Banca de DEFESA: FABIOLA REGINA DAMASCENO DOS SANTOS

DISCENTE : FABIOLA REGINA DAMASCENO DOS SANTOS
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Universidade do Estado do Pará

O erro ortográfico na produção escrita de alunos da Educação Básica

Ensino de Português; Produção de Texto; Erro Ortográfico.

Erros ortográficos são comuns nos primeiros anos de escolaridade, no entanto, temos observado, enquanto professor de língua portuguesa, que esses erros se estendem para além dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente artigo tem como objetivo discutir a problemática do erro ortográfico na produção textual de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais no município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó (PA) sob o viés do letramento escolar (SOARES, 2004) e da reflexão sobre as práticas de escrita como objetos de avaliação e verificação de erros e, ao mesmo tempo, apresentar o produto de intervenção desenvolvido como atividade obrigatória no âmbito do Metrado Profissional em Letras da UEPA. O objeto da pesquisa foi a análise dos erros ortográficos de uma amostra de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os dados foram coletados de produções escritas em sala durante atividades diversificadas nas aulas de Língua Portuguesa em anos anteriores à pandemia da COVID-19 e fazem parte do acervo da professora. Teóricos como Ferreiro (1985), Antunes (2005), Cagliari (2007), Marcuschi (2008), Roberto (2016) forneceram suporte teórico à pesquisa. Diante disso, voltamos nossa atenção para esses erros ortográficos, procurando compreender quais são as maiores incidências, suas causas principais, que critérios utilizarmos para identificá-los e o que podemos fazer para que nossos alunos superem ou minimizem esses problemas de escrita.

Presidente - 54188840 - EDNALVO APOSTOLO CAMPOS
Interno - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO