Dissertações/Teses

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2023
Dissertações
1
  • ANA TELMA MATOS DE ARAÚJO
  • GAMIFICAÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS: Uma proposta para o ensino da literatura na era digital

  • Data: 10/01/2023
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  • Este estudo integra uma pesquisa produzida para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O trabalho traz como objetivo geral oferecer suporte pedagógico, através dos meios midiáticos, no estudo das narrativas literárias; para subsidiar professores de língua portuguesa e literatura, na modalidade ensino médio da educação básica, de uma escola pública da esfera estadual localizada no Município de Santo Antônio do Tauá-Pa; e tem como propósito compreender, utilizar e ampliar as práticas sociais e culturais das diferentes linguagens. A proposta alia o ensino da literatura aos games interativos. A pesquisa fundamentou-se em estudos das áreas de língua, literatura e tecnologia da informação, principalmente, em Bakhtin (2002), Marcuschi (2008), Perrone-Moisés (2009), Lévy (1999) entre outros. Os resultados obtidos legitimam a necessidade de fazer chegar até a escola a linguagem digital através de um universo hipertextual, vivo, dinâmico e rico em possibilidades de ensino-aprendizagem.

2
  • MARIA JORIELMA OLIVEIRA FURTADO
  • CÍRCULO POÉTICO: A VOZ DA POESIA EM POEMAS NA SALA DE AULA

  • Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
  • Data: 12/01/2023
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  • Este artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Círculo Poético: a Voz da Poesia em Poemas na Sala de Aula”, que teve como principal objetivo a construção de um Produto Educacional que pudesse contribuir com a pedagogia de professores de Língua Portuguesa no que concerne ao incentivo dos alunos do 9º ano à prática e ao gosto por textos literários por meio de poesias contidas no gênero poema. O trabalho investigativo fundamentou-se nas contribuições de Antunes (2009), Cândido (1995), Cosson (2021, 2021a, 2021b), Lajolo (1993), Pinheiro (2018) e Soares (2001), que subsidiaram o aporte teórico. O método de pesquisa utilizado foi o da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Como resultado da aplicação do Produto Educacional, percebemos que é possível estimular os alunos para o gosto pela leitura literária por meio da prática de leitura de poesias, contribuindo, assim, para uma formação de leitores literários.

3
  • SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO
  • BÚSSOLA LITERÁRIA: DOS CAMINHOS DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
  • Data: 12/01/2023
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  • Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa intitulada “Bússola Literária: dos caminhos da leitura literária na Educação Básica.” Consiste em um estudo sobre práticas de leitura literária com alunos do 7º ano, de 2021 a 2022, em uma escola estadual na cidade de Belém-Pa. Parte do seguinte problema: por que há uma baixa frequência de práticas pedagógicas de leitura de textos literários com estudantes do Ensino Fundamental II? O texto busca estabelecer diálogos com ideias trazidas por Candido (2011), Bakhtin (1996; 2017), Bourdieu (1983), Soares (1999; 2004), Geraldi (1984; 1991) e Gadamer (1999), entre outros teóricos. Sustentada pela pesquisa-ação, a investigação em questão gerou, como produto educacional, um caderno com estratégias pedagógicas para o trabalho com leitura literária caracterizado por mediar, dialogicamente, atividades estéticas e de produção de sentidos em aulas de Língua Portuguesa.

4
  • CAMILA MAIARA COSTA OLIVEIRA PRADO
  • Rizoma Literário: o enraizamento das linguagens.

  • Orientador : MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO
  • Data: 17/01/2023
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  • O trabalho faz uma análise acerca do modo tradcional de aprender e ensinar literatura no ensino básico.

5
  • IZABELLY REIS LOUREIRO
  • O FEMINICÍDIO NO POEMA NARRATIVO “HISTÓRIA COMPLETA DE SEVERA ROMANA”: UMA UNIDADE DIDÁTICA

  • Orientador : RAPHAEL BESSA FERREIRA
  • Data: 18/01/2023
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  • Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo traz o objetivo geral de apresentar uma proposta de sequência didática como produto do Mestrado Profissional. A atividade, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola particular da cidade de Belém (PA), enseja os objetivos de ler, analisar e produzir o gênero textual poema narrativo, com foco na temática de feminicídio, presente na obra História Completa de Severa Romana (ANÔNIMO, 1996). Como pressupostos que embasam esta prática, citam-se autores das áreas de língua, literatura e produção textual (FIORIN, 2017; BRAIT, 2014; COSSON, 2017, entre outros) e ressalta-se o que documentos e diretrizes nacionais versam sobre as habilidades e competências em torno da produção textual e da transversalidade  temática no EF. Os resultados comprovam a imprescindibilidade de um trabalho escolar correlato entre língua, literatura e produção textual, bem como dos benefícios de uma avaliação epilinguística dos textos escritos pelos alunos. 

6
  • IVANILZA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
  • Poemas na mídia Podcast: uma proposta para o ensino da oralidade.

  • Orientador : ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
  • Data: 24/01/2023
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  • O presente artigo traz uma relevante discussão sobre o uso das novas mídias na educação e apresenta o gênero podcast para o ensino da oralidade, por meio da apropriação do gênero poema para a produção nas competências orais . Para fundamentar a pesquisa, o fio condutor foi permeado pelos pressupostos teóricos de: BAKTHIN, 2003, MARCUSHI, 2003; 2005; 2010, CARVALHO, 2018, ANTUNES, 2003, BNCC, 2017; 2018, PINHEIRO, 2007, PAZ, 1996 entre outros. O desenvolvimento do projeto de ensino se deu em quatro etapas, com  abordagem quantitativa e a pesquisa-ação com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo de coleta de dados iniciou com questionários e a produção textual de poemas, as produções são constituídas de poesias orais, as quais foram registradas em áudio, produzidos pelos discentes para a produção de podcasts, produto educacional final. Os resultados demonstram que  agregar novos conhecimentos em relação a inserção das novas tecnologias nas práticas pedagógicas, em especial, do gênero podcast, contribuiu significamente para o desenvolvimento da habilidade oral e suas competências.

7
  • SONIA MARIA CORREA DO AMARAL
  • Oficina Didática para o Ensino Da Variação Linguística

  • Orientador : ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
  • Data: 25/01/2023
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  • O presente artigo objetivou construir um caderno de atividades didático pedagógico para o ensino da variação linguística para turma de 7º (sétimo) ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Igarapé-Miri-Pará. Os colaboradores foram 36 alunos, com idade de 13 anos. O tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação, abordagem qualitativa. Este trabalho foi pautado pelas bases teóricas de: Alkmim (2008), Bagno (2003, 2007a, 2007b), Bortoni-Ricardo (2004), Brasil/BNCC (2018), Faraco (2008, 2002) Zilles e Faraco (2015, 2017) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que os alunos conseguiram desenvolver habilidades de linguagem a partir da oficina desenvolvida em quatro (04) momento no ambiente comunicativo, onde ocorreu momentos de reflexão e compreensão acerca da língua materna dos estudantes, bem como desmistificar conceitos e ideias que favoreçam o pensamento acerca da homogeneidade da língua.

8
  • WALDINETT NASCIMENTO TORRES PENA
  • A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES LINGUÍSTICOS VIA VÍDEOS EDUCATIVOS

  • Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
  • Data: 25/01/2023
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  • PENA, WALDINETT NASCIMENTO TORRES. A Ressignificação dos saberes linguísticos via vídeos educativos. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas – nível Mestrado Profissional- Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, 2022.

     

    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional, consolidado em vídeos educativos, com foco na ressignificação dos saberes linguísticos no contexto educativo, O norteamento dessa pesquisa girou em torno da preocupação de como a utilização de recursos midiáticos, no caso os vídeos, como meios facilitadores da aprendizagem poderiam contribuir para o aprimoramento da competência dos alunos tendo em vista a pré-disposição do sujeito atual a essas ferramentas. A pesquisa exploratória e descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, foi subsidiada pelos princípios teóricos de autores como: Maria Helena de Moura Neves (2008), Irandé Antunes (2007), Dillinger (1991), Coutinho (2011), Traváglia (2005), Faraco (2008), Matos e Silva (2005), entre outros  O produto construído foi planejado, construído  e aplicado  com vistas à validação como uma nova abordagem para o ensino de língua, que induza um  reavaliar de visões acerca dele, com um olhar focado na obtenção de resultados produtivos no processo de aprendizagem. Após a coleta dos dados, a construção e aplicação do produto e validação da questão norteadora foi possível observar a importância de um ensino de língua atrelado às habilidades e competências inerentes ao sujeito do hoje, sendo esse nativo digital.

9
  • ALDENORA VENÂNCIO GONÇALVES
  • Vozes encantadas da Amazônia: desvelando práticas de oralidade no ambiente escolar através do PodCast

     

  • Orientador : EDNALVO APOSTOLO CAMPOS
  • Data: 26/01/2023
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  • O presente artigo aborda os resultados da pesquisa intitulada “Vozes encantadas da Amazônia: desvelando práticas de oralidade no ambiente escolar através do PodCast” desenvolvida em uma escola estadual de ensino médio, situada no município de Igarapé-Miri-Pa. O foco principal deste trabalho incidiu na criação de um produto educacional que fomentasse o desenvolvimento e aprimoramento da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada com abordagem qualitativa, na qual se buscou analisar e refletir sobre a prática docente no que concerne ao ensino-aprendizagem da oralidade no ensino médio. Além disso, através de dados qualitativos, investigou-se as dificuldades dos educandos no que tange ao uso da fala em situações reais de comunicação. Dessa forma, o trabalho está fundamentado nos estudos do campo da linguagem, com destaque a autores como Marcuschi-Paiva (2007), Fávero-Cunha et al (2009), Carvalho-Ferrarezi (2018) e Schneuwly-Dolz et al (2004). Os resultados da pesquisa demonstraram como a ferramenta midiática PodCast potencializa as práticas de oralidade no contexto escolar, a partir do estudo dos gêneros textuais.

10
  • BELLY ELIMY TAVARES HONÓRIO
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    A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE: O DIREITO À LITERATURA E OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DO LEITOR

  • Orientador : RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES BASTOS
  • Data: 31/01/2023
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  • Este artigo é fruto do trabalho realizado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental na cidade de Ananindeua (PA) e faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A proposta colocada em prática teve como objetivo uma abordagem do ensino de literatura por meio de contos de fadas, resultando na criação de textos multimodais como e-book e podcast pelos alunos, tendo em vista a leitura por prazer dentro e fora do ambiente de sala de aula, bem como a utilização da tecnologia como instrumento para alcançar a finalidade proposta. O trabalho teve aportes teóricos de variados autores que versam sobre Literatura e Formação de leitores, como por exemplo Antônio Cândido (1985) e Rodrigues-Bastos (2013).

11
  • ANTONIO GOMES DA SILVA
  • Navegando nas águas dos poemas: Prática de Leitura e Escrita no Rio Urumajó

  • Orientador : JOSE ROBERTO ALVES DA SILVA
  • Data: 18/12/2023
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  • O presente artigo abordará os resultados da aplicação do produto educacional “Guia Didático de Atividade Epilinguística com Leitura e Escrita de Poemas”, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rosa Athayde, localizada em Augusto Corrêa, estado do Pará. Foram envolvidos os alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II que ainda encontravam dificuldades em ler e escrever textos com coesão e coerência. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: “Como o Gênero Poema e a Atividade Epilinguística ajudará o aluno do ensino fundamental a superar as dificuldades na leitura e na escrita?” A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa com procedimentos metodológicos de pesquisa-ação, subsidiadas pelas teorias de: Kleiman (2011), Franchi (2006), Antunes (2005), Geraldi (2006), Goldstein (2006).


12
  • ELZILENE CARVALHO BRITO
  • Letramento literário na educação básica

  • Data: 18/12/2023
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  • Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa a qual objetivou elucidar a importância da prática do letramento literário na educação básica, por meio da aplicação de um produto educacional. Os sujeitos da pesquisa foram os professores dos anos finais de uma escola privada de Belém/PA. Ao todo, foram 4 professores de cada turma (6º ano ao 9º ano). A pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: “A construção de um caderno literário é um suporte metodológico eficaz à prática do letramento literário?” Esta discussão foi subsidiada pelas ideias de autores como Rildo Cosson (2018), Barbosa, Alonso e Viana (2004) e Regina Zilberman (1991). Este estudo dispõe de uma abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada e teve como instrumento de pesquisa o questionário. As fases da pesquisa perpassaram pelas etapas de planejamento, observação do seu lócus, construção e aplicabilidade do produto educacional, análise dos dados obtidos nas etapas de observação e aplicação e validação dos resultados. Nos resultados, foi expressivo o número de respostas positivas. Esse retorno comprova a significância do Caderno Literário como subsídio metodológico à iniciação do ensino da literatura na educação básica.

13
  • LUANNY ISABELY DA SILVA GONCALVES
  • A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS

  • Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
  • Data: 18/12/2023
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  • Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por foco demonstrar de que forma a gamificação pode ser um como mecanismo favorável ao ensino pragmático do gênero textual conto, via a aplicação de um produto educacional, que motive o processo ensino-aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 42 alunos, de ambos os sexos, integrantes de duas turmas do 8º ano, sendo uma pertencente ao âmbito público de ensino (Vigia/PA) e outra do ensino privado (Belém/PA). O estudo, norteado pela questão “O game, como recurso digital de ensino, funcionará como ferramenta viável para a compreensão dos alunos sobre as nuances da língua materna?”, foi subsidiado por teóricos como Kapp (2012), Schlemmer (2014), Marcuschi (2008), que dentre outros contribuíram, de forma significativa, para a abordagem deste trabalho. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e uso da observação direta participante como técnica de coleta de dados. Abrangeu como fases, o planejamento, a observação do lócus da pesquisa, a construção e aplicação do produto educacional, a análise dos dados obtidos nas fases de observação e aplicação e a validação dos resultados

14
  • MALU ELMA GOMES DIAS
  • As metodologias ativas mediadas pelas NTIC’s

  • Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
  • Data: 19/12/2023
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  • O presente artigo disserta sobre uma pesquisa que objetivou a construção do produto educacional intitulado ‘O gênero textual crônica em um jornada ancestral’, no formato de uma sequência didática, estruturada nos conceitos das metodologias ativas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para a promoção da produção e recepção textual, abordadas  por meio dos multiletramentos e direcionada aos alunos do 8º ano da disciplina de língua portuguesa. Proposta que foi hospedada e originou o site ‘Valorativando: Conexões e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. Para tal estudo, optou-se por realizar       uma pesquisa-ação de abordagem quanti-qualitativa, tendo a ancoragem teórica centrada nas discussões de Antunes(2003), Brasil(2018), Candido(1992), Moran(2018), Rojo(2009), sobre temáticas inerentes ao foco do estudo, o qual incide no ensino do gênero textual crônica por meio da educação ativa e digital  entrelaçada aos multiletramentos. A pesquisa foi norteada pelo questionamento “como minimizar   as dificuldades dos educandos relacionadas à recepção e à produção textual, intensificadas após o período de pandemia da COVID-19?”, e comportou as fases correspondentes ao levantamento do referencial teórico, estabelecimento dos procedimentos metodológicos, planejamento, construção, aplicação e validação do produto educacional. Os resultados da aplicação do produto indicaram que a utilização das metodologias ativas mediadas pelas TDICs na educação  básica, apresenta um norte elucidativo para a transformação competente do caminho de ensino e aprendizagem da língua materna, sendo válida para a proposição da prática de produção e recepção textual integrada aos diversos contextos de uma sociedade multifacetada.

15
  • SHEYLA PANTOJA CARVALHO
  • LETRAMENTOS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

  • Orientador : SAMUEL PEREIRA CAMPOS
  • Data: 19/12/2023
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  • Este trabalho resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi construir um e-book contendo uma sequência didática e com atividades linguísticas voltadas as aulas de Língua Portuguesa, utilizando a contação de história baseada no recontar da obra Romeu e Julieta, de Ruth Rocha. A pesquisa evidencia uma abordagem quanti-qualitativa, envolvendo como participantes, alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental (turma multisseriada) e um professor da escola municipal Antônio Martins da cidade de Moju (PA) em um período de dois meses. Esta pesquisa utiliza como aporte teórico autores que versam sobre a temática das dificuldades dos alunos com o componente curricular de Língua Portuguesa e os fundamentos que remetem o conceito de Letramentos, tais como: Kleiman (1995), Soares (2004); Cosson (2006), assim como a sequência didática: Zabala (1998), dentre outros. Portanto, o professor precisa favorecer um ambiente de aprendizagem evidenciando a contação de história, de forma criativa, colaborativa e lúdica, na qual o aluno possa trocar experiências e aprender com o auxílio da narrativa.

16
  • MARCIA PATRICIA REIS CAVALCANTE GUERREIRO
  • A escrita de memórias dos alunos da EJA

  • Orientador : MARIA DO PERPETUO SOCORRO PEREIRA CARDOSO
  • Data: 20/12/2023
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  • O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional visando contribuir para a melhoria do ensino de língua Portuguesa na educação básica. A pesquisa do tipo descritiva, com a abordagem quanti-qualitativa teve como sujeitos alunos da quarta etapa da EJA noturno, e foi balizada pelas ideias de teóricos como: Cosson, Ferrarezi ; Holanda , Halbwachs.

    . Teve como problemática o ensino de Língua Portuguesa e para tanto, foi norteada pela seguinte questão: será que o uso e a aplicabilidade de uma sequência didática intitulada; letras e memórias, contribuirá para o desenvolvimento da escrita dos alunos da EJA? A pesquisa foi desenvolvida em um período de seis meses, em que contebplou-se o planejamento, observação, analise dos dados obtidos na observação, a construção, a aplicação, e validação dos dados. Pode-se perceber um grande empenho por parte dos alunos e professor envolvido na pesquisa. Desse modo, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura de textos literários e da escrita para a escola, ou seja, a pesquisa foi realizada com o intuito de mostrar a comunidade escolar o quanto nossos alunos da EJA, os menos favorecidos, são capazes que desenvolver um trabalho de escrita com grande valor pessoal e também escolar.

17
  • BIANCA SOCORRO SALOMÃO SANTIAGO
  • O FEMININO NA LITERATURA: USO DE VIDEOARTES NAS PRÁTICAS ESCOLARES

  • Orientador : RAPHAEL BESSA FERREIRA
  • Data: 21/12/2023
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  • O presente artigo tem por objetivo geral a apresentação de uma sequência didática, acerca da
    utilização de videoartes como instrumento de ensino, a partir da literatura feminina. A proposta
    pedagógica é direcionada para a 3ª série do Ensino Médio (EM), e foi aplicada em uma
    instituição educacional pública estadual da cidade de Marituba-PA, a fim de complementar as
    práticas do professor de Literatura frente aos avanços da pós-modernidade com o letramento
    literário, a multimodalidade e a multissemiose. Trata-se de uma pesquisa do tipo ação com
    abordagem qualitativa, subsidiada pelas ideias dos autores Schneuwly e Dolz (2010), Eagleton
    (1997), Lobo (1998), Bakhtin (1997), Perrone-moisés (2016), Martins (1986), entre outros,
    norteada pela questão “Será que o uso e aplicabilidade de vídeo arte melhoraria o ensino de
    literatura na educação básica?”. Os resultados do trabalho comprovaram a interação por parte
    dos discentes ao explorar aspectos referentes à interpretação, à reflexão crítica e ao uso das
    novas tecnologias. Logo, o uso de videoartes mostra-se promissor ao processo de ensinoaprendizagem
    de Literatura.

18
  • JOÃO JORGE PEREIRA DOS REIS
  • WEBJORNAL NA LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : ANTONIA ZELINA NEGRAO DE OLIVEIRA
  • Data: 21/12/2023
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  • : O objetivo deste estudo é abordar do webjornal como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, objetivando desenvolver habilidades de leitura e de produção textual dos alunos. A metodologia adotada foi quanti-qualitativa, utilizando um questionário etnográfico aplicado a trinta e dois estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual Avertano Rocha, em Belém (PA). As abordagens teóricas fundamentam-se nas contribuições de Rojo (2012), Martins (2022) e Ribeiro (2016), que enfatizam a importância de novas práticas de multiletramentos e a integração de dispositivos móveis no processo educacional. O produto educacional consistiu no desenvolvimento e aplicação de um webjornal por meio de uma oficina estruturada em seis etapas, complementada pela produção de um e-book, abordando temas como oralidade, ensino, webjornal e produção textual. Os resultados demonstram as preferências dos alunos por diferentes meios de comunicação e sugerem a eficácia do webjornal em engajar os estudantes e aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e análise crítica. Conclui-se que o webjornal é uma ferramenta dinâmica e eficaz no ensino de Língua Portuguesa, promovendo o engajamento dos alunos na produção do jornal escolar online.

19
  • JOÃO VICTOR SOUZA CAMPOS
  • ERA UMA VEZ OUTRA VEZ...

  • Orientador : RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES BASTOS
  • Data: 21/12/2023
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  • Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional tendo por foco o ensino da literatura. A pesquisa foi do tipo explicativa, com abordagem quanti-qualitativa subsidiada pelas ideias de autores como, Cosson (2021), Zilberman (2012), Abramovich (1997), Coelho (1987), dentre outros e norteada pela questão “será que o uso da sequência didática contribuirá para a melhoria do desenvolvimento do letramento literário?”. A pesquisa teve como lócus a Escola de Ensino Fundamental “Santa Teresinha” localizada no município de Castanhal-PA e como sujeitos os alunos 6º ano do Ensino Fundamental; abrangeu fases como: planejamento, observação do lócus da pesquisa, construção e aplicação do Produto Educacional, análises dos dados obtidos nas fases de observação e aplicação e validação dos resultados.

20
  • LUCIA TAINAN ARAUJO MORAES
  • GAMIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
  • Data: 21/12/2023
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  • Este artigo descreve os resultados de pesquisa realizada no âmbito da Educação
    Básica com ênfase na gamificação da leitura de textos literários. A investigação foi
    conduzida dentro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa
    e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), na Universidade do Estado do Pará
    (UEPA). A motivação para a pesquisa surgiu da constatação tanto de dificuldades
    dos alunos para lerem textos literários quanto da falta de interesse dos mesmos pela
    leitura. Na tentativa de minimizar o problema, desenvolvemos um Produto
    Educacional com o objetivo de, a partir da prática da leitura literária, tornar mais
    prazerosas as aulas sobre gêneros textuais. A pesquisa envolveu dezessete alunos
    do oitavo ano do Ensino Fundamental II regularmente matriculados em uma
    instituição de ensino da rede privada na cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil. A
    instituição em questão oferecia recursos como biblioteca e equipamentos
    tecnológicos, os quais foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. O
    produto elaborado consiste em um jogo digital caracterizado pela articulação entre
    diferentes linguagens artísticas (música, imagem e a própria literatura) no processo
    de leitura literária, e é derivado da seguinte questão norteadora: como estimular
    alunos do Ensino Básico, especificamente os do Ensino Fundamental II, a lerem
    textos literários? No sentido de responder a esta pergunta, realizamos um conjunto
    de procedimentos, incluindo observação do ambiente escolar (diagnóstico de
    realidade), construção do produto educacional, aplicação desse produto em sala de
    aula, análise de dados após aplicação e validação do produto. Com base nos
    resultados da aplicação do produto, entendemos que, neste particular investigativo,
    a presença do lúdico não apenas favoreceu o desenvolvimento de habilidades de
    leitura dos alunos, mas também lhes despertou interesse e pela literatura, de modo
    geral. A abordagem da gamificação parece-nos oferecer ambiente dinâmico de
    ensino-aprendizagem e vivência literárias, indo além da mera transmissão de
    conhecimento ao promover autonomia, colaboração e criatividade entre os
    estudantes.

21
  • NUBIA SILVA FERREIRA
  • “VOU TE CONTAR”

  • Orientador : MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO
  • Data: 21/12/2023
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  • Este artigo: Vou te contar apresenta os resultados de uma pesquisa ação, com abordagem qualitativa que objetivou a construção de um produto educacional “Vou te contar: as histórias mais inusitadas do mundo literário”, trata-se de um site com contação de histórias do gênero conto no formato de podcast e com foco no ensino de literatura para alunos do 6°ano do ensino fundamental. A pesquisa foi subsidiada pelas ideias de autores como Lajolo (2002), Silva; Almeida, Santos e Angelis (2017), Paul Zumthor (1993), Darton (1986), Rojo (2012) e Rojo (2017) e norteada pela questão: será que o uso de um site com foco na contação de história em podcast pode contribuir para o incentivo da leitura e interpretação de textos literários na sala de aula? Fez parte da pesquisa etapas de planejamento, observação do seu lócus, construção do produto educacional e a aplicabilidade do produto educacional, análise dos dados obtidos nas etapas de observação, aplicação e validação dos resultados.

