|
Dissertações |
|
1
|
-
ANA TELMA MATOS DE ARAÚJO
-
GAMIFICAÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS: Uma proposta para o ensino da literatura na era digital
-
Data: 10/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo integra uma pesquisa produzida para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O trabalho traz como objetivo geral oferecer suporte pedagógico, através dos meios midiáticos, no estudo das narrativas literárias; para subsidiar professores de língua portuguesa e literatura, na modalidade ensino médio da educação básica, de uma escola pública da esfera estadual localizada no Município de Santo Antônio do Tauá-Pa; e tem como propósito compreender, utilizar e ampliar as práticas sociais e culturais das diferentes linguagens. A proposta alia o ensino da literatura aos games interativos. A pesquisa fundamentou-se em estudos das áreas de língua, literatura e tecnologia da informação, principalmente, em Bakhtin (2002), Marcuschi (2008), Perrone-Moisés (2009), Lévy (1999) entre outros. Os resultados obtidos legitimam a necessidade de fazer chegar até a escola a linguagem digital através de um universo hipertextual, vivo, dinâmico e rico em possibilidades de ensino-aprendizagem.
|
|
2
|
-
MARIA JORIELMA OLIVEIRA FURTADO
-
CÍRCULO POÉTICO: A VOZ DA POESIA EM POEMAS NA SALA DE AULA
-
Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
-
Data: 12/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Círculo Poético: a Voz da Poesia em Poemas na Sala de Aula”, que teve como principal objetivo a construção de um Produto Educacional que pudesse contribuir com a pedagogia de professores de Língua Portuguesa no que concerne ao incentivo dos alunos do 9º ano à prática e ao gosto por textos literários por meio de poesias contidas no gênero poema. O trabalho investigativo fundamentou-se nas contribuições de Antunes (2009), Cândido (1995), Cosson (2021, 2021a, 2021b), Lajolo (1993), Pinheiro (2018) e Soares (2001), que subsidiaram o aporte teórico. O método de pesquisa utilizado foi o da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Como resultado da aplicação do Produto Educacional, percebemos que é possível estimular os alunos para o gosto pela leitura literária por meio da prática de leitura de poesias, contribuindo, assim, para uma formação de leitores literários.
|
|
3
|
-
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO
-
BÚSSOLA LITERÁRIA: DOS CAMINHOS DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
-
Data: 12/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa intitulada “Bússola Literária: dos caminhos da leitura literária na Educação Básica.” Consiste em um estudo sobre práticas de leitura literária com alunos do 7º ano, de 2021 a 2022, em uma escola estadual na cidade de Belém-Pa. Parte do seguinte problema: por que há uma baixa frequência de práticas pedagógicas de leitura de textos literários com estudantes do Ensino Fundamental II? O texto busca estabelecer diálogos com ideias trazidas por Candido (2011), Bakhtin (1996; 2017), Bourdieu (1983), Soares (1999; 2004), Geraldi (1984; 1991) e Gadamer (1999), entre outros teóricos. Sustentada pela pesquisa-ação, a investigação em questão gerou, como produto educacional, um caderno com estratégias pedagógicas para o trabalho com leitura literária caracterizado por mediar, dialogicamente, atividades estéticas e de produção de sentidos em aulas de Língua Portuguesa.
|
|
4
|
|
|
5
|
-
IZABELLY REIS LOUREIRO
-
O FEMINICÍDIO NO POEMA NARRATIVO “HISTÓRIA COMPLETA DE SEVERA ROMANA”: UMA UNIDADE DIDÁTICA
-
Orientador : RAPHAEL BESSA FERREIRA
-
Data: 18/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo traz o objetivo geral de apresentar uma proposta de sequência didática como produto do Mestrado Profissional. A atividade, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola particular da cidade de Belém (PA), enseja os objetivos de ler, analisar e produzir o gênero textual poema narrativo, com foco na temática de feminicídio, presente na obra História Completa de Severa Romana (ANÔNIMO, 1996). Como pressupostos que embasam esta prática, citam-se autores das áreas de língua, literatura e produção textual (FIORIN, 2017; BRAIT, 2014; COSSON, 2017, entre outros) e ressalta-se o que documentos e diretrizes nacionais versam sobre as habilidades e competências em torno da produção textual e da transversalidade temática no EF. Os resultados comprovam a imprescindibilidade de um trabalho escolar correlato entre língua, literatura e produção textual, bem como dos benefícios de uma avaliação epilinguística dos textos escritos pelos alunos.
|
|
6
|
-
IVANILZA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
-
Poemas na mídia Podcast: uma proposta para o ensino da oralidade.
-
Orientador : ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
-
Data: 24/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo traz uma relevante discussão sobre o uso das novas mídias na educação e apresenta o gênero podcast para o ensino da oralidade, por meio da apropriação do gênero poema para a produção nas competências orais . Para fundamentar a pesquisa, o fio condutor foi permeado pelos pressupostos teóricos de: BAKTHIN, 2003, MARCUSHI, 2003; 2005; 2010, CARVALHO, 2018, ANTUNES, 2003, BNCC, 2017; 2018, PINHEIRO, 2007, PAZ, 1996 entre outros. O desenvolvimento do projeto de ensino se deu em quatro etapas, com abordagem quantitativa e a pesquisa-ação com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo de coleta de dados iniciou com questionários e a produção textual de poemas, as produções são constituídas de poesias orais, as quais foram registradas em áudio, produzidos pelos discentes para a produção de podcasts, produto educacional final. Os resultados demonstram que agregar novos conhecimentos em relação a inserção das novas tecnologias nas práticas pedagógicas, em especial, do gênero podcast, contribuiu significamente para o desenvolvimento da habilidade oral e suas competências.
|
|
7
|
-
SONIA MARIA CORREA DO AMARAL
-
Oficina Didática para o Ensino Da Variação Linguística
-
Orientador : ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
-
Data: 25/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo objetivou construir um caderno de atividades didático pedagógico para o ensino da variação linguística para turma de 7º (sétimo) ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Igarapé-Miri-Pará. Os colaboradores foram 36 alunos, com idade de 13 anos. O tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação, abordagem qualitativa. Este trabalho foi pautado pelas bases teóricas de: Alkmim (2008), Bagno (2003, 2007a, 2007b), Bortoni-Ricardo (2004), Brasil/BNCC (2018), Faraco (2008, 2002) Zilles e Faraco (2015, 2017) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que os alunos conseguiram desenvolver habilidades de linguagem a partir da oficina desenvolvida em quatro (04) momento no ambiente comunicativo, onde ocorreu momentos de reflexão e compreensão acerca da língua materna dos estudantes, bem como desmistificar conceitos e ideias que favoreçam o pensamento acerca da homogeneidade da língua.
|
|
8
|
-
WALDINETT NASCIMENTO TORRES PENA
-
A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES LINGUÍSTICOS VIA VÍDEOS EDUCATIVOS
-
Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
-
Data: 25/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
PENA, WALDINETT NASCIMENTO TORRES. A Ressignificação dos saberes linguísticos via vídeos educativos. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas – nível Mestrado Profissional- Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, 2022.
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional, consolidado em vídeos educativos, com foco na ressignificação dos saberes linguísticos no contexto educativo, O norteamento dessa pesquisa girou em torno da preocupação de como a utilização de recursos midiáticos, no caso os vídeos, como meios facilitadores da aprendizagem poderiam contribuir para o aprimoramento da competência dos alunos tendo em vista a pré-disposição do sujeito atual a essas ferramentas. A pesquisa exploratória e descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, foi subsidiada pelos princípios teóricos de autores como: Maria Helena de Moura Neves (2008), Irandé Antunes (2007), Dillinger (1991), Coutinho (2011), Traváglia (2005), Faraco (2008), Matos e Silva (2005), entre outros O produto construído foi planejado, construído e aplicado com vistas à validação como uma nova abordagem para o ensino de língua, que induza um reavaliar de visões acerca dele, com um olhar focado na obtenção de resultados produtivos no processo de aprendizagem. Após a coleta dos dados, a construção e aplicação do produto e validação da questão norteadora foi possível observar a importância de um ensino de língua atrelado às habilidades e competências inerentes ao sujeito do hoje, sendo esse nativo digital.
