|
Dissertações |
|
1
|
-
ANDREA REGINA HENRIQUES DE MEDEIROS
-
A HISTÓRIA DOS JUROS E SEU ENSINO
-
Orientador : MIGUEL CHAQUIAM
-
Data: 10/01/2023
-
Mostrar Resumo
-
A partir da História da Matemática é possível elaborar atividades que podem ser utilizadas como recurso didático no ensino de conteúdos matemáticos por contemplar, entre suas potencialidades, a possibilidade de agregar significado, provocar a motivação e a curiosidade discente. Tendo em vista que poucos trabalhos retratam a história dos juros e, muito menos a utilização de sua história no ensino, levantou-se o seguinte questionamento para balizar a pesquisa vinculada ao curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática: Em que medida recortes históricos envolvendo juros, hasteado no modelo de Chaquiam (2020), pode contribuir para o ensino de juros na Educação Básica? Foi estabelecido como objetivo para esse trabalho analisar as possíveis contribuições para o ensino de juros resultante de recortes históricos hasteado por Chaquiam (2020) para a Educação Básica, tendo como objeto matemático juros. Para tanto, após uma revisão bibliográfica para levantamento de fatos históricos relacionados aos juros, pode-se afirmar que se trata de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, assentada nos trabalhos de CHAQUIAM (2020, 2017) a partir da proposição de elaboração de um diagrama para balizar a constituição de um texto e deste um recorte histórico para a construção de atividades para o ensino na educação básica. A apresentação deste material em sala de aula poderá agregar valor histórico na constituição desse objeto durante o processo de ensino, cuja existência milenar antecede a própria existência do dinheiro, dos bancos e mais ainda da Matemática Financeira, e ao aluno que recorrentemente assiste esse conteúdo como um pacote acabado geralmente por meio de um algoritmo e listas de exercícios sem dá ênfase ao significado historicamente construído e consequentemente seu uso em sua vida. Ressalta-se que a pesquisa está em andamento, portanto, a validação das atividades ocorrerá após as análises dos dados obtidos nas empirias.
|
|
2
|
-
EUVALDO SOARES DA SILVA
-
O ENSINO DA COMPARAÇÃO DE CONJUNTOS INFINITOS POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
-
Data: 28/02/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Bijeção de Função por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões que abordam o assunto e sua aplicação. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual de Imperatriz no estado do Maranhão, tendo como sujeitos 10 estudantes do Ensino Médio, a fim de investigar o seguinte problema científico: de que forma o ensino por atividades experimentais influencia no ensino e aprendizagem de Bijeção de Função e sua aplicação na comparação da cardinalidade de conjuntos numéricos? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados da comparação apontaram aumento considerável nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora significativa em relação ao pré-teste e a análise das correlações mostrou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve interferência direta nos resultados obtidos, evidenciando que ocorreu melhoras na aprendizagem e que o bom resultado do experimento é decorrente, sobretudo, da metodologia utilizada.
|
|
3
|
-
WILLIAM BARROSO MELO
-
O ENSINO DE POLIEDROS A PARTIR DE ELEMENTOS DO COTIDIANO DO ALUNO
-
Orientador : FABIO JOSE DA COSTA ALVES
-
Data: 08/03/2023
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa-ação de caráter qualitativa buscou desenvolver, testar e verificar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem de poliedros. A questão norteadora é: Uma sequência didática envolvendo objetos do cotidiano potencializa a aprendizagem de poliedros? Por isso, o objetivo geral é verificar a potencialidade de aprendizagem de uma sequência didática no ensino de poliedros, com o intuito de respondermos essa questão, elaboramos uma Sequência didática para o ensino de poliedros, a partir do uso do aplicativo GeoGebra e de elementos dos cotidianos dos alunos. A sequência didática foi aplicada em um grupo de 5 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino na periferia do município de Belém. A análise dos dados se deu através de registro escritos em fichas de atividades distribuídas aos alunos e da transcrição de dados de voz captados dos alunos durante a aplicação das atividades. A organização das informações obtidas está estruturada em Introdução, Levantamento Bibliográfico, em que consiste na busca de trabalhos que possuem semelhança com a nossa pesquisa, Base Teórica que são os aportes teóricos utilizados, a saber a Teoria Instrumental de Rabardel, Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e a Análise Microgenética, a Metodologia em que falamos sobre Poliedros e o software GeoGebra, a Análise dos Resultados o qual fazemos análises sobre os registros escritos e de voz dos sujeitos e professores consultados contribuem para a formulação da sequência didática. A pesquisa possui resultados positivos quanto a aplicação dessa sequência didática junto ao uso do aplicativo GeoGebra, ela permite discussões acerca da sua forma de aplicação, abre possibilidades de mudanças para próximos professores que a utilizarem e afasta o ensinar matemática do método tradicional.
