Banca de DEFESA: AURILENE AMARAL SOUSA

DATA : 14/12/2021
LOCAL: REMOTO

GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DO INFINITIVO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Ensino. Infinitivo. Produto educacional.

O presente artigo apresenta resultados de um trabalho sobre o tratamento pedagógico do Infinitivo e a viabilidade de um guia didático voltado para os professores de português do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em torno da problemática “como os professores do Ensino Médio avaliam/validam a viabilidade de um guia prático para o ensino do Infinitivo no Ensino Médio?”, com o propósito de analisar a viabilidade de uma proposta didática para o ensino do Infinitivo sob a validação de professores de Português do Ensino Médio; descrever os contextos de uso do Infinitivo na escrita de alunos do terceiro ano do Ensino Médio; produzir um guia didático voltado para o ensino da forma infinitiva do verbo e a obter a avaliação/validação do guia para o ensino do Infinitivo por professores de Português. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por autores como Maurer Junior (1968), Canever (2017), Bortoni-Ricardo (2004), Franchi (2006), dentre outros, e pesquisa de campo que envolveu um levantamento das ocorrências do Infinitivo, aplicação de questionários para professores por meio do Google Forms, produção de um guia didático para o ensino do Infinitivo e validação do guia por meio de um grupo focal (Google Meet) e de um questionário pelo Google Forms. Entre os principais resultados constatou-se a presença frequente do apagamento do /r/ e da hipercorreção, a necessidade de recursos didáticos voltados para o Infinitivo e a validação do guia pelos professores. E como conclusão, o Guia Didático apresentou resultados satisfatórios, visto que foi validado pelos professores com ênfase à necessidade de abordagem do tema não apenas no Ensino Médio, mas em todas as etapas de ensino, por sua relevância e dificuldade dos estudantes quando se trata do Infinitivo.

Presidente - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Interno - 54188840 - EDNALVO APOSTOLO CAMPOS