|
|
9
|
-
ALDENORA VENÂNCIO GONÇALVES
-
Vozes encantadas da Amazônia: desvelando práticas de oralidade no ambiente escolar através do PodCast
-
Orientador : EDNALVO APOSTOLO CAMPOS
-
Data: 26/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo aborda os resultados da pesquisa intitulada “Vozes encantadas da Amazônia: desvelando práticas de oralidade no ambiente escolar através do PodCast” desenvolvida em uma escola estadual de ensino médio, situada no município de Igarapé-Miri-Pa. O foco principal deste trabalho incidiu na criação de um produto educacional que fomentasse o desenvolvimento e aprimoramento da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada com abordagem qualitativa, na qual se buscou analisar e refletir sobre a prática docente no que concerne ao ensino-aprendizagem da oralidade no ensino médio. Além disso, através de dados qualitativos, investigou-se as dificuldades dos educandos no que tange ao uso da fala em situações reais de comunicação. Dessa forma, o trabalho está fundamentado nos estudos do campo da linguagem, com destaque a autores como Marcuschi-Paiva (2007), Fávero-Cunha et al (2009), Carvalho-Ferrarezi (2018) e Schneuwly-Dolz et al (2004). Os resultados da pesquisa demonstraram como a ferramenta midiática PodCast potencializa as práticas de oralidade no contexto escolar, a partir do estudo dos gêneros textuais.
|
|
10
|
-
BELLY ELIMY TAVARES HONÓRIO
-
A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE: O DIREITO À LITERATURA E OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DO LEITOR
-
Orientador : RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES BASTOS
-
Data: 31/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo é fruto do trabalho realizado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental na cidade de Ananindeua (PA) e faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A proposta colocada em prática teve como objetivo uma abordagem do ensino de literatura por meio de contos de fadas, resultando na criação de textos multimodais como e-book e podcast pelos alunos, tendo em vista a leitura por prazer dentro e fora do ambiente de sala de aula, bem como a utilização da tecnologia como instrumento para alcançar a finalidade proposta. O trabalho teve aportes teóricos de variados autores que versam sobre Literatura e Formação de leitores, como por exemplo Antônio Cândido (1985) e Rodrigues-Bastos (2013).
|
|
11
|
-
ANTONIO GOMES DA SILVA
-
Navegando nas águas dos poemas: Prática de Leitura e Escrita no Rio Urumajó
-
Orientador : JOSE ROBERTO ALVES DA SILVA
-
Data: 18/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo abordará os resultados da aplicação do produto educacional “Guia Didático de Atividade Epilinguística com Leitura e Escrita de Poemas”, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rosa Athayde, localizada em Augusto Corrêa, estado do Pará. Foram envolvidos os alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II que ainda encontravam dificuldades em ler e escrever textos com coesão e coerência. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: “Como o Gênero Poema e a Atividade Epilinguística ajudará o aluno do ensino fundamental a superar as dificuldades na leitura e na escrita?” A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa com procedimentos metodológicos de pesquisa-ação, subsidiadas pelas teorias de: Kleiman (2011), Franchi (2006), Antunes (2005), Geraldi (2006), Goldstein (2006).
|
|
12
|
-
CHARLENE FERNANDES OLIVEIRA
-
A LEITURA E ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO: UM PERCURSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PELO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO.
-
Orientador : SAMUEL PEREIRA CAMPOS
-
Data: 18/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Há alguns anos as metodologias de estudo veem sendo reduzidas à leitura, exercícios básicos e exposição oral, pesquisas sem técnica têm sido demonstradas, umas separadas das outras, logo há uma necessidade de apresentar elementos metodológicos que ampliem tais procedimentos. Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados da pesquisa que apresentaram os elementos metodológicos para uma formação acadêmica histórico-crítica, com os quais, a partir de uma técnica de leitura, possa-se desenvolver habilidades de elaboração de leitura e pesquisa, enquanto estruturação lógica do discurso científico. Foi uma pesquisa com articulação entre a técnica de leitura analítica (Severino, 2002), a forma de estruturar o raciocínio lógico em língua portuguesa (Garcia, 2000) e os objetivos de uma formação acadêmica histórico-crítica (Saviani, 2003) e o Processo Metodológico Histórico-Crítico de Produção Acadêmica de Maciel e Braga (2008), estes estão ancorados na perspectiva histórico-crítica, é importante ressaltar que a pesquisa teve forte influência desses dois últimos autores, uma vez que eles reestruturam o método. Como motivação a pesquisa também teve uso do texto literário em sala de aula, associada à tecnologia na Sequência Didática cujo conceito os autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) ampliam no trabalho. Nesta pesquisa, obteve-se como resultado a Sequência Didática construída em um E-book: “O texto literário: Percurso da Sequência Didática pelo Método Histórico-Crítico”. Diante disso, volta-se a atenção para o processo histórico-crítico de produção acadêmica, como um processo de formação humana indispensável à sua própria emancipação.
