Banca de DEFESA: MAGNO KAMIRAN OLIVEIRA SOUSA TEMB

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAGNO KAMIRAN OLIVEIRA SOUSA TEMB
DATA : 31/01/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual via google meet
TÍTULO:

O ENSINO DA ETNOHISTÓRIA E A MEMÓRIA ANCESTRAL DE MAHYRA-YR NA ESCOLA FRANCISCO MAGNO TEMBÉ – ALDEIA SÃO PEDRO


PALAVRAS-CHAVES:

Etnohistória de Mahyr-Yr, memória ancestral, ensino de história.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Este estudo versa sobre a etnohistória do povo Tembé e busca entender a relação entre o saber histórico do povo Tembé- Tenetehar da Terra Indígena do Alto Rio Guamá-TIARG e a produção desse saber no currículo da educação fundamental O estudo foi realizado por meio de minha autoetnobiografia e das vivências em campo com os coautores desta pesquisa, Félix, Samêa e Yara Tembé, que me possibilitaram mergulhar no mundo de Mahyra e no universo infantil de meu povo. Pude perceber ao longo da pesquisa como a história de contato e as políticas indigenistas tentaram produzir o esquecimento de nossa etnohistória, o que provocou a fragmentação de nossa história e o epistemicídio de nossos saberes ancestrais, negando-nos nosso saber e outras formas de construir as nossas narrativas históricas. Pontuo, por meio de minha pesquisa, que a escola deve ser  lugar de resistência e de reativação da memória, de forma que desperte nas crianças e jovens o nosso saber ancestral por meio dos rituais e nosso território, por essa razão, o produto educacional produzido a partir deste estudo se propõe, por meio do ensino de história na Escola do Ensino Fundamental Francisco Magno Tembé do 1º ao 5º ano ensinar os ensinamentos de Mahyr-Yr, para que nossa memória ancestral fortaleça o modo de ser e viver do povo Tembé Tenetahar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5778239 - ANA LIDIA NAUAR PANTOJA
Interno - 5693314 - AIRTON DOS REIS PEREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ RONDINELLE LIMA COÊLHO - UFPA
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 12:42
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl2.instancia2