Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDINETT NASCIMENTO TORRES PENA

DISCENTE : WALDINETT NASCIMENTO TORRES PENA
DATA : 06/12/2022

A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES LINGUÍSTICOS VIA VÍDEOS EDUCATIVOS

Ressignificar. Aprendizagem. Recursos Midiáticos.

PENA, WALDINETT NASCIMENTO TORRES. A Ressignificação dos saberes linguísticos via vídeos educativos. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas – nível Mestrado Profissional- Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, 2022.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional, consolidado em vídeos educativos, com foco na ressignificação dos saberes linguísticos no contexto educativo, O norteamento dessa pesquisa girou em torno da preocupação de como a utilização de recursos midiáticos, no caso os vídeos, como meios facilitadores da aprendizagem poderiam contribuir para o aprimoramento da competência dos alunos tendo em vista a pré-disposição do sujeito atual a essas ferramentas. A pesquisa exploratória e descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa, foi subsidiada pelos princípios teóricos de autores como: Maria Helena de Moura Neves (2008), Irandé Antunes (2007), Dillinger (1991), Coutinho (2011), Traváglia (2005), Faraco (2008), Matos e Silva (2005), entre outros  O produto construído foi planejado, construído  e aplicado  com vistas à validação como uma nova abordagem para o ensino de língua, que induza um  reavaliar de visões acerca dele, com um olhar focado na obtenção de resultados produtivos no processo de aprendizagem. Após a coleta dos dados, a construção e aplicação do produto e validação da questão norteadora foi possível observar a importância de um ensino de língua atrelado às habilidades e competências inerentes ao sujeito do hoje, sendo esse nativo digital.

Presidente - 376760 - ELISA MARIA PINHEIRO DE SOUZA
Interno - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO