Banca de DEFESA: ENIVALDO SARMENTO DOS SANTOS TEMBE

DISCENTE : ENIVALDO SARMENTO DOS SANTOS TEMBE
DATA : 15/01/2024
LOCAL: UEPA - Plataforma Google Meet

EDUCAR PELA IMAGEM: Proposta de construção de Álbum Fotográfico de Ambientes Sociais e suas transformações nas últimas décadas, na aldeia São Pedro, Terra Indígena Alto Rio Guamá.

Álbum Fotográfico; Interculturalidade; Fotografia social; Educação Escolar Indígena. Povo Tembé Tenetehar.

Essa dissertação tem como objetivo levantar e registrar dados, no sentido de fazer uma análise através de fotografias sobre ambientes sociais e culturais no território da aldeia São Pedro. Além disso, as entrevistas com membros da aldeia são fundamentais na análise dos ambientes ao fazer a comparação entre fotografias de temporalidades diferentes, a fim de entender as transformações sociais de ambientes existentes na aldeia, localizada na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no município de Santa Luzia do Pará. Nesse sentido, será coletada as informações dos pontos em que ocorreram as transformações, seja ela cultural ou ambiental, e gerar dados que servirão para a elaboração do material didático do tipo Álbum de Fotografias, específico para ser trabalhado na escola indígena, na área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais, no conteúdo de História e Memória e, por fim, apresentar o produto final a Universidade formadora. O registro com as fotografias, o uso de questionários, as entrevistas e as observações participantes servirão como instrumento de coleta desses dados que serão importantes para que esses conhecimentos registrados permaneçam sempre presentes em nosso meio social e sejam repassados de gerações a gerações.

Presidente - 5905470 - GUSTAVO SOLDATI REIS
Interno - 403.667.401-30 - CLAUDIO EMIDIO SILVA - UNIFESSPA