“VAMOS TODOS CIRANDAR”: O POETRIX EM UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
literatura; poetrix; letramento literário, Ensino Médio.
O presente artigo apresenta pressupostos teóricos e sistematiza proposta de letramento literário para uma turma de Ensino Médio. Abrange como objeto de estudo o poetrix, um gênero poético surgido no final dos anos 1990 que ganhou visibilidade com a ascenção das reders sociais. Trata-se de proposta didática sustentada teoricamente por autores que abordam o perfil do público do Ensino Médio e relações com o ensino de literatura – John Palfrey e Urs Gasser (2011), Lajolo (2006) e Rezende (2013), principalmente –, bem como, no tocante à leitura literária e ao letramento, baseia-se em Iser (1999), Jouve (2002), Soares (2009), Rojo (2009), Cosson (2014) e Bakhtin (2016). A metodologia está centrada na pesquisa-ação, haja vista o desenvolvimento de uma proposta de intervenção baseada (inicialmente) no modelo de sequência didática apresentado por de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa em andamento da qual se origina este texto decorre de um contexto observado e vivenciado na escola (locus da pesquisa) durante as aulas de literatura, contexto esse que diz respeito a forma como o texto literário tem sido tratado em sala de aula, fazendo da aula de literatura uma aula de história da literatura em detrimento da leitura literária. Nesse sentido, a sequência didática desenvolvida em torno do gênero poetrix busca contribuir para o letramento literário trabalhando escrita e leitura do gênero em questão e aprimorando o contato dos alunos com a literatura.