|
|
4
|
-
BETANIA DE ALMEIDA PRESTES
-
Potencialidades de uma Sequência Didática com uso de Tangram para o ensino de Expressões Algébricas
-
Orientador : NATANAEL FREITAS CABRAL
-
Data: 10/03/2023
-
Mostrar Resumo
-
Apresentam-se os resultados de uma Dissertação de mestrado profissional em ensino de Matemática, cujo objetivo foi identificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática construída especificamente para o ensino de Expressões Algébricas. Consideraram-se as orientações curriculares para o ensino de matemática no ensino fundamental e um estudo preliminar bibliográfico sobre o ensino de Expressões Algébricas por meio de dissertações, artigos e livros didáticos sobre a temática. Dentre as problemáticas levantadas estava a dificuldade em dar significado ao simbolismo algébrico, bem como o desenvolvimento do pensamento algébrico e da linguagem algébrica simbólica. Também se buscou investigar as percepções de professores de matemática sobre a aprendizagem de Expressões Algébrica e um aprofundamento histórico e epistemológico sobre esse objeto matemático. Nessas pesquisas preliminares constatou-se a relevância de um ensino interativo e colaborativo com construção gradual de conhecimentos. Para tanto a pesquisa foi norteada pela questão “Que contribuições uma Sequência Didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) pode trazer para diminuir as dificuldades de aprendizagem no ensino de expressões algébricas direcionadas para as turmas do 8º ano do ensino fundamental?” Para responder a essa questão e alcançar o objetivo da pesquisa o percurso metodológico foi norteado pela Teoria das Situações Didáticas, sendo que foi elaborada uma sequência didática estruturada conforme Cabral (2017). Considerando- se a realidade do retorno as aulas presenciais pós-pandemia de COVID-19, optou-se por um material didático manipulável concreto com intencionalidade educacional e lúdica para criar um ambiente atrativo e colaborativo de aprendizagem. Por meio das propriedades geométricas das peças do quebra cabeças Tangram foram desenvolvidas seis atividades sequenciadas, planejadas e articuladas sobre Expressões Algébricas. Participaram da Experimentação 28 estudantes da rede pública de ensino do município de Cametá-PA. Os dados coletados da experimentação em áudio e em protocolo escrito foram analisados conforme Análise microgenética e Análise do discurso. Os resultados demonstraram que a sequência didática construída apresentou potencialidades didáticas nas dimensões pedagógica, epistemológica e de aprendizagem e que a qualidade dialógica dos episódios didáticos ajudou a minimizar dificuldades diagnosticadas nas pesquisas preliminares. Deste modo, a pesquisa e seu constructo apresentaram desdobramentos relacionados a afetividade com relação a matemática e compõe fonte e embasamento para pesquisas futuras.
|
|
5
|
-
MARCOS ROBERTO BERREDO DA SILVA
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
-
Orientador : MIGUEL CHAQUIAM
-
Data: 10/03/2023
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de progressão geométrica, desenvolvida durante o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Que potencialidades apresenta uma sequência didática para o ensino de progressão geométrica estruturada sob as unidades articuladas de reconstrução conceitual para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio? A partir do questionamento, tomei como objetivo geral analisar os indícios da aplicação de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem de progressão geométrica de acordo com as unidades articuladas de reconstrução conceitual. Adotei como fundamentação teórica a Teoria das Situações Didáticas descrita por Brousseau (1986), que me permitiu nortear o desenvolvimento de uma sequência didática idealizada por Zabala (1998) e estruturada segundo as unidades articuladas de reconstrução conceitual, de Cabral (2017). Com o intuito identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de progressão geométrica, foi efetuado levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino do referido tema, análise de livros didáticos, além da percepção de professores da Educação Básica e de alunos egressos do primeiro ano do Ensino Médio. A validação da sequência didática ocorrerá através da avaliação de professores de matemática município de Belém-PA, para aplicação em turmas do 1º ano do ensino médio. Como resultado, espero verificar as potencialidades de uma sequência didática elaborada a partir das unidades articuladas de reconstrução conceitual para o ensino de progressão geométrica a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem.
|
|
6
|
-
LUIZ AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FUNÇÃO LOGARÍTMICA INSPIRADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PATIR DE SITUAÇÕES DA REALIDADE
-
Orientador : ROBERTO PAULO BIBAS FIALHO
-
Data: 23/03/2023
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa sugere verificar a utilização de uma sequência didática, na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau, elaborada segundo as etapas da Engenharia Didática, com problemas que privilegiam situações reais incentivando à pesquisa e atividades relacionadas ao surgimento dos logaritmos, contribuindo para a construção e compreensão da função logarítmica por parte dos alunos. O estudo está fundamentado na didática da matemática que se preocupa com resultados de experiências em sala de aula. A metodologia utilizada segue os princípios da Engenharia Didática, a qual se justifica pelo fato de se tratar de uma concepção que dá importância tanto a dimensão teórica, como experimental da pesquisa e cuja finalidade é analisar as situações didáticas, objeto de estudo da educação matemática. As atividades da sequência foram elaboradas com os alunos de graduação do 1º ano, da Universidade Estadual do Estado do Pará, na resolução de problemas através da função logarítmica. Nesse trabalho, foram analisadas as produções de 19 (dezenove) alunos, organizados em duplas e trio. Pode-se inferir a partir das análises a posteriori, que as atividades da sequência contribuíram para compreensão da função logarítmica sendo a inversa da função exponencial. A partir da análise realizada, pôde-se verificar que os alunos participantes da pesquisa obtiveram uma maior compreensão sobre o ensino da função logarítmica por parte do professor-pesquisador, do que nas aulas tradicionais. Pois, a utilização de tendências em Educação Matemática, aplicadas a determinado conteúdo, facilitou ainda mais o processo de ensino e aprendizagem do mesmo, e tornaram a aprendizagem do conceito de logaritmo e função logarítmica mais significativo, possibilitando aos alunos utilizarem-se desse conceito para o entendimento de fenômenos do mundo real.