|
|
13
|
-
ELZILENE CARVALHO BRITO
-
Letramento literário na educação básica
-
Data: 18/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa a qual objetivou elucidar a importância da prática do letramento literário na educação básica, por meio da aplicação de um produto educacional. Os sujeitos da pesquisa foram os professores dos anos finais de uma escola privada de Belém/PA. Ao todo, foram 4 professores de cada turma (6º ano ao 9º ano). A pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: “A construção de um caderno literário é um suporte metodológico eficaz à prática do letramento literário?” Esta discussão foi subsidiada pelas ideias de autores como Rildo Cosson (2018), Barbosa, Alonso e Viana (2004) e Regina Zilberman (1991). Este estudo dispõe de uma abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada e teve como instrumento de pesquisa o questionário. As fases da pesquisa perpassaram pelas etapas de planejamento, observação do seu lócus, construção e aplicabilidade do produto educacional, análise dos dados obtidos nas etapas de observação e aplicação e validação dos resultados. Nos resultados, foi expressivo o número de respostas positivas. Esse retorno comprova a significância do Caderno Literário como subsídio metodológico à iniciação do ensino da literatura na educação básica.
|
|
14
|
-
LUANNY ISABELY DA SILVA GONCALVES
-
A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS
-
Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
-
Data: 18/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por foco demonstrar de que forma a gamificação pode ser um como mecanismo favorável ao ensino pragmático do gênero textual conto, via a aplicação de um produto educacional, que motive o processo ensino-aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram 42 alunos, de ambos os sexos, integrantes de duas turmas do 8º ano, sendo uma pertencente ao âmbito público de ensino (Vigia/PA) e outra do ensino privado (Belém/PA). O estudo, norteado pela questão “O game, como recurso digital de ensino, funcionará como ferramenta viável para a compreensão dos alunos sobre as nuances da língua materna?”, foi subsidiado por teóricos como Kapp (2012), Schlemmer (2014), Marcuschi (2008), que dentre outros contribuíram, de forma significativa, para a abordagem deste trabalho. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e uso da observação direta participante como técnica de coleta de dados. Abrangeu como fases, o planejamento, a observação do lócus da pesquisa, a construção e aplicação do produto educacional, a análise dos dados obtidos nas fases de observação e aplicação e a validação dos resultados
|
|
15
|
-
JOYCE RENY DOS SANTOS OLIVEIRA
-
SITE EDUCATIVO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES GRAMATICAIS
-
Orientador : JOSE ROBERTO ALVES DA SILVA
-
Data: 19/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de construir um produto educacional, que teve por foco, o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. A pesquisa de cunho descritivo e explicativa abrangeu como sujeitos, integrantes de uma turma de 5º ano/ Ensino fundamental /anos iniciais do Colégio Alfa. Foi subsidiada pelas ideias dos teóricos Antunes Celso (2013), Antunes Irandé (2003),Moita Lopes (1996),Fonseca (2012) Rojo, R Moura (2012). Com uma abordagem quantiqualitativa, foi norteada pela seguinte questão:o site educativo pode auxiliar na melhoria do processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa? Abrangeu as fases: planejamento, observação do locus da pesquisa, construção e aplicação do produto educacional, análises dos dados obtidos nas fases de observação e aplicação e validação dos resultados.
