“VAMOS TODOS CIRANDAR”: O POETRIX EM UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
literatura; poetrix; letramento literário, Ensino Médio.
O presente artigo sistematiza proposta de letramento literário para uma turma de Ensino Médio. Abrange como objeto de estudo o poetrix, um gênero poético surgido no final dos anos 1990 que ganhou visibilidade com a ascenção das reders sociais. Fundamenta-se em autores que traçam o perfil do público do Ensino Médio e relações com o ensino de literatura – John Palfrey e Urs Gasser (2011), Lajolo (2006) e Rezende (2013), Soares (2009), Rojo (2009), Cosson (2014), bem como em Barzeman (2021) e Bakhtin (2016) que tratam da escrita literária. O método consiste na pesquisa-ação, considerando o intento de mudança de realidade por meio de intervenção amparada no modelo de sequência didática sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa da qual se origina este texto leva em conta diagnóstico de contexto no âmbito do qual o texto literário é utilizado não como caminho de entendimento da literatura por ela mesma, incluindo o desenvolvimento de escrita e leitura, mas sim, apenas, como suporte para uma história da literatura. Lança-se mão, na sequência didática, do gênero poetrix, imaginado como possibilidade de exercício da escrita, a curto prazo e sob mediação tecnológica, de maneira a estimular o contato de alunos com a poesia e contribuir para os seus processos de letramento literário.