|
|
7
|
-
VALQUÍRIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA
-
O ensino de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas por meio de atividades experimentais
-
Orientador : ANA KELY MARTINS DA SILVA
-
Data: 20/04/2023
-
Mostrar Resumo
-
Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou a responder o seguinte problema científico: Quais os benefícios que uma sequência didática por meio de atividades experimentais, pode causar ao ensino de problemas com princípio multiplicativo com isomorfismo de medidas em uma turma de 6º /9?.Teve como objetivo analisar quais os efeitos que uma sequência didática, diferente da tradicional, têm sobre a aprendizagem na resolução de problemas multiplicativos envolvendo isomorfismo de medidas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. A experimentação foi realizada em uma escola pública municipal do município de Tucuruí no Estado do Pará, com 35 estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental – Anos finais. O aporte teórico foi a Teoria dos Campos Conceituais, o Ensino por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas. A Engenharia Didática (pressupostos) foi a metodologia adotada em nossa pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da verificação do registro das conclusões dos estudantes em cada atividade realizada, pela comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste, análise dos erros ocorridos no pós- teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese.
|
|
8
|
-
JOSE HENRIQUE PEREIRA
-
ENSINO DE SENO, COSSENO E TANGENTE EM AMBIENTES DINÂMICOS
-
Orientador : FABIO JOSE DA COSTA ALVES
-
Data: 17/05/2023
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como propósito apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo é investigar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo, funções seno, cosseno e tangente, utilizando um software livre denominado de Geogebra, cujo foco é aplicar um experimento didático, como uma alternativa para o ensino da trigonometria. O lócus da pesquisa vai ser os alunos de uma escola pública do ensino Médio, do Instituto Federal de Educação do Maranhão, em São Luís, no Campus Monte Castelo. Os sujeitos foram 35 alunos (que foram divididos em dois grupos) do segundo ano do ensino médio. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada uma sequência didática com 12 atividades. A metodologia de investigação adotada foi a teoria da Instrumentação de Rabardel, teoria de Representações Semiótica de Duval e a Análise Microgenética, Os dados obtidos a partir dos comentários escritos dos professores do instituto Federal do Maranhão, de São Luís, do Campus Monte Castelo do departamento de Matemática, serviu de subsídio para as construções das 12 atividades da sequência didática, para a aprendizagem dos conceitos básicos, propriedades, e definições das razões trigonométricas no triângulo retângulo, das funções seno, cosseno e tangente. Os resultados da pesquisa a partir dos registros escritos e de vozes gravados, nos mostram que a aprendizagem dos alunos/participantes foi gradativamente e que os sujeitos tiveram resultados satisfatórios, pois, apontam que as atividades no aplicativo Geogebra é um recurso didático que torna as atividades mais dinâmicas, favorecendo a construção da aprendizagem, em relação aos conteúdos trigonométricos propostos. Assim, concluímos que a aprendizagem dos sujeitos envolvidos com o nosso objeto de estudo, demonstraram pelo menos dois registros de representação, ou seja, em duas linguagens diferentes, se sentindo motivados a criarem possibilidades de soluções de problemas.
|
|
9
|
-
BRENO SALGADO FERREIRA
-
Sequência Didática para o Ensino de Função Cosseno
-
Orientador : NATANAEL FREITAS CABRAL
-
Data: 16/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará. O Objetivo da pesquisa é analisar os indícios de aprendizagem resultantes da aplicação de uma sequência didática envolvendo função cosseno a partir da seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições que uma sequência didática elaborada segundo o modelo das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) trazem ao processo de ensino e aprendizagem da função cosseno aos estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém (PA)? Para tal, foi realizado um levantamento histórico e bibliográfico para dar suporte e origem à questão sugerida tendo como interlocutores Gama (2020), Corrêa (2016) e Domingos Neto (2014) . Fizemos um levantamento histórico para entendermos como se deu a evolução do tema de Função Cosseno, buscando pelos principais personagens que vão de Hiparco de Niceia (190 – 120 a.C.) até Leonhard Euler (1707 – 1783). No que tange as análises dos indícios de aprendizagem dos alunos na aplicação da Sequência Didática, pretendíamos que fossem utilizadas as Análises MIcrogenéticas com Goés (2000) e Análise do Discurso com Mortimen e Scott (2002). Fizemos uma pesquisa sobre o uso do aplicativo GeoGebra em sala de aula e os benefícios que os movimentos gerados pelas imagens construídas podem trazer ao aluno no processo de aprendizagem a partir das pesquisas de Bortolossi (2020). Construímos uma sequência didática estruturando-a conforme os modelos das UARC’s propostas por Cabral (2017), resultando em 5 UARCs que abordam o conteúdo da função cosseno, tendo como início a associação de números reais a um ponto do círculo 𝑆1, formulando assim a função de Euler e finalizando com a construção do gráfico da função do tipo 𝐸(𝑡) = 𝑎 + 𝑏. cos(𝑐. 𝑡 + 𝑑). A sequência seria aplicada em uma Escola Pública da cidade de Belém- PA. Entretanto, devido as circunstâncias ocasionadas pela pandeia COVID-19, houve a necessidade de um redirecionamento do processo para uma turma de professores, a fim de que eles realizassem a avaliação do constructo por meio de um questionário. Desta maneira, obtivemos como resultado, que a Sequência Didática desenvolvida apresenta potencialidades ao ensino de Função Cosseno, por vários motivos apontados pelos professores. Dentre os quais destacamos: a atratividade vinculada ao uso da tecnologia, bem como a linguagem adequada que permite uma evolução gradativa do objeto matemático, além do papel protagonista que o aluno assume no decorrer da sequência. Dessa forma, conseguimos superar as dificuldades apresentadas pelos alunos nas literaturas disponibilizando assim um produto educacional efetivo aos colegas professores.