|
|
16
|
-
MALU ELMA GOMES DIAS
-
As metodologias ativas mediadas pelas NTIC’s
-
Orientador : ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
-
Data: 19/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo disserta sobre uma pesquisa que objetivou a construção do produto educacional intitulado ‘O gênero textual crônica em um jornada ancestral’, no formato de uma sequência didática, estruturada nos conceitos das metodologias ativas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para a promoção da produção e recepção textual, abordadas por meio dos multiletramentos e direcionada aos alunos do 8º ano da disciplina de língua portuguesa. Proposta que foi hospedada e originou o site ‘Valorativando: Conexões e Práticas de Ensino de Língua Portuguesa. Para tal estudo, optou-se por realizar uma pesquisa-ação de abordagem quanti-qualitativa, tendo a ancoragem teórica centrada nas discussões de Antunes(2003), Brasil(2018), Candido(1992), Moran(2018), Rojo(2009), sobre temáticas inerentes ao foco do estudo, o qual incide no ensino do gênero textual crônica por meio da educação ativa e digital entrelaçada aos multiletramentos. A pesquisa foi norteada pelo questionamento “como minimizar as dificuldades dos educandos relacionadas à recepção e à produção textual, intensificadas após o período de pandemia da COVID-19?”, e comportou as fases correspondentes ao levantamento do referencial teórico, estabelecimento dos procedimentos metodológicos, planejamento, construção, aplicação e validação do produto educacional. Os resultados da aplicação do produto indicaram que a utilização das metodologias ativas mediadas pelas TDICs na educação básica, apresenta um norte elucidativo para a transformação competente do caminho de ensino e aprendizagem da língua materna, sendo válida para a proposição da prática de produção e recepção textual integrada aos diversos contextos de uma sociedade multifacetada.
|
|
17
|
-
SHEYLA PANTOJA CARVALHO
-
LETRAMENTOS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
-
Orientador : SAMUEL PEREIRA CAMPOS
-
Data: 19/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi construir um e-book contendo uma sequência didática e com atividades linguísticas voltadas as aulas de Língua Portuguesa, utilizando a contação de história baseada no recontar da obra Romeu e Julieta, de Ruth Rocha. A pesquisa evidencia uma abordagem quanti-qualitativa, envolvendo como participantes, alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental (turma multisseriada) e um professor da escola municipal Antônio Martins da cidade de Moju (PA) em um período de dois meses. Esta pesquisa utiliza como aporte teórico autores que versam sobre a temática das dificuldades dos alunos com o componente curricular de Língua Portuguesa e os fundamentos que remetem o conceito de Letramentos, tais como: Kleiman (1995), Soares (2004); Cosson (2006), assim como a sequência didática: Zabala (1998), dentre outros. Portanto, o professor precisa favorecer um ambiente de aprendizagem evidenciando a contação de história, de forma criativa, colaborativa e lúdica, na qual o aluno possa trocar experiências e aprender com o auxílio da narrativa.
|
|
18
|
-
MARCIA PATRICIA REIS CAVALCANTE GUERREIRO
-
A escrita de memórias dos alunos da EJA
-
Orientador : MARIA DO PERPETUO SOCORRO PEREIRA CARDOSO
-
Data: 20/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional visando contribuir para a melhoria do ensino de língua Portuguesa na educação básica. A pesquisa do tipo descritiva, com a abordagem quanti-qualitativa teve como sujeitos alunos da quarta etapa da EJA noturno, e foi balizada pelas ideias de teóricos como: Cosson, Ferrarezi ; Holanda , Halbwachs.
. Teve como problemática o ensino de Língua Portuguesa e para tanto, foi norteada pela seguinte questão: será que o uso e a aplicabilidade de uma sequência didática intitulada; letras e memórias, contribuirá para o desenvolvimento da escrita dos alunos da EJA? A pesquisa foi desenvolvida em um período de seis meses, em que contebplou-se o planejamento, observação, analise dos dados obtidos na observação, a construção, a aplicação, e validação dos dados. Pode-se perceber um grande empenho por parte dos alunos e professor envolvido na pesquisa. Desse modo, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura de textos literários e da escrita para a escola, ou seja, a pesquisa foi realizada com o intuito de mostrar a comunidade escolar o quanto nossos alunos da EJA, os menos favorecidos, são capazes que desenvolver um trabalho de escrita com grande valor pessoal e também escolar.
|
|
19
|
-
BIANCA SOCORRO SALOMÃO SANTIAGO
-
O FEMININO NA LITERATURA: USO DE VIDEOARTES NAS PRÁTICAS ESCOLARES
-
Orientador : RAPHAEL BESSA FERREIRA
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo tem por objetivo geral a apresentação de uma sequência didática, acerca da utilização de videoartes como instrumento de ensino, a partir da literatura feminina. A proposta pedagógica é direcionada para a 3ª série do Ensino Médio (EM), e foi aplicada em uma instituição educacional pública estadual da cidade de Marituba-PA, a fim de complementar as práticas do professor de Literatura frente aos avanços da pós-modernidade com o letramento literário, a multimodalidade e a multissemiose. Trata-se de uma pesquisa do tipo ação com abordagem qualitativa, subsidiada pelas ideias dos autores Schneuwly e Dolz (2010), Eagleton (1997), Lobo (1998), Bakhtin (1997), Perrone-moisés (2016), Martins (1986), entre outros, norteada pela questão “Será que o uso e aplicabilidade de vídeo arte melhoraria o ensino de literatura na educação básica?”. Os resultados do trabalho comprovaram a interação por parte dos discentes ao explorar aspectos referentes à interpretação, à reflexão crítica e ao uso das novas tecnologias. Logo, o uso de videoartes mostra-se promissor ao processo de ensinoaprendizagem de Literatura.
