BÚSSOLA LITERÁRIA: DOS CAMINHOS DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ensino; Língua Portuguesa; Leitura literária; Educação Básica; Memórias literárias.
Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa intitulada “Bússola Literária: dos caminhos da leitura literária na Educação Básica.” Consiste em um estudo sobre práticas de leitura literária com alunos do 7º ano, de 2021 a 2022, em uma escola estadual na cidade de Belém-Pa. Parte do seguinte problema: por que há uma baixa frequência de práticas pedagógicas de leitura de textos literários com estudantes do Ensino Fundamental II? O texto busca estabelecer diálogos com ideias trazidas por Candido (2011), Bakhtin (1996; 2017), Bourdieu (1983), Soares (1999; 2004), Geraldi (1984; 1991) e Gadamer (1999), entre outros teóricos. Sustentada pela pesquisa-ação, a investigação em questão gerou, como produto educacional, um caderno com estratégias pedagógicas para o trabalho com leitura literária caracterizado por mediar, dialogicamente, atividades estéticas e de produção de sentidos em aulas de Língua Portuguesa.