O ENSINO DA ETNOHISTÓRIA E A MEMÓRIA ANCESTRAL DE MAHYRA-YR NA ESCOLA FRANCISCO MAGNO TEMBÉ – ALDEIA SÃO PEDRO
Etnohistória de Mahyr-Yr, memória ancestral, ensino de história.
Este estudo versa sobre a etnohistória do povo Tembé e busca entender a relação entre o saber histórico do povo Tembé- Tenetehar da Terra Indígena do Alto Rio Guamá-TIARG e a produção desse saber no currículo da educação fundamental O estudo foi realizado por meio de minha autoetnobiografia e das vivências em campo com os coautores desta pesquisa, Félix, Samêa e Yara Tembé, que me possibilitaram mergulhar no mundo de Mahyra e no universo infantil de meu povo. Pude perceber ao longo da pesquisa como a história de contato e as políticas indigenistas tentaram produzir o esquecimento de nossa etnohistória, o que provocou a fragmentação de nossa história e o epistemicídio de nossos saberes ancestrais, negando-nos nosso saber e outras formas de construir as nossas narrativas históricas. Pontuo, por meio de minha pesquisa, que a escola deve ser lugar de resistência e de reativação da memória, de forma que desperte nas crianças e jovens o nosso saber ancestral por meio dos rituais e nosso território, por essa razão, o produto educacional produzido a partir deste estudo se propõe, por meio do ensino de história na Escola do Ensino Fundamental Francisco Magno Tembé do 1º ao 5º ano ensinar os ensinamentos de Mahyr-Yr, para que nossa memória ancestral fortaleça o modo de ser e viver do povo Tembé Tenetahar.