|
|
10
|
-
VERACIV BRABO DE VASCONCELOS
-
RECORTES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
-
Orientador : MIGUEL CHAQUIAM
-
Data: 16/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
O interesse pela temática surgiu durante o desenvolvimento da disciplina de Tópicos da História da Matemática. Pesquisas indicam que o professor deve se pautar em formas variadas de ensinar e a História da Matemática emerge dentro as Tendências Metodológicas da Educação Matemática. Diante disso, surgiu o questionamento: quais recortes históricos podem ser elaborados a partir de uma história da probabilidade, segundo Chaquiam (2022), para uso em sala de aula? O objetivo geral deste estudo foi Elaborar recortes históricos a partir de uma história da probabilidade, para uso em sala de aula. A pesquisa teve um caráter qualitativo, baseando-se em fontes bibliográficas e documentais, ancorada pelo Diagrama Metodológico de Chaquiam (2022), considerado um norteador na revisão bibliográfica para o levantamento dos fatos histórico e literários; na construção de um diagrama sobre uma história da probabilidade; na produção dos recortes históricos e na elaboração das atividades. Embasados em documentos curriculares oficiais, pesquisas sobre as percepções dos professores, análise de livros didáticos e outros documentos e autores que orientam a História da Matemática no Ensino e a História da Probabilidade. A coleta de dados, precisou ser conduzida por meio de um questionário virtual, devido à pandemia, causada pelo COVID-19, limitando a validação do material produzido apenas a professores de matemática. Os resultados indicaram uma aceitação superior a 90% do Texto Histórico e do conjunto de atividades, estacando uma linguagem acessível e atividades que ampliam o vocabulário dos alunos e promovem sua autonomia no processo de ensino. O resultado da avaliação complementar revelou que 97,2% dos professores concordaram com o uso do Produto Educacional, corroborando com a sua validação para ser utilizado em sala de aula. As sugestões dos professores foram incorporadas para aprimorar o produto. Por fim, recomenda-se a validação do material com alunos para análise de sua eficácia, produção e novos recortes históricos, elaboração de atividades adicionais e adaptação dos textos e atividades para diferentes níveis de ensino, de acordo com as necessidades dos alunos em cada localidade ou região.
|
|
11
|
-
NATALI DE JESUS FERREIRA DE MIRANDA
-
O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Orientador : MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
-
Data: 30/06/2023
-
Mostrar Resumo
-
A busca por alternativas mais dinâmicas e eficazes de ensinar matemática tem sido uma preocupação constante de muitos docentes e por esse motivo essa pesquisa tem como questão central investigar como são os efeitos da aplicação de uma sequência didática sobre aprendizagens conceitual e procedimental de adição e subtração de frações, quando trabalhada junto a estudantes do 6° ano do ensino fundamental? O objetivo geral será analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada em atividades experimentais e resolução de problemas, sobre o ensino da adição e subtração de frações a respeito da aprendizagem de aspectos conceituais e procedimentais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental. O lócus da pesquisa será uma turma do 6º ano de uma escola pública do município de Tailândia/Pa, e o experimento ocorrerá junto aos alunos da referida turma. Adotaremos como Tendências da Educação Matemática, o Ensino de Matemática por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas. Como metodologia de pesquisa, seguiremos as etapas da Engenharia Didática de Artigue (1996), segundo a qual, se desenvolverá em quatro etapas. A primeira etapa (Análises prévias) constitui-se de um levantamento histórico, um estudo teórico sobre nosso objeto de estudo, consulta à docentes de Matemática e à estudantes do 6º ano, sobre o processo de ensino e aprendizagem de adição e subtração de Fração. A segunda etapa (Concepção e análise a priori) consiste na construção de uma sequência didática composta de quatro atividades que abordam o conceito de adição e subtração com fração, 2 testes (Pré-teste e Pós-teste), bem como, as análises a priori realizadas para cada uma das atividades. A terceira etapa do estudo, (Experimentação). Na quarta etapa (Análise a posteriori e validação), faremos as análises das atividades e dos testes avaliativos mediante uma abordagem qualitativa e quantitativa. A intenção final do estudo e gerar um produto educacional, especificamente uma sequência didática testada junto aos alunos e validada pelo professor (a) da turma, de modo a colaborar com outros docentes no momento em que vão ensinar adição e subtração de fração.
|
|
12
|
-
VAGNEY DOS SANTOS E SANTOS
-
O ensino de função afim por meio de atividades experimentais: no 9.º do ensino fundamental de Altamira-PA
-
Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
-
Data: 29/08/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho da resolução de questões e a compreensão de conceitos de função afim de estudantes do 9.º ano do fundamental. A pesquisa procurou responder quais os efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada em atividades experimentais têm sobre o desempenho da resolução de questão e a compreensão de conceitos de função afim de estudantes do 9.º ano do fundamental? A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática. E como recursos de pesquisa: análise bibliográfica de outros trabalhos que abordavam de forma direta ou indireta sobre a temática ora abordada, aplicação de questionários e testes. A sequência didática elaborada neste trabalho ocorreu em seis encontros, e foi aplicada para 44 alunos do 9.º ano dos anos finais do ensino fundamental de duas escolas públicas no município de Altamira-PA. As análises dos dados coletados ocorreu por meio da verificação do registro das conclusões dos estudantes em cada atividade realizada, pela comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese e algumas observações in loco, estas estratégias de inferências estatísticas confirmaram que as sequências didáticas por atividades aplicadas produziram resultados melhores para a compreensão do conceito de função afim, bem como, nas interpretações e soluções de problemas envolvendo esse tema. Constatamos também, que os discentes obtiveram avanços progressivos dentro do processo de institucionalização dos conceitos e definições matemáticas abordadas; para além disso, percebemos uma participação mais expressiva dos alunos nas soluções das questões, conforme percebidas no Pós-teste. Diante desse exposto e dos resultados na comparação de desempenho no Pré e Pós-teste podemos afirmar que o objetivo deste trabalho foi alcançado e o problema levantado inicialmente foi respondido. O resultado se assemelha a outros de pesquisadores e autores que aplicaram como linha de pesquisa a Engenharia Didática na aplicação de sequência didática por atividades envolvendo a função afim.
