CÍRCULO POÉTICO: A VOZ DA POESIA EM POEMAS NA SALA DE AULA
Leitura Literária. Círculo Poético. Poesia. Poema. Formação do Leitor.
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Círculo Poético: a Voz da Poesia em Poemas na Sala de Aula”, que teve como principal objetivo a construção de um Produto Educacional que pudesse contribuir com a pedagogia de professores de Língua Portuguesa no que concerne ao incentivo dos alunos do 9º ano à prática e ao gosto por textos literários por meio de poesias contidas no gênero poema. O trabalho investigativo fundamentou-se nas contribuições de Antunes (2009), Cândido (1995), Cosson (2021, 2021a, 2021b), Lajolo (1993), Pinheiro (2018) e Soares (2001), que subsidiaram o aporte teórico. O método de pesquisa utilizado foi o da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Como resultado da aplicação do Produto Educacional, percebemos que é possível estimular os alunos para o gosto pela leitura literária por meio da prática de leitura de poesias, contribuindo, assim, para uma formação de leitores literários.