Banca de DEFESA: TISA CARDOSO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TISA CARDOSO FERREIRA
DATA : 14/12/2021
HORA: 17:00
LOCAL: Google Meet - Remoto Online
TÍTULO:

MINICONTISTAS - UMA PROPOSTA EM SALA MULTIMÍDIA WHATSAPP Desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita criativa. WhatsApp. Miniconto Infográfico. Ensino de Literatura.


PÁGINAS: 24
RESUMO:

O contexto atual pandêmico (2020-2021) trouxe a experimentação das múltiplas possibilidades da escrita criativa, com os avanços teóricos, metodológicos e tecnológicos. Configurando-se, neste sentido, um novo quadro para refletir o ensino e aprendizagem da literatura. Entendemos, pois, que esse contexto se mostrou favorável para a construção de uma proposta de formato metodológico contrário da ordem tradicional do ensino de literatura: leitura e depois escrita. Para tanto, realizamos estudos de diversos autores, como: Carla Coscarelli (2016); Chartier (2002); Marcelo Buzato (2006a; 2006b); Mikhail Bakhtin (2013); Perrone-Moisés (2016); Pierre Lévy (2010); e Roxane Rojo e Moura (2019), que nos ajudaram amadurecer a ideia de aprender literatura usando a escrita criativa e tecnologia. A proposta didática realizada em sala multimídia WhatsApp contribuiu para experimentação literária através da prática da escrita de minicontos infográficos e montagem de um ebook como produção literária. Os resultados, entretanto, assinalaram que a sequência didática, com base no letramento digital e literário, não demonstrou efeito quanto à percepção da linguagem estética literária e, mais ainda, indicou a necessidade de uma prática textual que vai além do conhecimento mecânico de metodologias e técnicas de ensino de literatura.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57233037 - RAPHAEL BESSA FERREIRA
Interno - 5886309 - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE LOPES DE ALMEIDA - UFPA
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 11:59
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1