Banca de DEFESA: ULISSES MARCAL DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ULISSES MARCAL DE CARVALHO
DATA : 20/04/2022
HORA: 20:00
LOCAL: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE, SALA 04, BLOCO VI - UEPA
TÍTULO:

Uma Sequência de Atividades sobre Tronco de Pirâmide Através de meios tecnológicos e Materiais Concretos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Ensino de Matemática. Ensino de tronco de Pirâmide. Sequência didática.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre o desempenho no ensino de Tronco de Pirâmide em uma turma de 3º ano do ensino Médio de uma escola pública estadual, no Município de Ananindeua/PA. Para a fundamentação metodológica optamos pela Engenharia Didática, a qual se constitui de quatro etapas. Inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre ensino de tronco de Pirâmide e uma consulta a discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de tronco de pirâmide, composta por 11 atividades nas quais utilizaremos as metodologias mencionadas. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, acontecerá no segundo semestre de 2019. Nela descrevemos como será realizada a aplicação do questionário, pré-teste, desenvolvimento da sequência didática proposta e pós-teste, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Ananindeua-PA. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se dará a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As técnicas estatísticas de análise das informações produzidas ocorrerão por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipótese. A validação dos resultados será realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Resultados e conclusões serão apresentados na versão final da dissertação, culminando em um produto educacional que venha a contribuir com a prática pedagógica de professores de matemática no momento de ensinar problemas de troncos de Pirâmide na educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES - UFPA
Interno - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Presidente - 5860865 - ROBERTO PAULO BIBAS FIALHO
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 21:36
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