Banca de DEFESA: EDILENE FURTADO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILENE FURTADO DA COSTA
DATA : 15/12/2021
HORA: 16:30
LOCAL: Universidade do Estado do Pará
TÍTULO:

Letramento: Uma abordagem Intercultural para o ensino de Português


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento; interculturalidade; textos de vozes indígenas


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O trabalho aqui apresentado traz uma abordagem intercultural para o letramento, assim apresenta como objetivo principal uma proposta de inserção de conteúdos da cultura indígena amazônica com vistas ao cumprimento da Lei 11.645/08, oportunizando aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio o acesso a uma abordagem de letramento intercultural. Na intenção de alcançar o objetivo também traz o que está disposto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) com relação à diversidade, interculturalidade e saberes tradicionais. Apresenta uma discussão sobre interculturalidade crítica alçada por Walsh (2009). Estabelece o que alcançar especificamente ao propor estratégias e procedimentos específicos e diferenciados para trabalhar oralidade, leitura e escritura, partindo de situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de textos de autoria indígena, de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e disponibilizar um caderno de orientações didático-pedagógicas, que será formatado em e-book, para incentivar professores a realizarem atividades de língua portuguesa com vistas ao alcance da abordagem de letramento ideológico, defendido por Street em oposição ao letramento autônomo. São os autores que fundamentam teoricamente essa proposta: Antunes (2007); BNCC (2017); Canclini (1998); Dolz, Noveraz, Schneuwly (2004), Freire (1997); Hage (2021); Kessel (2010); Kleiman (2005; 2008; 2014); Lei 11.645 (2008); Geraldi (1991); Luciano (2006); Marcuschi (2002); Moita Lopes (2002); Street (2007); Walsh (2009) . A pesquisa segue a condução metodológica de uma abordagem qualitativa, de tipologia exploratória que investiga se há experiência com a abordagem de textos de vozes indígenas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio e propõe a aplicação da abordagem por professores de língua portuguesa. Espera-se como resultado desse trabalho a adesão à proposta de uma abordagem intercultural de letramento e validação do caderno de orientação como material de apoio ao trabalho do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
Interno - 57193264 - SAMUEL PEREIRA CAMPOS
Externo à Instituição - LUCIVALDO SILVA DA COSTA - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 10:51
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