|
|
13
|
-
ERNANI SOEIRO DA COSTA
-
ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
-
Orientador : MIGUEL CHAQUIAM
-
Data: 27/10/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta um conjunto de atividades para o ensino da progressão aritmética realizada durante o curso de Mestrado em Ensino de Matemática, buscando responder a seguinte questão: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) proposta por Cabral (2017) potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de progressão aritmética? Para tanto, foi definido como objetivo geral verificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada para o ensino e a aprendizagem de progressão aritmética. A abordagem da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo. Como aportes teóricos que nortearam e possibilitaram odesenvolvimento da pesquisa, elege-se a Educação Matemática, que promove em níveis teóricos e experimentais a prática docente, a Teoria da Situação Didática descrita por Brousseau (1996), a sequência didática balizada por Zabala (1999) e estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017). A s s i m , a fim de identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de progressão aritmética, foi efetuado um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino da progressão aritmética, análise de livros didáticos, além da opinião de professores da Educação Básica e de alunos egressos do 1° Ano do Ensino Médio. Em suma, os resultados sobre o levantamento bibliográfico de pesquisas, as opiniões de professores e alunos me auxiliaram no planenejamento, elaboração e execusão das atividades de pesquisa. E ainda, contribuiram de modo gereal no traquejo com os alunos, em especial, com aqueles apontados como déficiti de aprendijagem. Além disso, a análise de livros didáticos revelou que a abordagem do tema não está aliada a aprendizagem dos alunos, assim como, não corresponde um componente que auxilia de fato o profesor em sala de aula.
|
|
14
|
-
JESSIE HEVENY SARAIVA LIMA
-
A História da Trigonometria e seu Ensino: Recortes para Sala de Aula
-
Orientador : MIGUEL CHAQUIAM
-
Data: 27/10/2023
-
Mostrar Resumo
-
A História da Matemática é apontada por literaturas e documentos oficiais como um recurso didático eficiente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem do aluno, porém, apesar da eficiência que ela pode proporcionar, existe uma escassez de referenciais teóricos que fazem uso da História da Matemática, o que me induziu ao interesse por esse estudo, mais especificamente para o ensino de trigonometria, fato que me levou à seguinte questão de pesquisa: “Que recortes históricos podem ser realizados a partir de uma história da trigonometria de modo a integrar história e matemática num contexto didático-pedagógico para uso no processo de ensino na Educação Básica?”. Para responder a esse questionamento, objetivou-se elaborar textos com recortes da história da trigonometria de modo que possam ser utilizados como recurso didático durante o processo de ensino dos conteúdos envolvidos. Para tanto, este trabalho relata uma pesquisa do tipo bibliográfica que se insere na área de Educação Matemática, na linha de História da Matemática, no qual revisamos os estudos feitos por Costa (2003), Chaquiam (2017, 2020, 2021) Gomes (2009), Mendes (1997), Miguel (1993), Oliveira (2009), Prado (1990), Viana e Silva (2007) e entre outros estudos que apontam sobre a História da Matemática e advertem a importância do uso desse recurso didático no ensino da trigonometria. Além disso, foi aplicado um questionário via Google Forms para professores de diferentes redes de ensino com o intuito de fazer um levantamento diagnóstico do processo de ensino do conteúdo de trigonometria. Diante desse contexto, a partir das literaturas, observou-se que a História da Matemática tem sido vista como relevante para o processo de ensino e aprendizagem e que pode ser considerada como um recurso para o ensino, capaz de incentivar os alunos durante as aulas de matemática, além disso, a partir dos resultados dos questionários, percebem-se algumas dificuldades obtidas pelos professores durante o processo de ensino dos conteúdos trigonométricos e a necessidade de recursos didáticos inovadores que possam melhorar esse ensino, o que permite concluir que a História da Matemática no ensino de matemática, em particular na trigonometria, pode ser eficiente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de matemática.
|
|
15
|
-
LUCAS BENJAMIN BARBOSA SOUZA
-
Raízes Racionais de Equações Polinomiais: uma abordagem de ensino a partir de sequência didática à luz das UARC’s
-
Orientador : NATANAEL FREITAS CABRAL
-
Data: 27/10/2023
-
Mostrar Resumo
-
A questão educacional acerca do ensinar e aprender matemática constitui um dos tópicos inesgotáveis da Educação Matemática, uma vez que, não existe um método perfeito ou que possibilite a plena aprendizagem. Neste sentido, a busca pela melhoria desse processo é de interesse de profissionais da educação em suas pesquisas. Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para o ensino do teorema das raízes racionais de equações polinomiais cuja pesquisa tem por objetivo estudar as potencialidades de uma sequência didática elaborada a partir dos conceitos das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) para o ensino e aprendizagem do teorema das raízes racionais de equações polinomiais. Esta pesquisa configura-se como experimental, de objetivo descritivo, caráter quanti-qualitativo e enfoque fenomenológico. Assim, elencamos como aportes teóricos a teoria sociocultural da aprendizagem de Vygotsky (1984); a teoria das situações didáticas de Brousseau (1978) e os pressupostos da sequência didática centrado em Zabala (1999) com enfoque nas unidades articuláveis de reconstrução conceitual de Cabral (2017). A fim investigar este objeto matemático no processo de ensino e aprendizagem realizamos estudos preliminares composto de fundamentação matemática; consulta dos documentos oficiais; revisão de estudos; análise de livros didáticos; considerações de alunos e professores. Os estudos preliminares permitiram a elaboração de uma sequência didática para o ensino do teorema das raízes racionais a ser aplicada com alunos do 3º ano do ensino médio após diagnóstico inicial e nivelamento necessário. A experimentação será registrada em áudio e os resultados serão analisados a partir da sequência aplicada em conjunto com as informações obtidas das gravações de acordo com os conceitos da análise do discurso em Góes (2000) e a analise microgenética de Mortimer e Scott (2000).
