GAMIFICAÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS: Uma proposta para o ensino da literatura na era digital
literatura; games; interatividade; ensino-aprendizagem.
Este estudo integra uma pesquisa produzida para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O trabalho traz como objetivo geral oferecer suporte pedagógico, através dos meios midiáticos, no estudo das narrativas literárias; para subsidiar professores de língua portuguesa e literatura, na modalidade ensino médio da educação básica, de uma escola pública da esfera estadual localizada no Município de Santo Antônio do Tauá-Pa; e tem como propósito compreender, utilizar e ampliar as práticas sociais e culturais das diferentes linguagens. A proposta alia o ensino da literatura aos games interativos. A pesquisa fundamentou-se em estudos das áreas de língua, literatura e tecnologia da informação, principalmente, em Bakhtin (2002), Marcuschi (2008), Perrone-Moisés (2009), Lévy (1999) entre outros. Os resultados obtidos legitimam a necessidade de fazer chegar até a escola a linguagem digital através de um universo hipertextual, vivo, dinâmico e rico em possibilidades de ensino-aprendizagem.