|
|
20
|
-
JOÃO JORGE PEREIRA DOS REIS
-
WEBJORNAL NA LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : ANTONIA ZELINA NEGRAO DE OLIVEIRA
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
: O objetivo deste estudo é abordar do webjornal como ferramenta pedagógica no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio, objetivando desenvolver habilidades de leitura e de produção textual dos alunos. A metodologia adotada foi quanti-qualitativa, utilizando um questionário etnográfico aplicado a trinta e dois estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual Avertano Rocha, em Belém (PA). As abordagens teóricas fundamentam-se nas contribuições de Rojo (2012), Martins (2022) e Ribeiro (2016), que enfatizam a importância de novas práticas de multiletramentos e a integração de dispositivos móveis no processo educacional. O produto educacional consistiu no desenvolvimento e aplicação de um webjornal por meio de uma oficina estruturada em seis etapas, complementada pela produção de um e-book, abordando temas como oralidade, ensino, webjornal e produção textual. Os resultados demonstram as preferências dos alunos por diferentes meios de comunicação e sugerem a eficácia do webjornal em engajar os estudantes e aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e análise crítica. Conclui-se que o webjornal é uma ferramenta dinâmica e eficaz no ensino de Língua Portuguesa, promovendo o engajamento dos alunos na produção do jornal escolar online.
|
|
21
|
-
JOÃO VICTOR SOUZA CAMPOS
-
ERA UMA VEZ OUTRA VEZ...
-
Orientador : RENILDA DO ROSARIO MOREIRA RODRIGUES BASTOS
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional tendo por foco o ensino da literatura. A pesquisa foi do tipo explicativa, com abordagem quanti-qualitativa subsidiada pelas ideias de autores como, Cosson (2021), Zilberman (2012), Abramovich (1997), Coelho (1987), dentre outros e norteada pela questão “será que o uso da sequência didática contribuirá para a melhoria do desenvolvimento do letramento literário?”. A pesquisa teve como lócus a Escola de Ensino Fundamental “Santa Teresinha” localizada no município de Castanhal-PA e como sujeitos os alunos 6º ano do Ensino Fundamental; abrangeu fases como: planejamento, observação do lócus da pesquisa, construção e aplicação do Produto Educacional, análises dos dados obtidos nas fases de observação e aplicação e validação dos resultados.
|
|
22
|
-
LUCIA TAINAN ARAUJO MORAES
-
GAMIFICAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo descreve os resultados de pesquisa realizada no âmbito da Educação Básica com ênfase na gamificação da leitura de textos literários. A investigação foi conduzida dentro do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A motivação para a pesquisa surgiu da constatação tanto de dificuldades dos alunos para lerem textos literários quanto da falta de interesse dos mesmos pela leitura. Na tentativa de minimizar o problema, desenvolvemos um Produto Educacional com o objetivo de, a partir da prática da leitura literária, tornar mais prazerosas as aulas sobre gêneros textuais. A pesquisa envolveu dezessete alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II regularmente matriculados em uma instituição de ensino da rede privada na cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil. A instituição em questão oferecia recursos como biblioteca e equipamentos tecnológicos, os quais foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. O produto elaborado consiste em um jogo digital caracterizado pela articulação entre diferentes linguagens artísticas (música, imagem e a própria literatura) no processo de leitura literária, e é derivado da seguinte questão norteadora: como estimular alunos do Ensino Básico, especificamente os do Ensino Fundamental II, a lerem textos literários? No sentido de responder a esta pergunta, realizamos um conjunto de procedimentos, incluindo observação do ambiente escolar (diagnóstico de realidade), construção do produto educacional, aplicação desse produto em sala de aula, análise de dados após aplicação e validação do produto. Com base nos resultados da aplicação do produto, entendemos que, neste particular investigativo, a presença do lúdico não apenas favoreceu o desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos, mas também lhes despertou interesse e pela literatura, de modo geral. A abordagem da gamificação parece-nos oferecer ambiente dinâmico de ensino-aprendizagem e vivência literárias, indo além da mera transmissão de conhecimento ao promover autonomia, colaboração e criatividade entre os estudantes.
