Banca de DEFESA: ALDENORA VENÂNCIO GONÇALVES

DISCENTE : ALDENORA VENÂNCIO GONÇALVES
DATA : 26/01/2023
LOCAL: UEPA

Oralidade; Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais, PodCast.

O presente artigo aborda os resultados da pesquisa intitulada “Vozes encantadas da Amazônia: desvelando práticas de oralidade no ambiente escolar através do PodCast” desenvolvida em uma escola estadual de ensino médio, situada no município de Igarapé-Miri-Pa. O foco principal deste trabalho incidiu na criação de um produto educacional que fomentasse o desenvolvimento e aprimoramento da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada com abordagem qualitativa, na qual se buscou analisar e refletir sobre a prática docente no que concerne ao ensino-aprendizagem da oralidade no ensino médio. Além disso, através de dados qualitativos, investigou-se as dificuldades dos educandos no que tange ao uso da fala em situações reais de comunicação. Dessa forma, o trabalho está fundamentado nos estudos do campo da linguagem, com destaque a autores como Marcuschi-Paiva (2007), Fávero-Cunha et al (2009), Carvalho-Ferrarezi (2018) e Schneuwly-Dolz et al (2004). Os resultados da pesquisa demonstraram como a ferramenta midiática PodCast potencializa as práticas de oralidade no contexto escolar, a partir do estudo dos gêneros textuais.

Presidente - 54188840 - EDNALVO APOSTOLO CAMPOS
Interno - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO