Banca de QUALIFICAÇÃO: VALQUÍRIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA

DISCENTE : VALQUÍRIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA
DATA : 20/06/2022
LOCAL: CAMPUS I - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE / BLOCO VI - SALA 04 - UEPA

O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Ensino por Atividades Experimentais. Ensino de Problemas com Isomorfismo de Medidas.

Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou a responder o seguinte problema científico: Quais os benefícios que uma sequência didática por meio de atividades experimentais, pode causar ao ensino de problemas com princípio multiplicativo com isomorfismo de medidas em uma turma de 6º /9?.Teve como objetivo analisar quais os efeitos que uma sequência didática, diferente da tradicional, têm sobre a aprendizagem na resolução de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. A experimentação foi realizada em uma escola pública municipal do município de Tucuruí no Estado do Pará, com 35 estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental – Anos finais. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais, o Ensino por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas. A Engenharia Didática (pressupostos) foi a metodologia adotada em nossa pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da verificação do registro das conclusões dos estudantes em cada atividade realizada, pela comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste, análise dos erros ocorridos no pós- teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese.

Presidente - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO E SOUZA MAFRA - UFOPA