Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JORIELMA OLIVEIRA FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JORIELMA OLIVEIRA FURTADO
DATA : 11/11/2022
LOCAL: CCSE

CÍRCULO POÉTICO: A VOZ DA POESIA EM POEMAS NA SALA DE AULA

Leitura Literária. Círculo Poético. Poesia. Poema. Formação do Leitor.

No contexto escolar, existe a preocupação com a formação de um leitor e, principalmente, de um leitor literário, pelo fato de a literatura ser capaz de proporcionar uma formação mais completa do ser humano, tanto no âmbito pessoal como no social. Entretanto, em muitas escolas, nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental, infelizmente, a prática de leitura literária, que trate a literatura como a arte que é, quase inexiste. Logo, este trabalho consiste em apresentar conclusões iniciais da pesquisa intitulada “Círculo Poético: a Voz da Poesia em Poemas na Sala de Aula”, que teve como principal objetivo a construção de um Produto Educacional que pudesse contribuir com a prática de professores de Língua Portuguesa no que concerne ao incentivo dos alunos do 9º ano à prática e ao gosto por textos literários por meio de poesias contidas no gênero poema. O trabalho contou com as contribuições de Antunes (2009), Cândido (1995), Colomer (2007), Cosson (2021, 2021a, 2021b), Lajolo (1993), Pinheiro (2018) e Soares (2001) que subsidiaram o aporte teórico. O método de pesquisa utilizado foi o da Pesquisa-ação, tipo de pesquisa com base empírica em que pesquisadores e participantes encontram-se de maneira cooperativa ou participativa, com uma abordagem qualitativa. Como resultado da pesquisa criou-se O Guia Didático “Círculo Poético: Hora da Poesia”, a fim de apresentar estratégias que auxiliem o trabalho de professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental no que tange ao incentivo à prática e ao gosto pela Leitura Literária.

Presidente - 5886309 - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Interno - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO