Banca de DEFESA: DILSON MARTINS DO NASCIMENTO

DATA : 04/03/2022
LOCAL: BELEM

Ensino de Função Tangente com uso de Material Manipulável Concreto e Virtual

Ensino de Função Tangente com uso de material manipulável concreto e virtual. 2021, 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, bem como o percurso metodológico e o planejamento das etapas a finalizar. Nos estudos das diretrizes da educação brasileira, revisão de literatura referente ao ensino e aprendizagem de função tangente e livros didáticos de matemática foi possível observar as potenciais metodologias didático-pedagógicas atualmente pesquisadas e adotadas. Por outro lado, a partir das percepções de estudantes, verifiquei as dificuldades no ensino e na aprendizagem de função tangente. Deste modo estabelecemos a seguinte questão norteadora: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de função tangente? O objetivo geral é estudar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada especificamente para o ensino e aprendizagem de função tangente no ensino médio de uma escola pública em Abaetetuba-Pará, e estruturada segundo Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual. A partir da realização da revisão da literatura a respeito do ensino e aprendizagem de função tangente e estudos teóricos e metodológicos, adotei a Teoria das Situações Didáticas como eixo central para o desenvolvimento de uma sequência didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, de Cabral (2017). De posse dessas informações e fundamentações foi possível elaborar uma sequência didática para o ensino da Função Tangente, aprimorada em discussões num grupo de pesquisa. Para análise de resultados decorrentes da aplicação da sequência didática pretende-se adotar a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002) para validar o produto educacional construído. Consta também neste texto o planejamento dos próximos passos da pesquisa envolvendo a aplicação da sequência didática com estudantes de uma escola da rede pública de ensino do estado do Pará e identificar os indícios de aprendizagem nos discursos dos alunos. Por fim, a elaboração do relatório final de pesquisa e o produto educacional podem contribuir à formação de professores de matemática, bem como, proporcionar um material alternativo para o ensino de função tangente.

Presidente - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Interno - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM