Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANNA ROBERTA COSTA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANNA ROBERTA COSTA DA ROCHA
DATA : 06/12/2022
HORA: 16:00
LOCAL: BELÉM - REMOTA
TÍTULO:

O GÊNERO DISCURSIVO MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A MULTIMODALIDADE E A MULTISSEMIOSE INTENSIFICADAS PELAS TDICs


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Ensino. Letramento digital. Multiletramentos. Multissemioses. Meme


PÁGINAS: 13
RESUMO:

O presente trabalho é fruto de uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo do estudo é apresentar uma proposta de sequência didática, acerca da leitura, análise e, principalmente, construção do gênero textual meme, a partir de temas sociopolíticos contemporâneos. A dinâmica volta-se para a 3ª série do Ensino Médio (EM), em uma instituição educacional pública de Marituba-PA, a fim de complementar as práticas do professor de Língua Portuguesa frente aos avanços da pós-modernidade com o letramento digital, os multiletramentos, assim como as multissemioses. Para embasar tal aplicação, citam-se Irandé Antunes (2003); Luís Antônio Marcuschi (2009); Mikhail Bakhtin (1981 e 1992); Roxane Rojo e Eduardo Moura (2012 e 2019); Ana Elisa Ribeiro (2016), entre outros. Os resultados comprovam a versatilidade do gênero textual meme ao explorar aspectos referentes à interpretação, à reflexão crítica e à intertextualidade, assim como facilitador no que tange à abordagem metalinguística. Logo, o gênero mostra-se promissor ao processo de ensino-aprendizagem de Língua Materna.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5377579 - JOSE ROBERTO ALVES DA SILVA
Interno - 54188840 - EDNALVO APOSTOLO CAMPOS
Interno - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO
Externo ao Programa - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 08:23
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1