Banca de DEFESA: RAFAEL BITTENCOURT DE LIMA

DISCENTE : RAFAEL BITTENCOURT DE LIMA
DATA : 15/12/2021

O ‘INSTAGRAM’ COMO INTERFACE EDUCACIONAL PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Letramento digital. Educação a distância. Recurso tecnológico. Gêneros digitais.

LIMA, Rafael Bittencourt. O instagram como interface educacional para as práticas da leitura e escrita. Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas – Mestrado Profissional. Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

trabalho objetiva relatar os resultados da pesquisa, cujo foco principal incidiu na criação de um ambiente virtual na rede social Instagram como interface pedagógica no ensino de língua Portuguesa. Foi uma pesquisa do tipo descritiva, de cunho bibliográfico, com abordagem quantitativa e qualitativa permeada de  procedimentos da etnografia e/ou etnografia digital e orientada pelos pressupostos de Severino (2007), Antunes (2002, 2003, 2009), Marcuschi (2010), Moran (2014), Xavier (2011, 2013), Soares (2002), Kleiman (1995) dentre outros. Pesquisa motivada pelo reconhecimento de que, nas últimas décadas, diversos estudos e publicações vêm debatendo questões relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa dentro de novos formatos, tanto que foi norteada pelo questionamento “É possível utilizar a rede social Instagram, como recurso complementar, no desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita?, que caracterizou o trabalho como um estudo voltado para as contribuições dos gêneros digitais, em especial o Instagram. Os resultados alcançados com a aplicação de um questionário constituído de perguntas sobre o uso das TICs e da rede social Instagram no ensino de Língua Portuguesa,  para professores e alunos da 3ª série do Ensino Médio  subsidiaram a construção e aplicação de uma sequência didática, com o intuito de auxiliar docentes no fazer pedagógico inerente à leitura e a escrita por meio do Instagram, além de uma cartilha pedagógica para o uso da mídia Instagram como ferramenta pedagógica.

Externo ao Programa - 57173790 - CRISTIANE DOMINIQUI VIEIRA BURLAMAQUI
Presidente - 376760 - ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA