DIDACTIC SEQUENCE FOR TEACHING COSINE FUNCTION
Educação Matemática. Ensino de Matemática. Sequencia Didática.Trigonometria. Função Cosseno
Resumo
O presente trabalho é um relatório parcial de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará. O Objetivo da pesquisa é analisar os indícios de aprendizagem resultantes da aplicação de uma sequência didática envolvendo função cosseno a partir da seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições que uma sequência didática elaborada segundo o modelo das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) trazem ao processo de ensino e aprendizagem da função cosseno aos estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém (PA)? Para tal, foi realizado um levantamento histórico e bibliográfico para dar suporte e origem à questão sugerida (Quem são os seus interlocutores ???). A metodologia utilizada para análise dos resultados será baseada nos estudos de Goés (2000) sobre a Análise Microgenética. Para facilitar a interação entre professor e aluno, nos baseamos em Mortimer e Scott (2002). Fizemos também uma pesquisa sobre o uso do aplicativo GeoGebra em sala de aula e os benefícios que os movimentos gerados pelas imagens construídas podem trazer ao aluno no processo de aprendizagem. Construímos uma sequência didática estruturando-a conforme os modelos das UARC’s propostas por Cabral (2017),
(Os autores citados só dizem respeito a sua metodologia...) resultando em 5 UARCs que abordam o conteúdo da função cosseno, tendo como início a associação de números reais a um ponto do círculo , formulando assim a função de Euler e finalizando com a construção do gráfico da função do tipo . A sequência será aplicada em uma Escola Pública da cidade de Belém- PA. Por se tratar de uma etapa parcial, cria-se a expectativa de superar as dificuldades apresentadas pelos alunos nas literaturas disponibilizando assim um produto educacional efetivo aos colegas professores.