Banca de DEFESA: ZILMA ROSANA ACEVEDO OLIVEIRA

DISCENTE : ZILMA ROSANA ACEVEDO OLIVEIRA
DATA : 28/03/2024
LOCAL: UEPA

MATRIZ CURRICULAR INDÍGENA: REFLEXOES SOBRE O CURRÍCULO DIFERENCIADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO

Currículo; Matriz Curricular Indígena; Educação Escolar Indígena.

Falar e pensar educação escolar indígena é complexo, muito mais complexo ainda é efetivar as práticas diferenciadas da educação indígena à educação escolar indígena à uma sistematização de processos de ensino-aprendizagem enraizada a um ensino mecânico, ou seja, partimos do conceito de uma educação homogênea e linear, cujos espaços são sempre a sala de aula padronizada, uniformizada e alinhada. Partindo do pressuposto da educação indígena, os espaços de aprendizagem se fazem em todos os momentos da vida cotidiana, nada muito sistematizado ou rotineiro alinhado ao tempo ou idade cronológica. Ao adotarmos as práticas cotidianas da educação indígena e alinharmos às práticas educativas sistematizadas adequamo-nos à Educação Escolar Indígena, cujos processos formais de ensino estão sendo construídos significativamente de acordo com as necessidades dos povos indígenas, adequando e promovendo o ensino do currículo formal, bem como do currículo diferenciado propostos pelas matrizes curriculares indígenas. Nesta perspectiva nosso trabalho analisa a dialética de discussão da Matriz Curricular Indígena do Estado do Amazonas e as práticas e metodologias de ensino adotadas nas escolas indígenas, bem como os objetos são mensurados e validados dentro duma perspectiva dos modelos de ensino adotados pelas escolas junto às Instituições e sistemas regulamentadores da educação.

Interno - 5657822 - ANTONIA ZELINA NEGRAO DE OLIVEIRA
Presidente - 611.205.452-34 - FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE - UFPA