A Oralidade nas aulas de Língua Portuguesa (LP): o podcast a ferramenta midiática para aprendizagem e desenvolvimento das competências da fala
oralidade; lingua portuguesa;podcast
O presente artigo traz uma relevante discussão sobre o uso das novas mídias na educação e apresenta o gênero podcast para o ensino da oralidade, por meio da apropriação do gênero poema para a produção nas competências orais . Para fundamentar a pesquisa, o fio condutor foi permeado pelos pressupostos teóricos de: BAKTHIN, 2003, MARCUSHI, 2003; 2005; 2010, CARVALHO, 2018, ANTUNES, 2003, BNCC, 2017; 2018, PINHEIRO, 2007, PAZ, 1996 entre outros. O desenvolvimento do projeto de ensino se deu em quatro etapas, com abordagem quantitativa e a pesquisa-ação com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo de coleta de dados iniciou com questionários e a produção textual de poemas, as produções são constituídas de poesias orais, as quais foram registradas em áudio, produzidos pelos discentes para a produção de podcasts, produto educacional final. Os resultados demonstram que agregar novos conhecimentos em relação a inserção das novas tecnologias nas práticas pedagógicas, em especial, do gênero podcast, contribuiu significamente para o desenvolvimento da habilidade oral e suas competências.