|
|
23
|
-
NUBIA SILVA FERREIRA
-
“VOU TE CONTAR”
-
Orientador : MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo: Vou te contar apresenta os resultados de uma pesquisa ação, com abordagem qualitativa que objetivou a construção de um produto educacional “Vou te contar: as histórias mais inusitadas do mundo literário”, trata-se de um site com contação de histórias do gênero conto no formato de podcast e com foco no ensino de literatura para alunos do 6°ano do ensino fundamental. A pesquisa foi subsidiada pelas ideias de autores como Lajolo (2002), Silva; Almeida, Santos e Angelis (2017), Paul Zumthor (1993), Darton (1986), Rojo (2012) e Rojo (2017) e norteada pela questão: será que o uso de um site com foco na contação de história em podcast pode contribuir para o incentivo da leitura e interpretação de textos literários na sala de aula? Fez parte da pesquisa etapas de planejamento, observação do seu lócus, construção do produto educacional e a aplicabilidade do produto educacional, análise dos dados obtidos nas etapas de observação, aplicação e validação dos resultados.
|
|
24
|
-
RAFAELA CARDOSO MARQUES
-
LENDAS AMAZÔNICAS: A CADA CONTO SE AUMENTA UM PONTO
-
Orientador : ROSANA SIQUEIRA DE CARVALHO DO VALE
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo tem o objetivo de apresentar a construção de um produto educacional visando contribuir para melhoria do ensino de língua portuguesa na educação básica, foi subsidiada pelas ideias de teóricos como Kleiman(2002, 2004, 2007), Loureiro (1995), Freire (1981) e outros. A pesquisa do tipo explicativa, com abordagem qualitativa, sendo realizada a etapa da pesquisa bibliográfica e de campo. O trabalho foi desenvolvidoem uma escola pública estadual e teve como sujeitos os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, momentos que contemplaram o planejamento, observação, análise dos dados obtidos na observação, construção, aplicação, análises dos dados obtidos na aplicação e validação dos dados. Constatou-se que o uso de lendas regionais e locais se constitui em uma importante ferramenta para incentivar a leitura e para se compreender a formação e a valorização da cultura amazônica na escola.
|
|
25
|
-
GIOVANNA SILVA DA SILVA
-
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O GÊNERO PODCAST NA SALA DE AULA
-
Orientador : RAPHAEL BESSA FERREIRA
-
Data: 22/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo propõe, a partir do gênero digital podcast, uma metodologia para que o professor possa tornar a sala de aula um ambiente propício ao desenvolvimento da oralidade e do aluno. Para a construção desta pesquisa, foram lidos os autores Zilberman e Lajolo (1993), Rojo e Barbosa (2015), Cosson (2018), Costa Val (2006), Primo (2005) e Schneuwly e Dolz (2010). O referencial teórico também é composto pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2018) e pela obra de literatura infantojuvenil Histórias de quem conta histórias (2018), uma coletânea – organizada por Lenice Gomes e Fabiano Moraes – de contos registrados por diferentes contadores, os quais são originados do Brasil, de Portugal e do México. Assim, mediante uma pesquisa bibliográfica com fins a uma pesquisa-ação, buscase a construção de um projeto interventivo. Isso porque, durante as aulas presenciais após o período de ensino remoto, a dificuldade dos discentes em explicar seus respectivos trabalhos acadêmicos e tecer análises sobre seus livros paradidáticos foi notável. Diante disso, defendese que o gênero digital podcast tem potencial pedagógico para auxiliar o estudante a partilhar informações, experiências e impressões, visto que, para a construção de tal, considera-se planejamento, produção e adaptação à situação comunicativa. O projeto foi aplicado em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada no município de Ananindeua, no Pará. Com isso, os alunos aprenderam as características do gênero podcast, refletiram sobre diferentes contextos em que se produzem textos orais e compreenderam as diferenças formais, estilísticas e linguísticas que esses determinam.
|
|