Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA CARDOSO MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA CARDOSO MARQUES
DATA : 28/11/2024
LOCAL: CCSE

LENDAS AMAZÔNICAS: A CADA CONTO SE AUMENTA UM PONTO

Leitura. Lendas Amazônicas. Interpretações.

O presente artigo tem o objetivo de apresentar a construção de um produto educacional visando contribuir para melhoria do ensino de língua portuguesa na educação básica, foi subsidiada pelas ideias de teóricos como Kleiman(2002, 2004, 2007), Loureiro (1995), Freire (1981) e outros. A pesquisa do tipo explicativa, com abordagem qualitativa, sendo realizada a etapa da pesquisa bibliográfica e de campo. O trabalho foi desenvolvidoem uma escola pública estadual e teve como sujeitos os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, momentos que contemplaram o planejamento, observação, análise dos dados obtidos na observação, construção, aplicação, análises dos dados obtidos na aplicação e validação dos dados. Constatou-se que o uso de lendas regionais e locais se constitui em uma importante ferramenta para incentivar a leitura e para se compreender a formação e a valorização da cultura amazônica na escola.

Interno - 376760 - ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
Interno - 5058791 - MARIA DO PERPETUO SOCORRO PEREIRA CARDOSO