|
|
16
|
-
NILSON OSVALDO GAMA SANTA MARIA
-
Uma Sequência Didática Para o Ensino de Congruência de Triângulos
-
Orientador : MIGUEL CHAQUIAM
-
Data: 27/10/2023
-
Mostrar Resumo
-
Apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de Matemática, cujo objetivo foi investigar as potencialidades didáticas de uma sequência didática construída especificamente para o ensino de Congruência de Triângulos. A problemática levantada na pesquisa preliminar indicou que o objeto matemático Congruência de Triângulos vem sendo tratado como ferramenta para desenvolvimento de outros objetos matemáticos, como estudo de quadriláteros, de modo que algumas características e propriedades desse objeto não são tratadas em pesquisas e livros didáticos do Ensino Fundamental e, consequentemente, não é estudado em toda a sua complexidade. Essa complexidade foi revelada ao longo da pesquisa por meio de um estudo histórico-epistemológico sobre o objeto matemático, segundo Chaquiam (2020; 2022). Na revisão de estudos, levantou-se indicações metodológicas e materiais didáticos que apresentam potencial para o ensino de geometria, elegeu-se a malha isométrica como recurso para construção de conhecimentos que envolve os casos de congruência de triângulos. Adotou-se como proposta de ensino a sequência didática estruturada como Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), conforme Cabral (2017). Como norteador do percurso metodológico da pesquisa adotou-se a Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Brousseau e a metodologia desenvolvida por Silva, Chaquiam, Cabral (2022). O constructo desenvolvido apresenta três atividades planejadas e articuladas entre si para desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que envolvem Congruência de Triângulos. Após execução das instruções no exame de qualificação, pretende-se aplicar a sequência em uma turma regular do 8º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Os dados coletados na experimentação serão áudio transcrições e registros escritos dos sujeitos da pesquisa, analisados conforme Análise Microgenética e Análise do Discurso. Na elaboração desse material didático considerou-se a qualidade dialógica do processo de ensino e aprendizagem, bem como a aprendizagem colaborativa. A pesquisa inicial apresentada indica novos olhares sobre o ensino de geometria, tanto como campo de saber, quanto como elemento essencial para desenvolvimento de argumentação matemática.
|
|
17
|
-
CLAUDIO LIMA DA SILVA
-
Ensino de Trigonometria no Triângulo por Atividades Experimentais
-
Orientador : ANA KELY MARTINS DA SILVA
-
Data: 31/10/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, intencionando responder a seguinte problemática: Quais os efeitos de um conjunto de atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de problemas trigonométricos no triângulo, por meio dos métodos de conceituação e redescoberta, quando aplicada a alunos do 2º ano do Ensino Médio? Para tanto, o objetivo que norteia o processo investigativo é: analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades experimentais sobre o desempenho na resolução de problemas trigonométricos no triângulo, por meio dos métodos de conceituação e redescoberta, aplicada a uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa adotada baseia-se nos pressupostos da Engenharia Didática da 1ª Geração, que se constitui em quatro etapas: (I) Nas Análises Prévias apresentamos um estudo da arte a respeito das relações trigonométricas no triângulo e os resultados de uma pesquisa que apontam as dificuldades na aprendizagem da trigonometria, sob a ótica docente. Além disso, apresentamos o estudo teórico utilizado na elaboração das atividades: atividades experimentais, resolução de problemas e jogo matemático. (II) Nas concepções e Análises a Priori apresentamos uma proposta de Sequência Didática (SD) composta por 15 (quinze) atividades, sendo um pré-teste e pós-testes e atividades de conceituação, redescoberta e aprofundamento, todas como as estratégias de resolução analisadas na perspectiva dos estudantes. (III) A experimentação consistiu na aplicação da Sequência Didática planejada na análise a priori e da coleta dos dados inerentes a pesquisa. Os sujeitos deste processo foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino do estado do Pará, no município de Parauapebas. (IV) Na análise a posteriori e validação apresentamos os resultados parciais do desempenho e a evolução dos alunos ao longo da sequência didática. Os resultados preliminares mostram o progresso positivo dos estudantes indicando que a SD foi eficiente em promover a aprendizagem dos alunos. Na fase seguinte, será realizada uma análise mais abrangente dos resultados, levando em conta outros fatores que podem ter influenciado o desempenho dos alunos.
|
|
18
|
-
JORGE SOARES MENOR FILHO
-
FUNÇÃO SENO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO INSPIRADA EM FENÔMENOS DA NATUREZA
-
Orientador : ROBERTO PAULO BIBAS FIALHO
-
Data: 01/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Esta investigação foi desenvolvida a partir da inquietação como professor do ensino médio, em ensinar o conteúdo de Função Seno e a dificuldade por parte dos alunos em aprender tal assunto. Neste contexto esta investigação busca responder a seguinte questão de pesquisa: Como é possível ensinar função Seno, por meio de atividades que estejam associados a fenômenos periódicos da natureza, com auxílio de recursos pedagógicos e tecnológicos? Assim esta inverstigação traçou como objetivo: A elaboração e análise de uma sequência didática, mediada pelo geogebra, para o ensino e aprendizagem do conteúdo de função seno. A fim de alcançar o objetivo proposto, optamos por realizar uma pesquisa quanti-qualitativa, em que fizemos inicialmente um estudo bibliográfico com base em artigos, dissertações, teses e livros. Depois realizamos pesquisa de campo por meio de questionários a 35 professores de Matemática do ensino que lecionam, o conteúdo função seno na sua prática de sala de aula. O referencial teórico da pesquisa teve como base a concepção da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996) e o ensino por atividades na visão de Sá e Jucá (2017). Estas concepções serviram para nortear a análise da pesquisa e o processo de produção do produto educacional. A partir dessa revisão biobliográfica e da metodologia descrita, foi construído uma sequência de atividades, em que a elaboração do produto educacional foi precedida de uma pesquisa de campo, em que consultamos um grupo de cinquenta alunos do ensino médio, para sabermos suas perspectivas sobre o ensino da função Seno, por meio de atividades mediada pelo software Geogebra como um guia prático definido por “Função Seno: uma sequência didática para o ensino médio, inspirada em fenômenos da natureza”. Deste modo concluiu-se que a partir das atividades propostas demonstrou-se por parte dos alunos um excelente domínio e compreensão do tema proposto, consolidando o produto educacional como uma grande possibilidade de atividade para o ensino da função seno.
|
|
19
|
-
DENIS HEITOR DAMASCENO DA SILVA
-
ROBÓTICA EDUCACIONAL - POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE PRISMAS RETOS
-
Orientador : CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA CAMPOS
-
Data: 12/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa foi desenvolvida com objetivo de estudar as potencialidades de uma sequência de atividades, utilizando robótica educacional, para o processo de ensino e aprendizagem de Prismas Retos, a partir da construção de protótipos robotizados. Foi aplicada em turmas do 3ºano do Ensino Médio, de três escolas do espaço rural do município de Concórdia do Pará – PA, com um total de 59 estudantes envolvidos, através do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. Como aporte teórico adotou-se o Construcionismo de Seymour Papert e como metodologia utilizou-se o Design Experiments de Allan Collins e Ann Brown. Para a aplicação da pesquisa foi elaborada uma sequência de atividades, orientadas sob as TLS (Teaching-Learning Sequences – Sequências de Ensino-Aprendizagem), a partir dos elementos do Prisma Reto, desenvolvida de forma colaborativa, em 04 grupos, para a construção das partes (cabeça, tronco, pernas e braços) do protótipo robô. As atividades desenvolvidas procuraram envolver questões referentes às áreas das superfícies e reconhecimento dos Prismas Retos. Em cada construção foi acoplado componentes da placa Arduino-Uno e desenvolvido a programação específica para cada protótipo criado, utilizando o software educacional Scratch for Arduino – S4A, os quais foram apresentados aos grupos através de uma oficina de robótica pedagógica dividida em duas etapas: Componentes Eletrônicos do Arduino e Utilização do Software Educacional Scratch for Arduino – S4A, com o uso de laptops, o que, além da aprendizagem, proporcionou estímulos ao Pensamento Computacional. O ato de construir teve como suporte as ideias de brinquedo na educação de Lev Vygotsky. Quanto a ligação e acionamento dos componentes foram explorados os conceitos da Física, eletricidade – Circuito elétrico, de forma interdisciplinar com o conteúdo matemático. Na construção do protótipo robô utilizou-se materiais recicláveis (restos de caixas, papel e restos de tintas) e para os motores direcionais foram utilizados restos de sucatas (motores de DVDs danificados) e/ou kit Arduino. A avaliação do projeto foi realizada utilizando as técnicas observacionais de Viana (2007) através das variáveis dependentes do Design Experiments: Clima (cooperação entre os aprendizes, compromisso, grau de esforço, etc.), Aprendizagem (conhecimentos, conteúdo, habilidades e disposições) e Sistêmica (alteração, expansão, sustentabilidade, facilidade de adoção e custos), com dois ciclos de redesign, pelos quais foram registrados fotos, vídeos, pré-testes e pós-testes. Os resultados obtidos foram favoráveis em duas variáveis, Clima e Aprendizagem, e nos objetivos pretendidos. O professor durante o processo atuou como mediador com poucas intervenções e com pequenas modificações, deixando sugestões para um novo redesign. Como fruto desta pesquisa, destaca-se o surgimento de um produto educacional intitulado “Robótica & a Métrica das Formas”, o qual apresenta uma sequência de atividades voltadas a aprendizagem do conteúdo de Prismas Retos (elementos, áreas das superfícies e reconhecimento), em consonância com a construção de um protótipo robô direcional, utilizando componentes arduinos de baixo custo e o software educacional Scratch for Arduino – S4A.
|
|
20
|
-
ALINE REIS DE ANDRADE
-
O ENSINO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM UMA INCÓGNITA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
-
Data: 20/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre os problemas do primeiro grau com uma incógnita. A questão norteadora da mesma é: Quais os efeitos de uma sequência didática baseada em atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes na resolução de problemas com uma incógnita? A metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática. E com o objetivo de investigar os efeitos causados por esta sequência no processo de ensino e aprendizagem de problemas de grau um com uma incógnita. E como recursos metodológicos de ensino: o ensino por atividades, com o uso de alguns recursos didáticos para potencializar e agilizar a resolução de problemas; e para análise e comprovação do aprendizado utilizaremos a Teoria das Representações Semióticas de Duval. A aplicação da sequência didática elaborada neste trabalho ocorreu em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública localizada no município de Óbidos- PA. E para alcançarmos nosso objetivo, nos apoiaremos na teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, caracterizada pela interação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos que corroboram em dar significado ao sujeito sobre o assunto que está sendo trabalhado.
