A HISTÓRIA DE JUROS E SEU ENSINO
Ensino de Matemática. História da Matemática. Juros. Recurso Didático.
A partir da História da Matemática é possível elaborar atividades que podem ser utilizadas como recurso didático no ensino de conteúdos matemáticos por contemplar, entre suas potencialidades, a possibilidade de agregar significado, provocar a motivação e a curiosidade discente. Tendo em vista que poucos trabalhos retratam a história dos juros e, muito menos a utilização de sua história no ensino, levantou-se o seguinte questionamento para balizar a pesquisa vinculada ao curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática: Em que medida recortes históricos envolvendo juros, hasteado no modelo de Chaquiam (2020), pode contribuir para o ensino de juros na Educação Básica? Foi estabelecido como objetivo para esse trabalho analisar as possíveis contribuições para o ensino de juros resultante de recortes históricos hasteado por Chaquiam (2020) para a Educação Básica, tendo como objeto matemático juros. Para tanto, após uma revisão bibliográfica para levantamento de fatos históricos relacionados aos juros, pode-se afirmar que se trata de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, assentada nos trabalhos de CHAQUIAM (2020, 2017) a partir da proposição de elaboração de um diagrama para balizar a constituição de um texto e deste um recorte histórico para a construção de atividades para o ensino na educação básica. A apresentação deste material em sala de aula poderá agregar valor histórico na constituição desse objeto durante o processo de ensino, cuja existência milenar antecede a própria existência do dinheiro, dos bancos e mais ainda da Matemática Financeira, e ao aluno que recorrentemente assiste esse conteúdo como um pacote acabado geralmente por meio de um algoritmo e listas de exercícios sem dá ênfase ao significado historicamente construído e consequentemente seu uso em sua vida. Ressalta-se que a pesquisa está em andamento, portanto, a validação das atividades ocorrerá após as análises dos dados obtidos nas empirias.