22
  • RAFAELA CARDOSO MARQUES
  • LENDAS AMAZÔNICAS: A CADA CONTO SE AUMENTA UM PONTO

     

  • Orientador : ROSANA SIQUEIRA DE CARVALHO DO VALE
  • Data: 21/12/2023
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  • O presente artigo tem o objetivo de apresentar a construção de um produto educacional visando contribuir para melhoria do ensino de língua portuguesa na educação básica, foi subsidiada pelas ideias de teóricos como Kleiman(2002, 2004, 2007), Loureiro (1995), Freire (1981) e outros. A pesquisa do tipo explicativa, com abordagem qualitativa, sendo realizada a etapa da pesquisa bibliográfica e de campo. O trabalho foi desenvolvidoem uma escola pública estadual e teve como sujeitos os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, momentos que contemplaram o planejamento, observação, análise dos dados obtidos na observação, construção, aplicação, análises dos dados obtidos na aplicação e validação dos dados. Constatou-se que o uso de lendas regionais e locais se constitui em uma importante ferramenta para incentivar a leitura e para se compreender a formação e a valorização da cultura amazônica na escola.

2022
Dissertações
1
  • ISAIAS LIMA SILVA

  • CONTOS DE MARIA LÚCIA MEDEIROS EM FORMA DE CARTILHA DIGITAL ILUSTRADA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES


  • Data: 06/01/2022
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  • Este trabalho faz uma abordagem do uso dos contos Horizonte Silencioso e Marcel, de Maria Lúcia Medeiros em forma cartilha digital como processo de formação de leitores. O mesmo tem como objetivo analisar a importância do uso desta cartilha digital ilustrada como auxílio na formação de leitores em uma turma do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlito Maia, que fica localizada no Acampamento Dalcídio Jurandir em Eldorado dos Carajás, Pará. A cartilha digital foi feita a partir da ilustração dos contos Horizonte Silencioso e Marcel, a mesma é o produto gerado da pesquisa, denominada “Contos de Lucinha” , que foi aplicada na referida turma, da escola mencionada durante o período de um mês. que logo após essa aplicação os alunos envolvidos responderam os
    questionários que serviram de base para a constatação dos dados inseridos neste trabalho.

2
  • DAROÊS JOSÉ BORGES DA SILVA JÚNIOR
  • Cogitare: Um site de inspiração fruitivo-literária

  • Orientador : MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO
  • Data: 01/12/2022
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  • O trabalho faz um estudo de aplicação sobre um site na área de literatura.

3
  • WANNE KAROLINNE SOUZA DE MIRANDA
  • “WWW.MULTILETRAMENTOS: o uso da multimodalidade no aperfeiçoamento da produção escrita em Língua Portuguesa”

  • Orientador : SAMUEL PEREIRA CAMPOS
  • Data: 09/12/2022
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  • “O ensino de Língua Portuguesa tem se tornado cada vez mais desafiador, tendo em vista as mudanças pelas quais a sociedade constantemente passa e o fato de se estar cada vez mais imerso em um contexto tecnológico e digital que tem interferido na forma de se comunicar, interagir, escrever e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho aborda os resultados da pesquisa intitulada “Multiletramentos e produção escrita” que teve como objetivo principal desenvolver um Produto Educacional que pudesse contribuir com a escrita dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá. Dentre outros autores que subsidiaram este estudo, estão Britto (2007), Mendonça (2006), Soares (2000), Kleiman (1995), Street (2003), Duboc (2012), Rojo (2013), Rojo e Moura (2012) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). A pesquisa foi de natureza aplicada, com a análise dos dados de forma qualitativa e utilizando a metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2008). Os resultados desta pesquisa permitiram a criação de um Site Educacional para a organização de um minicurso sobre produção escrita, a partir do estudo do gênero textual propaganda e dos conceitos que caracterizam os multiletramentos

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  • DAYANNA ROBERTA COSTA DA ROCHA
  • O GÊNERO DISCURSIVO MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A MULTIMODALIDADE E A MULTISSEMIOSE INTENSIFICADAS PELAS TDICs

  • Orientador : JOSE ROBERTO ALVES DA SILVA
  • Data: 29/12/2022
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  • O presente trabalho é fruto de uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo do estudo é apresentar uma proposta de sequência didática, acerca da leitura, análise e, principalmente, construção do gênero textual meme, a partir de temas sociopolíticos contemporâneos. A dinâmica volta-se para a 3ª série do Ensino Médio (EM), em uma instituição educacional pública de Marituba-PA, a fim de complementar as práticas do professor de Língua Portuguesa frente aos avanços da pós-modernidade com o letramento digital, os multiletramentos, assim como as multissemioses. Para embasar tal aplicação, citam-se Irandé Antunes (2003); Luís Antônio Marcuschi (2009); Mikhail Bakhtin (1981 e 1992); Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012 e 2019); Ana Elisa Ribeiro (2016), entre outros. Os resultados comprovam a versatilidade do gênero textual meme ao explorar aspectos referentes à interpretação, à reflexão crítica e à intertextualidade, assim como facilitador no que tange à abordagem metalinguística. Logo, o gênero mostra-se promissor ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Materna.

     

2021
Dissertações
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  • BRUNA DA COSTA LUZ
  •      “VAMOS TODOS CIRANDAR”:  O POETRIX EM UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
  • Data: 13/12/2021
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  • O presente artigo sistematiza proposta de letramento literário para uma turma de Ensino Médio. Abrange como objeto de estudo o poetrix, um gênero poético surgido no final dos anos 1990 que ganhou visibilidade com a ascenção das  reders sociais. Fundamenta-se em autores que  traçam o perfil do público do Ensino Médio e relações com o ensino de literatura – John Palfrey e Urs Gasser (2011), Lajolo (2006) e Rezende (2013), Soares (2009), Rojo (2009), Cosson (2014), bem como em Barzeman (2021) e Bakhtin (2016) que tratam da escrita literária. O método consiste na pesquisa-ação, considerando o intento de mudança de realidade por meio de intervenção amparada no modelo de sequência didática sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa da qual se origina este texto leva em conta diagnóstico de contexto no âmbito do qual o texto literário é utilizado não como caminho de entendimento da literatura por ela mesma, incluindo o desenvolvimento de escrita e leitura, mas sim, apenas, como suporte para uma história da literatura. Lança-se mão, na sequência didática, do gênero poetrix, imaginado como possibilidade de exercício da escrita, a curto prazo e sob mediação tecnológica, de maneira a estimular o contato de alunos com a poesia e contribuir para os seus processos de letramento literário.

