Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO

DATA : 11/11/2022
LOCAL: CCSE

BÚSSOLA LITERÁRIA: DOS CAMINHOS DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Bússola literária; Leitura literária; Estratégias pedagógicas; Educação Básica.

Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa intitulada “Bússola Literária: dos caminhos da leitura literária na Educação Básica” que trata de um estudo em torno das práticas de leitura literária com alunos do 7º ano, entre os anos 2021 e 2022, em uma escola estadual, na cidade de Belém-Pa, e que traz o seguinte problema: “por que há uma baixa frequência de práticas pedagógicas de leitura de textos literários com estudantes do ensino fundamental II?”. Dialogo com os conceitos de Candido (2011), Bakhtin (1996; 2017), Bourdieu (1983), e Gadamer (1999), entre outros teóricos. A investigação tem como metodologia a pesquisa-ação; e como resultado, propõe um produto educacional que se constitui de um caderno com estratégias pedagógicas para o trabalho com a leitura literária nas aulas de Língua portuguesa, configurando-se como prática mobilizadora de uma atividade estética e de produção de sentidos, a partir de uma perspectiva dialógica.

Presidente - 5886309 - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Interno - 57193235 - ELIETE DE JESUS BARARUA SOLANO