Banca de DEFESA: EVA PEREIRA RIBEIRO

DISCENTE : EVA PEREIRA RIBEIRO
DATA : 13/12/2021
LOCAL: Belém

LITERATURA REGIONAL E ENSINO: LEITURA E ESCRITA DE MICROCONTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensino de Literatura. Literatura Regional. Haroldo Maranhão. Microconto.

A pesquisa que deu origem a este artigo objetiva corroborar a formação do aluno-leitor a partir da aplicação de uma sequência didática a alunos do Ensino Médio abrangendo a temática da literatura regional. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfico-documental, além da intervenção em si.  O referencial teórico versa sobre o tema do regionalismo, incluindo o regionalismo na literatura, bem como sobre o (sub) gênero microconto e fundamentação acerca da sequência didática. Abrange autores tais como Galvão, Silva (2017), Arendt (2015), Carvalho (2016) e Cosson (2020). Na coleta de dados utilizamos entrevistas semiabertas com professores de literatura, assim como questionários com os discentes. A partir de dados obtidos, desde um diagnóstico de contexto até os resultados da sequência didática, compreendemos que a literatura regional, não raramente ausente ou secundarizada dos/nos conteúdos de Literatura, serviria como canal de interesse do aluno pela leitura, tendo em vista que os seus próprios culturais poderiam ser reconhecidos, a partir das obras trabalhadas, dentro de um plano de afirmação e valorização identitária. A sequência didática, que é o produto de nossa investigação, foi pensada com base no (sub) gênero microconto, conforme já mencionado, e a partir da obra do escritor regionalista Haroldo Maranhão.

Presidente - 5886309 - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Interno - 57233037 - RAPHAEL BESSA FERREIRA