Atividade Epilinguística: Uma proposta possível com Leitura e Escrita de Poemas no 8º ano do Ensino Fundamental
Guia Didático, Leitura, Escrita, Poemas, Epilinguística.
O presente artigo abordará os resultados da aplicação do produto educacional “Guia Didático de Atividade Epilinguística com Leitura e Escrita de Poemas”, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rosa Athayde, localizada em Augusto Corrêa, estado do Pará. Foram envolvidos os alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II que ainda encontravam dificuldades em ler e escrever textos com coesão e coerência. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: “Como o Gênero Poema e a Atividade Epilinguística ajudará o aluno do ensino fundamental a superar as dificuldades na leitura e na escrita?” A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa com procedimentos metodológicos de pesquisa-ação, subsidiadas pelas teorias de: Kleiman (2011), Franchi (2006), Antunes (2005), Geraldi (2006), Goldstein (2006).