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  • EVA PEREIRA RIBEIRO
  •         LITERATURA REGIONAL E ENSINO: LEITURA E ESCRITA DE MICROCONTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
  • Data: 13/12/2021
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  • A pesquisa que deu origem a este artigo objetiva corroborar a formação do aluno-leitor a partir da aplicação de uma sequência didática a alunos do Ensino Médio abrangendo a temática da literatura regional. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfico-documental, além da intervenção em si.  O referencial teórico versa sobre o tema do regionalismo, incluindo o regionalismo na literatura, bem como sobre o (sub) gênero microconto e fundamentação acerca da sequência didática. Abrange autores tais como Galvão, Silva (2017), Arendt (2015), Carvalho (2016) e Cosson (2020). Na coleta de dados utilizamos entrevistas semiabertas com professores de literatura, assim como questionários com os discentes. A partir de dados obtidos, desde um diagnóstico de contexto até os resultados da sequência didática, compreendemos que a literatura regional, não raramente ausente ou secundarizada dos/nos conteúdos de Literatura, serviria como canal de interesse do aluno pela leitura, tendo em vista que os seus próprios culturais poderiam ser reconhecidos, a partir das obras trabalhadas, dentro de um plano de afirmação e valorização identitária. A sequência didática, que é o produto de nossa investigação, foi pensada com base no (sub) gênero microconto, conforme já mencionado, e a partir da obra do escritor regionalista Haroldo Maranhão.

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  • ANDREIA CRISTINA DA SILVA COSTA
  • O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS: UM RELATO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DO FUNDAMENTAL II

  • Orientador : MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
  • Data: 14/12/2021
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  • O processo de aprendizagem escolar de alunos surdos requer a utilização de variados métodos que o ajudarão na inserção na cultura surda e, principalmente no acesso a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua natural de pessoas surdas. Nesse contexto a pedagogia visual tem se mostrando relevante quando adaptada para o ensino e a aprendizagem do aprendiz surdo, afinal, a imagem está cada vez mais presente no processo de comunicação social. Assim, a questão central que motivou a realização dessa pesquisa foi saber: Que dificuldades os professores enfrentam ao ensinar Língua Portuguesa para estudantes surdos? A partir da indagação este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um diagnóstico referente às dificuldades vivenciadas por professores de escolas públicas, quanto ao ensino de Língua Portuguesa em turmas regulares frequentadas por estudantes surdos. Para a realização do diagnóstico, em 2021 escutamos uma amostra de 06 professores de escolas públicas do fundamental II que trabalham ou trabalharam com alunos surdos nos últimos quatro anos. Os docentes foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas por celular e pelo meet, no qual buscamos informações sobre como ocorria o processo de ensino voltado para alunos surdos e também saber se os professores conheciam e utilizavam pressupostos da pedagogia visual. As análises das entrevistas indicaram muitas dificuldades dos docentes em ensinar Língua Portuguesa para estudantes surdos, assim como revelou o desconhecimento do que é a pedagogia visual para a maioria dos professores. Concluímos que há necessidade de mais investimento na contratação de tradutores de LIBRAS, assim como na formação continuada voltada para a aprendizagem de LIBRAS e metodologias de ensino de Língua Portuguesa, para que de posse desse conhecimento eles possam se comunicar e ensinar melhor a Língua Portuguesa para estudantes surdos. Também há necessidade de maior divulgação sobre a pedagogia visual e como ela pode ajudar no ensino de pessoas surdas. Diante dos resultados do estudo legitimamos nosso interesse em produzir um produto educacional no formato de uma cartilha digital/bilíngue embasada nos pressupostos da pedagogia visual (PV), que será confeccionada com a finalidade de auxiliar professores de língua portuguesa do ensino fundamental no processo de ensino dos alunos surdos.

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  • AURILENE AMARAL SOUSA
  • GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DO INFINITIVO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : ANA KELY MARTINS DA SILVA
  • Data: 14/12/2021
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  • O presente artigo apresenta resultados de um trabalho sobre o tratamento pedagógico do Infinitivo e a viabilidade de um guia didático voltado para os professores de português do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em torno da problemática “como os professores do Ensino Médio avaliam/validam a viabilidade de um guia prático para o ensino do Infinitivo no Ensino Médio?”, com o propósito de analisar a viabilidade de uma proposta didática para o ensino do Infinitivo sob a validação de professores de Português do Ensino Médio; descrever os contextos de uso do Infinitivo na escrita de alunos do terceiro ano do Ensino Médio; produzir um guia didático voltado para o ensino da forma infinitiva do verbo e a obter a avaliação/validação do guia para o ensino do Infinitivo por professores de Português. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por autores como Maurer Junior (1968), Canever (2017), Bortoni-Ricardo (2004), Franchi (2006), dentre outros, e pesquisa de campo que envolveu um levantamento das ocorrências do Infinitivo, aplicação de questionários para professores por meio do Google Forms, produção de um guia didático para o ensino do Infinitivo e validação do guia por meio de um grupo focal (Google Meet) e de um questionário pelo Google Forms. Entre os principais resultados constatou-se a presença frequente do apagamento do /r/ e da hipercorreção, a necessidade de recursos didáticos voltados para o Infinitivo e a validação do guia pelos professores. E como conclusão, o Guia Didático apresentou resultados satisfatórios, visto que foi validado pelos professores com ênfase à necessidade de abordagem do tema não apenas no Ensino Médio, mas em todas as etapas de ensino, por sua relevância e dificuldade dos estudantes quando se trata do Infinitivo.

     

5
  • FÁBIO SERGIO FREIRE RAMOS
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    ORALIDADE E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS: O TRABALHO COM PODCAST NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : VALÉRIA CRÍSTIAN SOARES RAMOS DA SILVA
  • Data: 14/12/2021
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  • A prática da oralidade no processo de letramento escolar, infelizmente, é pouco valorizada em relação à escrita por conta da própria tradição escolar bancária que privilegiou ao longo dos séculos o escrito, deixando a oralidade em segundo plano, ou até mesmo ausente em sala de aula como instrumento de aprendizagem. A partir dessa contradição no ensino, o trabalho tem o objetivo de produzir conhecimentos em forma de um produto educativo a partir da oralidade como prática social no formato de podcast para o ensino e aprendizagem da Língua portuguesa que visa o fortalecimento das construções identitárias por meio das narrativas orais. Amparamo-nos em Ong (1982), Marcushi (2008), Botelho (2012), para abordarmos a oralidade, Soares (2012) para o letramento, Dolz e Schneuwly (2004) para gêneros orais, Bunzen (2011), Malerba (2017) em relação a oralidade nos documentos oficiais, Giddens (2002), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007), Castells (2008), Woodward (2014), Haal (2020) no que tange a discussão teórica sobre construção da identidade e Kischinhevsky (2016), Medeiros (2005) para o podcast. A metodologia teve uma abordagem mista, uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. A técnica escolhida para a coleta de dados foi o questionário por meio do google forms. O resultado da pesquisa possibilitou a construção do produto – oficina – para elaboração do produto final – podcast. Este produto servirá de subsídio para os professores trabalharem com a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no E. M. Nesse sentido, a pesquisa apresenta uma contribuição para o ensino da oralidade na educação básica e traz o produto educativo com o propósito de fazer o aluno produzir textos pertencentes ao gênero podcast e refletir sobre suas tradições orais e suas narrativas identitárias, considerando-se as práticas sociais em que surgem, se difundem e se perpetuam.

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  • JESUALDO MONTEIRO DA PAZ
  • USO DE VÍDEOS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : JOSE ROBERTO ALVES DA SILVA
  • Data: 14/12/2021
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  • A pesquisa relaciona teoria e prática dos saberes entre professor e alunos com foco na produção dos vídeos digitais de assuntos relacionados à prova Brasil de Língua Portuguesa aos multiletramentos das novas mídias digitais. A abordagem quali-quantitativa de 14 discentes do 9° ano da escola municipal José Salomão Solon. Houve a coleta de dados de modo presencial nos meses de novembro e dezembro de 2020. De modo virtual pelo WhatsApp e Google formulário em 2021, no intuito de averiguar a assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

7
  • TISA CARDOSO FERREIRA
  • MINICONTISTAS - UMA PROPOSTA EM SALA MULTIMÍDIA WHATSAPP Desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia

  • Orientador : RAPHAEL BESSA FERREIRA
  • Data: 14/12/2021
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  • O contexto atual pandêmico (2020-2021) trouxe a experimentação das múltiplas possibilidades da escrita criativa, com os avanços teóricos, metodológicos e tecnológicos. Configurando-se, neste sentido, um novo quadro para refletir o ensino e aprendizagem da literatura. Entendemos, pois, que esse contexto se mostrou favorável para a construção de uma proposta de formato metodológico contrário da ordem tradicional do ensino de literatura: leitura e depois escrita. Para tanto, realizamos estudos de diversos autores, como: Carla Coscarelli (2016); Chartier (2002); Marcelo Buzato (2006a; 2006b); Mikhail Bakhtin (2013); Perrone-Moisés (2016); Pierre Lévy (2010); e Roxane Rojo e Moura (2019), que nos ajudaram amadurecer a ideia de aprender literatura usando a escrita criativa e tecnologia. A proposta didática realizada em sala multimídia WhatsApp contribuiu para experimentação literária através da prática da escrita de minicontos infográficos e montagem de um ebook como produção literária. Os resultados, entretanto, assinalaram que a sequência didática, com base no letramento digital e literário, não demonstrou efeito quanto à percepção da linguagem estética literária e, mais ainda, indicou a necessidade de uma prática textual que vai além do conhecimento mecânico de metodologias e técnicas de ensino de literatura.  

8
  • EDILENE FURTADO DA COSTA
  • Letramento: Uma abordagem Intercultural para o ensino de Português

  • Orientador : ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
  • Data: 15/12/2021
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  • O trabalho aqui apresentado traz uma abordagem intercultural para o letramento, assim apresenta como objetivo principal uma proposta de inserção de conteúdos da cultura indígena amazônica com vistas ao cumprimento da Lei 11.645/08, oportunizando aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio o acesso a uma abordagem de letramento intercultural. Na intenção de alcançar o objetivo também traz o que está disposto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) com relação à diversidade, interculturalidade e saberes tradicionais. Apresenta uma discussão sobre interculturalidade crítica alçada por Walsh (2009). Estabelece o que alcançar especificamente ao propor estratégias e procedimentos específicos e diferenciados para trabalhar oralidade, leitura e escritura, partindo de situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de textos de autoria indígena, de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e disponibilizar um caderno de orientações didático-pedagógicas, que será formatado em e-book, para incentivar professores a realizarem atividades de língua portuguesa com vistas ao alcance da abordagem de letramento ideológico, defendido por Street em oposição ao letramento autônomo. São os autores que fundamentam teoricamente essa proposta: Antunes (2007); BNCC (2017); Canclini (1998); Dolz, Noveraz, Schneuwly (2004), Freire (1997); Hage (2021); Kessel (2010); Kleiman (2005; 2008; 2014); Lei 11.645 (2008); Geraldi (1991); Luciano (2006); Marcuschi (2002); Moita Lopes (2002); Street (2007); Walsh (2009) . A pesquisa segue a condução metodológica de uma abordagem qualitativa, de tipologia exploratória que investiga se há experiência com a abordagem de textos de vozes indígenas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e propõe a aplicação da abordagem por professores de língua portuguesa. Espera-se como resultado desse trabalho a adesão à proposta de uma abordagem intercultural de letramento e validação do caderno de orientação como material de apoio ao trabalho do professor.

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  • FABIOLA REGINA DAMASCENO DOS SANTOS
  • O erro ortográfico na produção escrita de alunos da Educação Básica

  • Orientador : EDNALVO APOSTOLO CAMPOS
  • Data: 15/12/2021
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  • Erros ortográficos são comuns nos primeiros anos de escolaridade, no entanto, temos observado, enquanto professor de língua portuguesa, que esses erros se estendem para além dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente artigo tem como objetivo discutir a problemática do erro ortográfico na produção textual de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais no município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó (PA) sob o viés do letramento escolar (SOARES, 2004) e da reflexão sobre as práticas de escrita como objetos de avaliação e verificação de erros e, ao mesmo tempo, apresentar o produto de intervenção desenvolvido como atividade obrigatória no âmbito do Metrado Profissional em Letras da UEPA. O objeto da pesquisa foi a análise dos erros ortográficos de uma amostra de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os dados foram coletados de produções escritas em sala durante atividades diversificadas nas aulas de Língua Portuguesa em anos anteriores à pandemia da COVID-19 e fazem parte do acervo da professora. Teóricos como Ferreiro (1985), Antunes (2005), Cagliari (2007), Marcuschi (2008), Roberto (2016) forneceram suporte teórico à pesquisa. Diante disso, voltamos nossa atenção para esses erros ortográficos, procurando compreender quais são as maiores incidências, suas causas principais, que critérios utilizarmos para identificá-los e o que podemos fazer para que nossos alunos superem ou minimizem esses problemas de escrita.

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  • KARLENE FERNANDA MONTEIRO DA SILVA
  • GUIA POÉTICO DE NARRATIVAS

    A voz e a letra na escola

  • Orientador : RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES BASTOS
  • Data: 15/12/2021
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  • Na educação básica, os estudos literários a partir do cânone possuem maior destaque, no entanto, sem negar a importância dessa abordagem, e menos ainda a de seus diversos escritores, é necessário que se compreenda outras formas de literatura em contextos práticos de uso da língua portuguesa e criadores [artistas] à margem do cânone, como as poéticas orais, seus contadores e suas narrativas presentes no meio urbano da Amazônia paraense, mas que podem ser representativos para o estímulo à leitura bem como para a formação do leitor literário na escola. Assim, a partir de observações em sala de aula e estudos de referencial teórico, foi desenvolvido um Guia poético que tem o objetivo de auxiliar o professor a realizar atividades em sala de aula com os alunos, abordando a narrativa oral como principal objeto de estudo, a fim de proporcionar o contato dos alunos com as poéticas orais e, como consequência, contribuir com a formação de leitoras e leitores literários, além de descrever no que consiste o produto educacional Guia poético de narrativas, apresentando o relatório e as considerações a respeito de sua aplicação em sala de aula. 

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  • RAFAEL BITTENCOURT DE LIMA
  • O ‘INSTAGRAM’ COMO INTERFACE EDUCACIONAL PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

     

  • Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
  • Data: 15/12/2021
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  • LIMA, Rafael Bittencourt. O instagram como interface educacional para as práticas da leitura e escrita. Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas – Mestrado Profissional. Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

     

    trabalho objetiva relatar os resultados da pesquisa, cujo foco principal incidiu na criação de um ambiente virtual na rede social Instagram como interface pedagógica no ensino de língua Portuguesa. Foi uma pesquisa do tipo descritiva, de cunho bibliográfico, com abordagem quantitativa e qualitativa permeada de  procedimentos da etnografia e/ou etnografia digital e orientada pelos pressupostos de Severino (2007), Antunes (2002, 2003, 2009), Marcuschi (2010), Moran (2014), Xavier (2011, 2013), Soares (2002), Kleiman (1995) dentre outros. Pesquisa motivada pelo reconhecimento de que, nas últimas décadas, diversos estudos e publicações vêm debatendo questões relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa dentro de novos formatos, tanto que foi norteada pelo questionamento “É possível utilizar a rede social Instagram, como recurso complementar, no desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita?, que caracterizou o trabalho como um estudo voltado para as contribuições dos gêneros digitais, em especial o Instagram. Os resultados alcançados com a aplicação de um questionário constituído de perguntas sobre o uso das TICs e da rede social Instagram no ensino de Língua Portuguesa,  para professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio  subsidiaram a construção e aplicação de uma sequência didática, com o intuito de auxiliar docentes no fazer pedagógico inerente à leitura e a escrita por meio do Instagram, além de uma cartilha pedagógica para o uso da mídia Instagram como ferramenta pedagógica.

     

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  • RODRIGO JOVENTINO RODRIGUES
  • LITERATURA NAS TELAS: O USO DA FERRAMENTA GOOGLE SITES NA FORMAÇÃO DE LEITORES


  • Orientador : RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES BASTOS
  • Data: 15/12/2021
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  • A presente pesquisa se propõe em tecer um diálogo entre a literatura apresentada nas escolas, o processo de formação de leitores e o uso da ferramenta Google Sites no interior da relação de ensino-aprendizagem. Para tal, o trabalho em questão aborda a história das transições que ocorreram entre os primeiros escritos até as telas que cercam o globo. Ainda versa acerca da formação de leitores e o papel docente nesse processo. A pesquisa também se apresenta como um estudo qualitativo e exploratório, já que investiga, através da fala de professores do ensino básico, as dificuldades encontradas para formar leitores, a sua própria relação com a literatura e, por fim, sua familiaridade com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Constatou-se, por meio de entrevistas, que existe a constante necessidade de reinventar o fazer docente, conhecer e dialogar com os novos meios de informação, que cercam a atual geração de alunos, e explorar os suportes tecnológicos na prática de ensino dos educadores. Como produto final, foi criado um site (“Espaço Literatura” – Google Sites) como ferramenta na formação de leitores. Tal produto visa explorar as multimídias disponíveis para a plataforma ao congregar textos literários, textos de apoio, imagens, vídeos, links para outros sites e ainda uma aba específica para a construção conjunta de aluno e professor, e também para socialização e partilha de atividades e produções dos próprios discentes.


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  • TREICY PAMELA CASTRO PEREIRA
  • NAS ENTRELINHAS DA ERA DIGITAL: MULTILETRAMENTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA SALA DE AULA

  • Orientador : MARIA DO PERPETUO SOCORRO PEREIRA CARDOSO
  • Data: 15/12/2021
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  • O presente trabalho surgiu de inquietações acerca de como o espaço escolar está trabalhando os multiletramentos como práticas sociais e discursivas. Temos como objetivo discutir a importância da discursividade e dos multiletramentos para o ensino-aprendizagem. Além de refletir sobre os impactos da pandemia e do ensino remoto para o docente. Utilizamos como recorte teórico-metodológico, os instrumentos propostos pela Análise do Discurso Francesa e as reflexões sobre Multiletramentos presentes em Roxo (2013).  Diante disso, objetivamos também desenvolver um aplicativo que servirá de suporte para o professor, a fim de trazer para a sua rotina maior contato com as ferramentas tecnológicas, aproximando-o da realidade dos discentes e auxiliando-o na prática dos multiletramentos nas aulas de língua materna.

    Palavras-Chave: Docente. Tecnologia. Multiletramentos. Práticas discursivas.

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