Banca de QUALIFICAÇÃO: TISA CARDOSO FERREIRA

DISCENTE : TISA CARDOSO FERREIRA
DATA : 02/09/2021
LOCAL: Google Meet - Remoto Online

COMO DELIMITAR O PAPEL DA LITERATURA NUMA SOCIEDADE DIGITAL COMO A NOSSA? Desmitificando métodos de ensino com tecnologi

Ensino de Literatura. Contexto atual. WhatsApp. Miniconto Infográfico

Ao longo desta pesquisa, procuramos assinalar alguns aspectos que julgamos pertinentes para o entendimento do dilema ainda enfrentado por todos nós, professores e estudiosos, que é inserir a literatura dentro do espaço escolar. O contexto atual em que estamos inseridos, avanços teóricos, metodológicos e tecnológicos configuram-se enquanto um novo quadro para refletir o ensino com a literatura. Frente a esta realidade ainda em transformação, busca-se o objetivo maior que é assinalar o papel da literatura dentro das tendências contemporâneas de ensino, por meio da leitura e escrita de narrativas curtas, tendo como suporte midiático o WhatsApp. De modo mais específico, os objetivos estarão envolvidos no âmbito da escrita compreendida como prática indispensável as atuações sociais de sujeitos leitores. O resultado das produções dos alunos demonstram um estilo próprio, uma tendência comum entre eles, e que foge ao gênero miniconto em sua acepção. Observou-se que as produções textuais não apresentam o sentido ficcional da narrativa curta e tomam outra forma de representação e percepção da arte literária, muito próximo do complexo jogo de perguntas e respostas.

Interno - 5886309 - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE LOPES DE ALMEIDA - UFPA