|
|
21
|
|
|
22
|
-
ANDERSON DINIZ PINHEIRO
-
ENSINO DE EQUAÇÕES E PROBLEMAS DO PRIMEIRO GRAU POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho mostra o andamento das etapas de uma investigação que tem como objetivo analisar os impactos do desenvolvimento de atividades experimentais à aprendizagem de problemas e equações do 1º grau com uma incógnita com estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Parauapebas/PA. Sendo que a abordagem metodológica usada para conduzir este estudo foi a Engenharia Didática. As informações começaram a serem produzidas a partir do mês de maio de 2022, com estudos teóricos sobre a Engenharia Didática, em seguida foi vivenciadas a etapa das análises prévias, as quais contaram com dados históricos sobre o assunto, com os aspectos matemáticos, com revisão de literaturas atuais que tratam do objeto matemático abordado e com informação de 52 docentes da rede pública que opinaram sobre o ensino de problema do 1° grau com uma incógnita. Os dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários e o tratamento destes efetivados através de quadros e gráficos com suas devidas análises quantitativas. O texto expõe o conjunto de atividades que compõem uma sequência de atividades experimentais proposta para a fase de experimentação. Também foi vivenciada a etapa das análises a priori que revelam as expectativas sobre cada atividade da sequência experimental. No momento estamos em fase de execução da experimentação, para posteriormente realizarmos as análises a posteriori e a validação das atividades desenvolvidas durante a aplicação da sequência didática. A sistematização das informações produzidas ocorreu por meio da construção de quadros e gráficos estatísticos. Os resultados e a validação da sequência didática, serão considerados a partir do confronto entre análise a priori e análise a posteriori. Com base nos resultados do estudo será elaborada um produto educacional no formato de uma sequência didática.
|
|
23
|
-
CARMEN SIMONE DOS SANTOS LOPES
-
ENSINO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO COM NÚMEROS NATURAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na resolução de questões envolvendo o campo conceitual multiplicativo com números naturais. A questão de pesquisa do estudo foi que tipo de efeito a aplicação de uma sequência didática por atividades experimentais pode provocar no desempenho de estudantes de uma turma do 6º ano do ensino fundamental na resolução de problemas multiplicativos com números naturais? Seu aporte teórico foi a teoria dos campos conceituais, o campo conceitual multiplicativo e o ensino por atividades experimentais. O percurso escolhido para este trabalho considera os pressupostos da engenharia didática como metodologia de pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação, análises a posteriori e validação. A experimentação e a coleta de informações, foram obtidas com os alunos de uma turma do 6º ano de uma escola municipal de Parauapebas (PA). A análise e validação dos resultados ocorreu por meio dos dados coletados mediante a verificação dos registros das conclusões dos alunos em cada atividade realizada, através da comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste; análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Teste Exato de Fisher, V de Cramer e do Teste de Hipóteses para amostras pareadas. Os principais resultados obtidos mostraram que a elaboração da sentença de modelação foi relevante para a escolha adequada da operação. Os resultados da comparação percentual mostraram um aumento significativo das notas nos pós-testes. Os resultados obtidos pelo Teste Exato de Fisher e o V de Cramer comprovaram que os fatores socioeducacionais não interferiram na escolha da operação, visto que a correlação medida pelo V Cramer nos testes multiplicativos mostrou que a correlação foi de fraca à moderada. O Teste de Hipóteses comprovou estatisticamente que o aumento das notas no pós-teste sucedeu em função da aplicação da sequência didática utilizada, concluindo que as metodologias usadas estão diretamente relacionadas ao resultado obtido no experimento, de forma que corroborou para a concepção do nosso produto educacional. Com base nos resultados do estudo foi elaborado um produto educacional, na forma de sequência didática, intitulado: O Ensino de Resolução de Problemas Multiplicativos com Números Naturais por meio de Atividades Experimentais, que foi validada experimentalmente e está disponível no formato de livro digital na Biblioteca do CCSE/UEPA, Belém – PA.
|
|
24
|
-
DEJACI SOARES DA SILVA
-
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: UM ENSINO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
-
Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
-
Data: 21/12/2023
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará, com a finalidade de responder a seguinte problemática: Como a aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, influencia no desempenho da resolução de problemas aditivos com números naturais? Com esse propósito, o objetivo que conduz essa investigação é: analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre o desempenho da resolução de questões aditivas com números naturais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa que será adotada é a Engenharia Didática da 1ª Geração (ED1G), constituída a partir de quatro etapas: inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre problemas aditivos e uma consulta a discentes do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. Na segunda etapa, denominada de concepção e análise a priori, são apresentadas descrições do Ensino por Atividades, a Resolução de Problemas, o uso de Jogos como metodologia para o ensino de matemática e uma sequência didática para o ensino de problemas aditivos, composta por 15 atividades e organizada conforme as metodologias mencionadas. A terceira etapa do estudo é denominada de experimentação, conforme a ED1G. Na quarta etapa, análise a posteriori e validação, será realizada as análises das atividades e dos testes avaliativos mediante uma abordagem qualitativa e quantitativa. Ao final da pesquisa será obtido um produto educacional com base nos estudos e nos resultados alcançados, organizado de acordo com uma sequência didática para o ensino de resolução de problemas aditivos possibilitando ao professor o uso de sequências didáticas por meio de atividades experimentais e resolução de problemas, na intenção de contribuir significativamente com o ensino e aprendizagem desse objeto de estudo.
|
|