Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIANY SANTOS DE ASSUNCAO

DISCENTE : LUIANY SANTOS DE ASSUNCAO
DATA : 31/01/2022
LOCAL: REMOTO

As TIC’s no cenário de ensino dos professores de matemática do Ensino Fundamental em escolas públicas do Estado do Pará em um contexto pandêmico

Palavras-chave: Formação inicial e continuada. Tecnologia de Informação e Comunicação. Professor de Matemática.

A presente dissertação aborda a temática: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no cenário de ensino dos professores de matemática do ensino fundamental. Buscando investigar o problema cientifico: Como as Tic’s(Classroom, formulários e meet) podem contribuir com o processo de ensino de matemática, no ensino fundamental?. Diante do questionamento, trago como objetivo analisar o ensino de matemática via a utilização das Tic’s (Classroom, formulários e meet), com vistas a produção de um produto educacional que venha ao encontro da melhoria do processo de ensino. Para a obtenção dos resultados, lançamos um olhar analítico fundamentado nas reflexões das questões referentes às teorias e aos fundamentos da inovação pedagógica e da prática pedagógica crítica reflexiva, utilizando para tanto a categorização de conteúdo proposta por TARDIF (2002), PAPERT(2007), GARCIA (1999), NÓVOA (1997), FREIRE (2008). Buscou-se identificar a partir de pesquisa bibliográfica a prática pedagógica dos professores de matemática, o processo de formação do professor, as TIC’s como aliados educacionais, além artigos atuais e críticos em relação a esses assuntos. A aplicação do questionário e da entrevista ocorreu de setembro a outubro de 2021, através da plataforma google formulários com professores de matemática que trabalham com o ensino fundamental da escola pública do Estado do Pará, a fim de coletar dados mais específicos sobre a trajetória profissional desses docentes, os quais abordaram os processos formativos as práticas pedagógicas, bem como o conhecimento sobre as Tic’s.

Presidente - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Interno - 5884268 - CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA CAMPOS