuldades dos docentes em ensinar Língua Portuguesa para estudantes surdos, assim como revelou o desconhecimento do que é a pedagogia visual para a maioria dos professores. Concluímos que há necessidade de mais investimento na contratação de tradutores de LIBRAS, assim como na formação continuada voltada para a aprendizagem de LIBRAS e metodologias de ensino de Língua Portuguesa, para que de posse desse conhecimento eles possam se comunicar e ensinar melhor a Língua Portuguesa para estudantes surdos. Também há necessidade de maior divulgação sobre a pedagogia visual e como ela pode ajudar no ensino de pessoas surdas. Diante dos resultados do estudo legitimamos nosso interesse em produzir um produto educacional no formato de uma cartilha digital/bilíngue embasada nos pressupostos da pedagogia visual (PV), que será confeccionada com a finalidade de auxiliar professores de língua portuguesa do ensino fundamental no processo de ensino dos alunos surdos.

Presidente - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Interno - 5058791 - MARIA DO PERPETUO SOCORRO CARDOSO DA SILVA